Home Destaque Velha São Paulo dos 469 anos e seus problemas de agora. Vale...

Velha São Paulo dos 469 anos e seus problemas de agora. Vale os Parabéns?

Tempo de Leitura: 4 minutos

velha 

da Redação DiárioZonaNorte  –  < Editorial >

São Paulo, 469 anos! É tudo muito válido em homenagens ao aniversário de uma metrópole pujante, a maior da América Latina e no ranking das maiores do mundo! É muito significativo refletir no dia do aniversário da cidade e, olhando para trás, ver toda a história que nossos antepassados tiveram de sacrifícios e dissabores em que os imigrantes e os migrantes viveram e conviveram — com muito trabalho.

Mas se chegamos onde estamos hoje, com um mundo diferente e cheio de tecnologia, foi graças  também a esses valorosos do passado, que lutaram por dias melhores. Foram momentos diferentes em épocas que o progresso caminhava a passos lentos, mas que dava satisfação e alegria aos munícipes de uma cidade que vinha de São Paulo de Piratininga.

A história mostra claramente o desenvolvimento e o progresso que a cidade foi se moldando. Havia, por outro lado, os problemas daquela época, em menor intensidade — é claro! –, mas com os gestores em busca de soluções. E a cidade não deixava de crescer, mas o povo tinha mais condições de sobrevivência. Os tempos eram outros!

velha 

O que se vê hoje na cidade, que completa 469 anos, é lamentavelmente maiores problemas a cada quarteirão ou em cada esquina.  Nas portas das residências e do comércio já temos um começo de prova.  Uma cidade largada “ao Deus dará”, apesar das reclamações dos moradores através do fatídico telefone 156 ou nas reportagens diárias nos vários telejornais e programas radiofônicos.

Os jornais – como o DiárioZonaNorte – recebendo mensagens de leitores reclamando de muitos problemas, que são publicados para que haja soluções. Nas mídias sociais e nos grupos de WhatsApp são inúmeros os posts mostrando os problemas de zeladoria, sem contar as grandes questões da Saúde…,  dos Transportes…,  da Segurança…,  da Habitação… etc.

Não vai longe. Em 19 de dezembro do ano passado, o jornal “O Estado de S.Paulo” foi ao extremo de sua paciência e publicou um editorial com o título ˜São Paulo está largada” –– que apoiamos em todos os pontos.  Entre todos os problemas relatados, a pergunta: Onde está a Prefeitura com suas 32 subprefeituras, as várias Secretarias, os vários órgãos e os milhares de funcionários? De lá até agora, pouco tempo se passou, mas grandes problemas foram aumentados e multiplicados. Vale a pena ler abaixo e refletir:

velha 
Editorial O Estado de S.Paulo – 19/12/2022

< Obs.: Melhor visualização – clique: https://bit.ly/3D9XvVj

Segundo a Prefeitura de São Paulo divulgou, no dia 06/01/2023, o efetivo de  “agentes ou fiscais de motos” teve um aumento de 34 para 47 profissionais. Esse pessoal deve trabalhar 24 horas nas ruas para informar os problemas de zeladoria, junto à Secretaria Municipal das Subprefeituras. Mas parece que é algo irreal, já que buracos, mato, iluminação e outros problemas continuam do mesmo jeito — até aumentando. <<Ver mais detalhes na reportagem com o titulo ” Ver para acreditar: inspetores em motos nas 24 hs para melhorar zeladoria nos bairros “- clique aqui. 

Algo urgente deve ser feito pelo poder público para combater esses problemas. Não adianta criar comissões, grupos de discussão, audiências públicas e reuniões intermináveis se não acontecer ações efetivas e de imediato. Uma sugestão que pode ser útil: devem acontecer vários mutirões em toda a cidade, envolvendo todas as subprefeituras, as secretarias, os órgãos e tudo que for possível para ações conjuntas, buscando também as colaborações das comunidades nos bairros.

velha 

Em vez de jogar verbas em eventos sem público — ou através de emendas parlamentares para satisfazer vereadores —  e que, às vezes, nada significam naquele momento para os moradores, vamos aplicar o dinheiro em medidas mais urgentes e de utilidade pública. Em um esforço de todos, criar “ações de emergências. Criar situações sérias e determinantes com a vontade de resolver os problemas, com o apoio de todos.

Se agora se faz homenagens com artistas famosos cantando em lugares públicos, vereadores publicam anúncios festejando aniversários de bairros ou entregam troféus com dinheiro público e outros eventos,  nada disto vai resolver a situação caótica que vive a cidade. No momento, essas firulas administrativas nada oferecem de ajuda aos problemas diários dos moradores. Reverter esses valores para o lado útil da cidadania.

velha 

Dentro das normas e leis, uma das obrigações dos vereadores —  ” os legítimos representantes do povo ” –,  devem cobrar e fiscalizar o que acontece na cidade. Será que os vereadores não percebem o que acontece nas ruas? Eles estão alienados do que acontece na cidade, nem mesmo tem acesso aos noticiários para ver a situação da cidade e de seus “eleitores”?

Acrescentamos aqui fotos antigas da cidade, como homenagem ao passado e o que restou para o presente, além de brindar as recordações para os nossos leitores e moradores de uma cidade sofrida. Por outro lado, a memória da cidade não tem prioridade e cuidados com muitos monumentos  sujos, pichados e largados ao tempo. As placas de ruas sujas, amassadas e sem consideração  que não constam com informações históricas ou de homenagem  — como acontece em outras cidades.

Enfim, assim caminha e vive o paulistano, muito triste, ao participar da lembrança dos 469 anos e na esperança do poder público e da Câmara Municipal dar mais atenção para o povo! Mas esses eleitores devem se preocupar com o direcionamento de seus votos e buscar quem realmente tem competência para ajudar os moradores e os destinos da cidade.


Leia o artigo de Beto Freire: “São Paulo completa 469 anos – aqui nas Vilas temos poucos motivos para festas“- clique aqui


Leia também a retrospectiva:São Paulo nos seus 469 anos: um pouco de reflexões e da história dos antepassados ” = clique aqui

 

d