Home Destaque Cantor Luizinho Piu, filho da Parada Inglesa, surge agora para os grandes...

Cantor Luizinho Piu, filho da Parada Inglesa, surge agora para os grandes palcos musicais

Fotógrafo: GABRIEL CRUZ
Tempo de Leitura: 5 minutos

luizinho

da Redação DiárioZonaNorte

  • No repertório,  13 composições em divulgação de Luizinho Piu — ver no YouTube
  • O lançamento oficial acontece para convidados no sábado (14/01) no Clube V. Maria
  • No mesmo dia, às 19 horas, a transmissão do show via Canal do YouTubee

O tempo passou muito rápido. Os bairros da Zona Norte já não são os mesmos, a cidade cresceu. O Trenzinho da Cantareira, o da Tramway, não circula mais onde corria ao lado do Córrego Carajás, que hoje passa embaixo da Velha Avenida Nova (Luiz Dumont Villares), entre o Jardim São Paulo e a Estação do Metrô Parada Inglesa.

E muita coisa ficou na memória daqueles que sobrevivem e nos álbuns com fotos amareladas. Vilas, bairros e ruas perpetuam nomes de parentes dos antigos donos das terras que eram originalmente fazendas e sítios.

Há 60 anos, nascia um menino na Zona Norte, com o nome de Luizinho e depois recebeu o apelido Piu.  De calças curtas e pé no chão viveu até os cinco anos de idade na Rua Dona Gabriela, na Parada Inglesa. Os anos se passaram, e o garoto empinando “papagaios” da época, rebatendo bolinhas de gude, jogando peão e até pulando amarelinhas  junto às meninas, com outras intenções.

Época que  era uma rua encravada de paralelepípedos e mantinha as muitas humildes casinhas até abaixo do nível da rua, em decorrência de um lugar montanhoso. Houve momentos de muitas brincadeiras e alegria, chegando a concentrar moradores de toda a região,  até desfilando no Carnaval, dentro do ritmo com o povo e os foliões atrás.

luizinho
Fotógrafo: GABRIEL CRUZ
O menino na rua

No diminutivo de Luizinho, o menino era conhecido com o apelido Piu, recebido da família, que se manteve nas peladas de futebol, em outras brincadeiras, junto aos coleguinhas. E assim a vida continuou e os sonhos de Piu foram virando realidades. Crescia e estudava.

Já, desde muito jovem, Luizinho Piu teve contato com a música. Suas primeiras lembranc?as sa?o da infância, quando acompanhava sua ma?e ao trabalho em feiras livres, subia em barracas e cantava, para alegria dos feirantes e fregueses que por ali passavam.

Na infância tambe?m,  aos sete anos de idade, lembra de sua primeira composic?a?o. Na escola, em uma homenagem de Dia das Ma?es, ele escreveu em duas estrofes: ““Mama?e, mama?e querida Tu e?s a minha vida  / Mama?e tu e?s uma flor Nascida com todo amor / Mama?e, tu e?s ta?o carinhosa/ Teu rosto e? uma pe?tala de rosa/ Mama?e, mama?e querida / Tu e?s a minha vida, tu e?s a minha vida”

O tempo passou, veio a faculdade de Direito, mas a mu?sica continuou presente na sua vida. Ao longo de sua adolesce?ncia e ini?cio de vida adulta, sempre buscava uma oportunidade de cantar em algum bar ou casa de show, pegando gancho daqueles que estavam la? se apresentando. Pore?m, na?o era intenc?a?o naquele momento seguir uma vida de cantor.

luizinho
Fotógrafo: GABRIEL CRUZ
Outros caminhos

Por volta de seus vinte e cinco anos, ingressou no funcionalismo pu?blico e teve a oportunidade de conhecer Orlando Aldasi, sobrinho de Ventura Ramirez, um dos fundadores do grupo Demo?nios da Garoa.

Grande amigo de vida, fundador da Banda Tempero Brasileiro juntamente com Fanda?o, e motivador de Luizinho Piu para iniciar sua carreira profissional na mu?sica. E assim algum tempo se passou para uma decisão mais definitiva.

