Home Região Os problemas da Zona Norte continuam sem olhar do poder público. Como...

Os problemas da Zona Norte continuam sem olhar do poder público. Como pode?

olhar
Tempo de Leitura: 4 minutos

olhar

<< Artigo/Meio Ambiente>> === por Eduardo Bizon (*)

Na região administrada pela Subprefeitura Vila Maria Vila Guilherme/Vila Medeiros, mais precisamente no distrito Vila Medeiros, na área localizada no encontro das rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra acontecem coisas estranhas.

De maneira escancarada acontecem obras à luz do dia e às vezes na escuridão da noite, sem que haja explicação para o que parece ser mais uma empreitada de desrespeito à população residente que sofreu num passado recente com problemas de enchentes causadas pelo transbordamento do Rio Cabuçú de Cima.

E também amargam os males causados pela circulação irregular de caminhões de todos os tipos e tamanhos, às portas de suas casas, sem que haja a mínima interferência do poder público municipal para orientar o tráfego de maneira organizada e menos traumática para os moradores dessa região densamente povoada.

Ocorre que a Sanca Galpões ligada à Cyrela –  e já escrevi sobre isso neste espaço do DiárioZonaNorte  (link: clique aqui ) , corre contra o tempo para aterrar maquiavelicamente o enorme terreno que antigamente foi ocupado pela fábrica de Brinquedos Estrela – e que,  por acaso, é lindeira ao Rio Cabuçú de Cima.

Por descuido, ou talvez propositalmente,  o lago que ficava ao lado do rio e que servia de várzea nos tempos de cheia foi totalmente eliminado. Ou seja, não existe mais lago algum. A várzea do rio escafedeu-se.


olhar


Sem meio ambiente

A natureza foi desrespeitada. Num futuro próximo efeitos nocivos desse ato cairão como uma praga do Egito sobre residências e empresas situadas na região. Basta chover forte durante vários dias para que a água do rio retorne furiosamente,  uma vez que não contará mais com a área de várzea para acolher o excesso da cheia.

E aí quem pagará pelo erro do capital empresarial que visa  apenas lucro? Sofrerão os moradores da Comunidade do Violão, pátios de fábricas, o Terminal de Cargas Fernão Dias e a garagem dos ônibus da Sambaíba. Todos precisarão investir em escafandros, bóias salva-vidas e barcos para escapar da fúria da água suja descontrolada.


olhar

 


O Metrô está no caminho

Por outro lado, a audiência pública da Linha 19-Celeste do Metrô — que passará por essa região (leia mais: clique aqui) — determinou alguns pontos que batem de frente com a intenção da Sanca de construir galpões para locação.

A garagem para manutenção dos trens do Metrô prevê a desapropriação dos terrenos das antigas fábricas da Estrela e da Toga, entre outros. Como pode? A obra da Sanca corre a mil por hora como se nada tivesse acontecendo. Duvido que um ser humano normal opte por reformar um o imóvel marcado para desapropriação.

Ocorre que na audiência pública foi dito que as desapropriações de imóveis que passaram por benefícios recentes serão proporcionalmente valorizadas. Talvez seja esse o objetivo da Sanca. Valorizar a área para obter maior valor no ato da desapropriação. Ou talvez, queiram chegar até o final da construção dos galpões e tentar mudar politicamente o local para a garagem do Metrô. Que seria um espanto. Ou talvez esteja ocorrendo coisas que nós meros mortais não estejamos capacitados ao entendimento.


olhar

Outros transtornos

Outro ponto a ser abordado refere-se ao Relatório de Impacto de Vizinhança que o Metrô tem obrigação de apresentar para tranquilizar os munícipes no decorrer da obra e no futuro a partir de 2029 com o funcionamento após conclusão prevista da nova linha.

Hajam visto os transtornos que a Sanca Galpão tem causado à vizinhança do entorno, com milhares de caminhões caçambas passando às portas das residências desrespeitando impunimente as leis de transito, em ruas onde é proibida a circulação destes veículos. Nestes casos a ausência da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é uma tragédia cômica — (leia mais: clique aqui).

Se a população não pode contar com a Prefeitura para notificar e inibir os transtornos causados pela Sanca, fatalmente não poderá contar com a Prefeitura também durante as obras do Metrô. E neste caso não resta alternativa para a população a não ser contar com a boa vontade do pessoal do Metrô em colaborar e evitar transtornos previsíveis.

Tristemente a administração municipal se distancia cada vez mais da população. Interesses políticos particulares atropelam interesses comuns e de maneira desorientada e irresponsável levam a cidade ao caos. O descaso do administrador público passou a ser rotina no cotidiano do cidadão que não tem a quem recorrer. Do cidadão que paga altos tributos, mas que não vê os tributos retornarem como benefícios à cidade. Do cidadão que fica incomodado, mas não age quando vê dinheiro publico utilizado para fins outros que só o flagrante poderia comprovar como delito.


<<Leia mais detalhes com fotos na reportagem do DiárioZonaNorte:  ” Desastre ambiental: construções na Várzea do Cabuçu jogam fora U$ 90 mi em dinheiro público, provocando enchentes na Z. Norte” (10/04/2022) — clique aqui >>


(*)  Eduardo Bizon – Engenheiro, participante da Agenda 2030, conselheiro do Hospital Municipal Vereador José Storópolli. Morador da Zona Norte e cidadão atuante nos bairros de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, com preocupação por toda a região.


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação: O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.


 

d

olhar olhar olhar olhar olhar olhar olhar olhar