Home Destaque Editorial: O seu voto é muito importante neste 2022. Vote consciente e...

Editorial: O seu voto é muito importante neste 2022. Vote consciente e cobre depois

consciente
Tempo de Leitura: 3 minutos

consciente

<< Editorial>> === da Redação DiárioZonaNorte

Estamos batendo à porta das Eleições-2022, que acontecem no próximo domingo (02/10/2022). O tempo corre e, no mesmo dia, em poucas horas graças às urnas eletrônicas, saberemos quem comandará os destinos do Brasil e de São Paulo. Ao mesmo tempo estaremos elegendo os nossos representantes no Senado, Câmara dos Deputados e na Assembleia do Estado de São Paulo. 

É de uma responsabilidade muito séria que influenciará os nossos dias em todas as  áreas, refletindo diretamente em nossa melhor qualidade de vida. Por essa razão, devemos refletir muito sobre o nosso dever de votar bem, resgatando o nosso direito e compromisso de bom cidadão com a plena democracia.

Pesquise os candidatos e reflita muito. Procure no Google para saber de onde ele vem, sua vida profissional e politica com sua realizações. Veja quais realmente dos candidatos tem condições de trabalhar muito e levar à frente os assuntos de grande importância. Aqueles que mostram serviços ao povo, que trabalhem dia a dia para honrar o seu voto e que já recebem polpudos salários no cargos políticos e ainda têm as mordomias que pagamos em nossos impostos.

De preferência, escolha candidatos sérios. Diga não aos humoristas e palhaços, que aparecem somente em época de eleições. O mais interessante é dar oportunidades aos novos candidatos, com programa aberto em compromissos  sérios e que certamente serão realizados.  Procure não escolher os candidatos à reeleição, que se acomodam nas cadeiras parlamentares e ficam anos sem se preocupar com assuntos sérios e de interesse a todos.

Há políticos que estão no terceiro e até sétimo mandatos, sendo reeleito e nada aparecendo de realizações para você, família e vizinhos. Nada sendo produzido pela cidadania, com melhorias visíveis à sua comunidade. Lembre-se que um deputado estadual ou federal, mais o senador, podem mexer com as vidas das pessoas e até as melhorias de seu bairro. Não deixe de lado, cobre dos políticos tudo que tiver nos seus direitos.

Pense: a cidade de São Paulo é um município e faz parte do Estado que tem 645 municípios. Portanto tem legitimo direito de melhorias e emendas parlamentares.  A responsabilidade da capital, como município, não é só da Prefeitura.

Então, o deputado estadual ou federal, mais o senador, podem destinar verbas parlamentares para ajudar os serviços de sua região. Por exemplo, uma ajuda nas condições e de aparelhos a um hospital (digamos, o estadual Mandaqui e o municipal “Vermelhinho” ou o São Luiz Gonzaga), ou de Educação (uma escola ou colégio estadual), ou na Saúde (em UBS, AMA  até Pronto Socorro e outros).

Procure votar em candidatos de seu bairro, de sua região e não forasteiros que vem caçar o seu voto e depois desaparecem, dedicando-se aos interesses nos bastidores e olhando somente para os bairros distantes e ou cidades do interior. Não se influencie por “falsas promessas” e “ideias mirabolantes e difíceis de acontecerem”.  Não negocie seu voto por promessas ou até mesmo cargos.

O seu voto é muito importante. Escolha com calma e anote os números em uma “colinha de papel”  para votar no dia das eleições. Se os seus candidatos forem eleitos, faça outra colinha mais completa, com o nome do candidato, número, nome do partido e cargo. Essa colinha deve ficar presa em local visível e de fácil acesso – digamos, na porta da geladeira— para que você possa lembrar sempre da importância de seus votos e cobrar os políticos eleitos. Acompanhe os mandatos, eles são os seu representantes!

E você tem todo o direito de ir aos gabinetes dos eleitos por você e cobrar as promessas nas eleições. Mais os direitos de enviar e-mails e o que for necessário para lembretes e cobranças. Eles foram eleitos por você e devem dar o retorno de tudo que participarem.

Consciência tranquila, boa votação no domingo!


(Re) leia o editorial anterior, mais detalhes: ´ Eleições 2022: pense bem, o seu voto é um direito democrático. Não jogue fora!´´ – clique aqui

 

d

consciente consciente consciente consciente consciente consciente