Surge um novo cantor

Tendo como refere?ncias musicais Tim Maia, Jorge Ben Jor, Toni Tornado, entre outros nomes, em 2021, Luizinho decidiu tornar a mu?sica sua profissa?o, iniciando as gravac?o?es nos Estu?dios Ra?dio Cafe? Music (Vila Gustavo) e Estu?dio Bertolini (Jardim São Paulo)ambos também na Zona Norte.

Com uma voz forte, bonita e única, carrega o seu estilo musical principal com o Soul Music Brasileiro, mais mu?sicas roma?nticas e balanc?os danc?antes. Mas tem também em seu reperto?rio um samba e um forro?. E leva no palco um gingado no corpo e nos pés, na cadência da música. Quem não o conhece, vai gostar do “jeitão”.

Seu primeiro lanc?amento foi a mu?sica “Elaine”, composta na adolesce?ncia para sua primeira grande paixa?o — veja o clip com a música – clique aqui . A partir desse momento, teve a oportunidade de ter em suas produc?o?es grandes músicos talentosos e muito conhecidos nos acompanhamentos de famosos da mu?sica brasileira (* ver todos os nomes no final da matéria)

luizinho
Fotógrafo: GABRIEL CRUZ

Apo?s isso, outras doze faixas foram lanc?adas, ate? finalizar o ano com a gravac?a?o do seu primeiro DVD, no Teatro do Colégio Sir Isaac Newton da Vila Gustavo – também na Zona Norte –,  e que sera? lanc?ado oficialmente no pro?ximo dia 14/01/2023 (sábado), a?s 19 horas, no seu canal oficial do YouTube — clique aqui.

Nesse mesmo dia sera? tambe?m realizado um evento fechado, no Sociedade Esportiva e Recreativa Vila Maria (S.E.R Clube Vila Maria), para convidados e participantes da produc?a?o, comemorando o lanc?amento. Em breve, a divulgação de shows e apresentações em rádio e televisão.

Pronto! Você está apresentado ao cantor e compositor Luizinho Piu, tendo a oportunidade de ser mais um fã de seu estilo. Aproveite e fique à vontade.


Assista ao videoclipe com a música O FILHO DO DONO:


Todas as composições estão disponíveis na página do Youtube (clique aqui): Tudo E Nada/ Vem Balançar / Sem Vacilar / Vieram me Perguntar / Quando Eu Te Conheci / Nosso Amor É Um Segredo / Agora É Fato / Eu Não Troco Sua Ausência / Se Eu Pensasse Antes / Pequeninha / Levada Black .

Mais/acompanhe o cantor nas midias sociais:


(*) Músicos e companheiros que estiveram nas gravações ao lado de Luizinho Piu:  Ma?rio Lu?cio Marques (saxofonista fundador do Placa Luminosa e que ja? trabalhou com diversos artistas nacionais e internacionais); Pratinha Saraiva (flautista considerado “Top 3” do Brasil);  Dido Trajano (que apesar de baterista, abrilhantou com a zabumba, e trabalhou 17 anos com Dominguinhos, ale?m de Alceu Valenc?a, Genival Lacerda e atualmente trabalha com Elba Ramalho), Olivinho (sanfoneiro considerado um dos substitutos de Dominguinhos e Osvaldinho do acordeom), A?lvaro Soares (percussionista que ja? trabalhou com Zeze? Di Camargo e Luciano, Jane Duboc, Maestro Joa?o Carlos Martins, Jorge Araga?o e Filo? Machado – e agora com Roberta Miranda) entre outros grandes nomes.

  • Endreço: Rua Outeiro da Cruz, 390 – Jd. São Paulo
  • E-mail: [email protected]
  • Site: www.estudiobertolini.com.br
  • Telefone: (11) 9-99993.4400 / WhatsApp: (11) 9-9639.0575

< Com apoio de informações/fonte: Rádio Café Music – Bruno Macedo / Fotos: Gabriel Cruz /Divulgação >

 

d