Home Cultura “Férias no Museu da Imigração”, opção em diversões e atrativos variados para...

“Férias no Museu da Imigração”, opção em diversões e atrativos variados para crianças

Imigração
Divulgação/Museu da Imigração
Tempo de Leitura: 4 minutos

Imigração

  • O mês inteiro de janeiro com atividades para as crianças e participação de adultos
  • O Museu da Imigração mostra também histórias e documentações de imigrantes

Férias das crianças! Pais buscam viagens em estradas congestionadas e outras famílias passeios que envolvem até chuvas nas praias. Já o Museu da Imigrac?a?o (MI), localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Bra?s, traz uma programac?a?o especial de fe?rias, voltada para toda a fami?lia – que irá até o final do mês — com toda segurança. oferecendo conhecimentos e mais cultura.

Com o tema “Fe?rias no Museu”, pensado especialmente para o me?s de recesso escolar dos pequenos, tera? brincadeiras, oficinas, atividades recreativas e educativas que convidara?o as crianc?as e fami?lias para uma viagem pelo brincar de diferentes culturas e pai?ses e pela pro?pria instituic?a?o.

Imigração
Divulgação/Museu da Imigração
O Mundo de Brincar

No peri?odo, o tradicional espac?o “Mundo de Brincar já foi reaberto e está funcionando de 4ª. feira a domingo, das 11 a?s 17 horas. O ambiente, montado para proporcionar diversa?o, ludicidade e conforto aos pequenos, contara? com recreac?a?o, brinquedos tema?ticos, cama ela?stica, piscina de bolinhas, jogos de tabuleiro, teatro de fantoches, entre outros.

Na programac?a?o das oficinas, marcadas para os fins de semana, sempre a?s 15 horas, ganhara?o destaque as comunidades da Coreia do Sul, da Ita?lia e da China, com atrac?o?es como K-pop (Coreia do Sul – Grupo Hanin), Oficina de Pizza para Crianc?as (COM.IT.ES – Comite?s dos Italianos no Exterior) e oficinas tema?ticas em comemorac?a?o ao Ano Novo Chine?s (Ibrachina).

Já os curiosos e interessados na fauna de diversos biomas, poderá participar da Oficina de Entomologia: os Insetos de Sa?o Paulo e do Mundo, com inseta?rio e desenhos grandes para colorir.

Imigração
Foto: Joanna Flora – Divulgação/Museu da Imigração
O lado externo

Ainda como parte do cronograma de fe?rias, igualmente aos fins de semana, o Nu?cleo Educativo promovera? a ac?a?o Desvendando o Jardim, na qual a garotada sera? conduzida pelo espac?o aberto do Museu da Imigração para conhecer e reconhecer um pouco da flora e fauna presentes no jardim. Tambe?m sera?o oferecidas Contac?a?o de Histo?ria, com base na publicac?a?o Uma sopa 100% bruxesca, e Leituras ao Pe? do Ouvido, que abordara?o a tema?tica dos livros: sua materialidade, ilustrac?a?o e mediac?a?o de leitura, entre outras.

Ja? na atividade Colecionando Colec?o?es, o pu?blico sera? convidado a pensar como surgem as colec?o?es dos museus e como sa?o organizadas, ale?m de refletir sobre as motivac?o?es e as curiosidades daquelas desenvolvidas por cidada?os comuns.

Por fim, as fami?lias ainda podera?o visitar a exposic?a?o de longa durac?a?o Migrar: experie?ncias, memo?rias e identidades e a mostra tempora?ria A?frica em Sa?o Paulo. Outros atrativos, a exemplo do passeio de maria- fumac?a e do “Retratos de E?poca”, estara?o disponi?veis no peri?odo, assim como o espac?o Semear Leitores, um ambiente de leitura infantil com publicac?o?es diversas, incluindo o tema das migrac?o?es. A instituic?a?o funciona de terc?a a sa?bado, das 9h a?s 18h, e domingo, das 10h a?s 18h, com encerramento da bilheteria a?s 17h. A programac?a?o de fe?rias completa pode ser conferida no site (sujeita a alterac?o?es).

Imigração
Divulgação/Museu da Imigração

Servic?o – Férias no Museu / Atividades

  • Desvendando o Jardim – 7, 10, 22 e 24 de janeiro/Hora?rio: 15h
  • Espac?o Mundo de Brincar – até 29 de jan., de 4ª.f a domingo/Hora.: 11 a?s 17hs
  • Oficina e Apresentac?a?o de K-pop – 7 de janeiro / Hora?rio: 15h
  • Contac?a?o de Histo?ria – 8 e 21 de janeiro / Hora?rio: 15h
  • Colecionando Colec?o?es – 14, 17, 28 e 31 de janeiro / Hora?rio: 15h
  • Oficina de Pizza para Crianc?as – 14 de janeiro / Hora?rio: 15h
  • Leituras ao Pe? do Ouvido – 15 e 29 de janeiro/ Hora?rio: 15h
  • Oficina de Moon Cake21 de janeiro /  Hora?rio: 15h
  • Oficinas Tema?ticas pelo Ano Novo Chine?s – 22 de janeiro/ Hora?rio: 15h
  • Oficina de Entomologia: Os Insetos de SP e do Mundo – 28 de jan. / Hor. 15h

Museu da Imigrac?a?o

  • Endereço: Rua Visconde de Parnai?ba, 1.316 – Mooca – Sa?o Paulo/SP
  • Telefone/Informações: (11) 2692-1866
  • Funcionamento: de 3ª.f a sa?bado, das 9h a?s 18h, e domingo, das 10h a?s 18h
  • Bilheteria: encerra expediente às 17 horas
  • Ingressos: R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos
  • Entrada gratuita: aos sa?bados e, todos os dias, para as crianc?as ate? 7 anos
  • Acessibilidade no local : Bicicleta?rio na calc?ada da instituic?a?o
  • Mais informações: museudaimigracao.org.br

    Museu da Imigrac?a?o (MI)  é uma instituic?a?o da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de Sa?o Paulo


    << Com apoio de informações/fonte: Locomotiva Cultural / Nany Gottardi e Manu Vergamini e Ass.Imprensa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo / Joanna Flora e Thâmara Malfatti >>