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segunda-feira, abril 29, 2024
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Ver para acreditar: inspetores em motos nas 24 hs para melhorar zeladoria nos bairros

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  • Nova zeladoria maior número de inspetores/motos para melhor atendimento
  • Agora, as equipes atuam 24 horas. Os moradores devem ficar atentos.
  • Ação trará celeridade e qualificação nos serviços de zeladoria realizados na cidade

Com a cidade toda esburacada na Zona Norte e nas outras regiões, além dos serviços de zeladoria no esquecimento (como acumulo de lixo, descarte de material de construção, barulho em níveis altos, carros de som pelas ruas etc), a Prefeitura de São Paulo informa que a sua prioridade é dar melhor suporte aos moradores.

E lembra que o uso de tecnologia da informação e serviços inteligentes de zeladoria ” estão diminuindo o tempo de atendimento das solicitações feitas pelos munícipes”.  E acrescentar que, por isso, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), investe em ações que resultam na diminuição desse tempo de resposta a pedidos enviados pelos munícipes.

E, segundo dados da própria Prefeitura, a contratação de moto com inspetores faz parte de um conjunto de ações que foi capaz de diminuir o tempo de atendimento para demandas, como o tapa-buraco, de 121 para 10 dias. E no segundo semestre do ano passado, chegou a 7 dias. Outros serviços também são inspecionados com a ajuda desses profissionais, como poda de árvores. O tempo de atendimento caiu de 507 dias em 2017 para 55 em 2022, uma redução de 89,1%.

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A cidade começa 2023 com um aumento neste efetivo de 34 para 47 profissionais. Esses inspetores  têm formação em técnica agrícola e/ou edificações, além de cursos de capacitação que são oferecidos pela SMUSUB. O novo contrato, assinado no início de dezembro de 2022, prevê o fornecimento de motocicletas/scooters com combustível, quilometragem livre e smartphone com acesso ininterrupto à internet, o que ajuda na correta execução dos serviços.

Cabe ao moto inspetor identificar, fazer o relatório fotográfico e , do local da ocorrência, enviar  as informações que serão encaminhadas às subprefeituras ou setores competentes, nos casos que envolvem, por exemplo, concessionárias de serviço. Segundo dados da Prefeitura, de janeiro a novembro de 2022, foram realizadas 547.814 vistorias pelos profissionais.

Desde setembro de 2019, a Secretaria Municipal das Subprefeiturasrealiza um trabalho diário com moto inspetores e essa operação garante mais agilidade às ações fiscalizatórias acelerando o processo, além da economia de tempo e dinheiro.

Até 2017, toda a zeladoria da capital era feita diretamente em cada uma das 32 subprefeituras. Isto é, não havia padronização e monitoramento efetivo do que de fato acontecia em São Paulo. Não havia controle de dados que identificasse quantas árvores foram podadas ou quantos buracos foram tapados em determinada região, por exemplo.

São Paulo é a quinta maior cidade do mundo  e a primeira do país a usar soluções tecnológicas de smart cities. É nesse contexto que os moto inspetores somam e formam, atualmente, o maior contingente  em atuação nas ruas da capital paulista.

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Fluxo Ágil no Sistema de Zeladoria

Quando o munícipe realiza uma solicitação através da Central SP156, elas são analisadas e enviadas aos técnicos de edificações e técnicos agrícolas, que vão aos locais identificar as causas e soluções de cada solicitação, que podem ser: tapa-buraco, árvores, conservação de galerias e logradouros, áreas ajardinadas, limpeza de córregos, zeladoria de praças e serralheria de equipamentos públicos, como parquinhos e ATIs (Academia da Terceira Idade). Quando as demandas são ocorrências em vias expressas, elas são classificadas como prioridades e atendidas com urgência.

Essa dinâmica com estes profissionais permitiu uma melhora na qualidade da informação no Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ), pois, com a vistoria, é possível identificar a competência do serviço (se é da Prefeitura ou não), a veracidade do pedido e para confirmar se a solicitação feita pelo munícipe é condizente com o serviço que deve ser executado.

Com a inspeção dos fiscais, houve uma otimização na programação das equipes, já que  o deslocamento dos times ocorre com a certeza de que o serviço existe. Antes da implantação, havia erro em cerca de 30% dos pontos georreferenciados. Uma equipe inteira era demandada para a situação, e muitas vezes, o serviço específico era desnecessário.

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Sistema de Gerenciamento de Zeladoria (SGZ)

A gestão municipal investiu fortemente em tecnologia nos últimos anos, gerando mais transparência, agilidade e eficiência ao gasto público, com a implantação do Sistema de Gerenciamento da Zeladoria (SGZ). Essa plataforma de monitoramento integra, no mesmo ambiente, os serviços de zeladoria de todas as subprefeituras, como por exemplo, tapa-buraco, poda e remoção de árvores e limpeza de córrego.

Por meio do SGZ, é possível verificar as solicitações recebidas pela Central SP156, monitorar as equipes em campo, identificar os problemas com maior incidência e indicar uma ordem de execução, além de ter uma perspectiva única de todos os atendimentos, resultando na redução do tempo médio de atendimento dos serviços de zeladoria.

Em 2018, a Prefeitura de São Paulo recebeu o prêmio IT Mídia, na categoria de melhor projeto de inovação do setor público, pela implantação do SGZ como sistema único para gerenciar a zeladoria da Cidade. A premiação é uma das mais importantes do segmento de TI no Brasil. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-SECOM/PMSP>>


 

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