29.9 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Bem Estar Em SP, imunização infantil inclui vacina contra febre amarela. Saiba dos cuidados

Em SP, imunização infantil inclui vacina contra febre amarela. Saiba dos cuidados

Tempo de Leitura: 2 minutos
imunização

  • A doença viral é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
  • A febre amarela urbana no Brasil foi extinta em 1942

Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúdevacina os bebês aos nove meses e aos quatro anos de idade contra a enfermidade, além dos adultos com uma dose única. A vacinação faz parte do já definido Programa Municipal de Imunização (PMI).

A febre amarela é uma doença viral infecciosa aguda que apresenta dois ciclos, o silvestre e o urbano. A transmissão ocorre pela picada de mosquitos infectados das espécies Haemagogus, Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes Aegypti (ciclo urbano).

O último caso de febre amarela urbana no Brasil foi em 1942; desde então, somente a transmissão pelo ciclo silvestre é observada. Importante destacar que não há transmissão pessoa a pessoa ou do macaco para o ser humano.

Desde a epidemia de febre amarela silvestre ocorrida na capital em 2018, o município passou a ser área de recomendação vacinal.

Os primeiros sinais da doença aparecem repentinamente e o paciente apresenta febre, cansaço, calafrio, dor de cabeça e muscular, náuseas, vômitos e duram cerca de três dias. No entanto, há episódios que evoluem de forma mais grave que inclui pele e olhos amarelados (por isso o nome febre amarela), além de urina escura, dores no abdômen acompanhadas de vômitos e sangramentos.

Prevenção

Com a intenção de evitar a reurbanização da transmissão pelo Aedes Aegypti, é necessário diminuir proliferação do mosquito, cuja fêmea deposita os ovos em recipientes com água limpa e parada.

É importante tomar cuidados como evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas, lata e outros recipientes, manter as caixas d’água devidamente tampadas, eliminar os pratos dos vasos de planta, lavar e trocar a água de bebedouro de aves e animais domésticos, manter as piscinas tratadas ou cobertas com lona bem esticada e manter as calhas limpas.

Lembrando que a melhor maneira de prevenir a febre amarela é por meio da vacinação, disponível nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e Assistências Médicas Ambulatorial (AMA)/UBS Integradas, de segunda à sexta, das 7 às 19 horas.

Em caso de sintoma de febre amarela, consulte o endereço de uma das UBS na plataforma Busca Saúde — clique aqui.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação/SECOM >>

d

imunização imunização imunização imunização imunização