Home Destaque Eleições 2022: pense bem, o seu voto é um direito democrático. ...

Eleições 2022: pense bem, o seu voto é um direito democrático. Não jogue fora!

voto
Tempo de Leitura: 4 minutos

voto

<< Editorial >> == da Redação DiárioZonaNorte

Direta ou indiretamente, estamos mergulhados nas eleições deste ano. Temos somente um mês adiante para o primeiro turno com quatro opções de escolhas muito importantes, logo no começo de outubro; quem sabe, um segundo escrutínio no final do mesmo mês, com as escolhas definitivas para os postos maiores. Temos que buscar reflexões sobre esse momento importante de nossa democracia e de grande responsabilidade para os nossos leitores.

Não é só um dever patriótico, mas um direito de ir às urnas e ver nossas escolhas somadas aos milhares com as mesmas intenções. Ganhando ou perdendo, os verdadeiros vencedores são os próprios eleitores que se dispuseram democraticamente ao deslocamento até as urnas eletrônicas. Com ou sem o seu voto, os vencedores devem ser cobrados pelo que prometeram e pelo que estão fazendo — ou farão.

Com os votos, os eleitores estão praticando a sua função na cidadania para ter de seus legítimos representantes no retorno de melhores condições de vida, em todas as áreas. Os eleitos têm a obrigação de cumprir um mandato com dedicação e compromisso de honrar os votos recebidos. Na verdade, não deve ser encarado como um emprego, mas uma representatividade do povo.

Neste pouco tempo que ainda vivemos nas expectativas da busca do voto – com o tempo sendo invadido com os horários políticos na televisão, nas emissoras de rádio e outros meios de comunicação, uma avalancha de promessas no vazio do desconhecido. Tem de tudo, caras e bocas, promessas e compromissos, jeitos e trejeitos… com ilustres desconhecidos de muitos lugares distantes dos leitores e da realidade politica.

Os salvadores da pátria

Na hora de seu “marketing do voto” ao eleitor distante ou desconhecido, todos são os melhores candidatos, os “verdadeiros salvadores da pátria”, desde o herói de um fato policial do cotidiano das grandes cidades ao dono de uma padaria que vive do consumidor da compra do santo pãozinho de todos os dias. Todos são os melhores e que vão resolver todos os problemas do mundo.

Há outros que já militam há décadas na política como principal profissão, buscam renovar as mordomias por mais alguns anos. Não satisfeitos querem eleger filhos e outros parentes ou amigos para que sigam os mesmos caminhos. Por outro lado, junto às  declarações de novas promessas, alguns feitos não comprovados no passado.

Agora, todos os candidatos aparecem felizes, com sorrisos largos, gentis e agradáveis. Até os verdadeiros palhaços querem voltar ao  espaço outrora ocupado por ele mesmo como representante do povo. Além de um alto valor recompensado pelo cargo, recebe uma série de vantagens para uma vida de glórias.

Após cumprir seu direito democrático, o eleitor volta a viver o seu dia a dia como morador de seus problemas e dificuldades. Enquanto isto, os eleitos terão suas dias e semanas encurtadas transformadas nos gabinetes com ar condicionado, secretárias, assessores, hotéis, voos pelos céus do país e outros direitos pagos pelo votos de trabalhadores.

Ao cumprir seu direito democrático,  uma esperança havia no espaço do eleitor, que deverá chamar de ˜doutor” aquele eleito, que nem frequentou direito os bancos escolares. O que tudo prometeu e provavelmente nem tudo acontecerá.  Se politica fosse de alto nível, sem pensar no aproveitamento de situações e regalias, deveria ser também um fator de cidadania na prática, como reconhecimento de ser ˜gente como gente” em busca de melhorias para todos.

Pesquisar é uma garantia e não custa nada

É um sonho que um dia ainda poderá ser real, quem sabe em uma sociedade mais dedicada e mais instruída politicamente. Por isso, no momento, o verdadeiro cidadão – junto com a fatia importante e forte do eleitorado feminino – deve analisar o perfil de cada candidato mais próximo das promessas. Como nunca antes, os meios de pesquisa são mais fáceis e instantâneos – não caindo nas falsas notícias —  para separar os que não merecem confiança.

O próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  proporciona essa pesquisa oficial e confiável através do site que está no ar com os nomes de todos os candidatos a deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República. Clique no link:  https://is.gd/DiLeGy para os nomes de todos os candidatos, partidos e números de registros. Clique em cima do nome do candidato para explorar outras informações, como lista de bens declarados, o que fez anteriormente em outras eleições – aparece ser for para reeleição – e outros detalhes oficiais e importantes

Não fique somente nesta pesquisa. Busque mais informações em outros meios de divulgação, pergunte a amigos e parentes o que sabe sobre o candidato. Escolha alguém de capacidade comprovada, que trará benefícios à sua região e aos moradores. Afinal, o que ele fez na sua região? Não confie na propaganda eleitoral por qualquer meio impresso ou falado com ou sem imagem.  Não vote no primeiro que oferecer vantagens ou promessas vazias. Vote certo, confiante e certeiro. Não escolha qualquer um, por nada. Desconfie sempre!

Depois é o tempo que dá o troco

Lembre-se que aquele que ganhar a vaga ficará no cargo por quatro anos e, na teoria, deve ser o seu representante. Além de ganhar as eleições poderá ser escolhido para outro. cargo no governo e terá outros privilégios, como retornar ao gabinete politico. E no caso de candidatos a senador, preste atenção nos nomes dos dois suplentes que ser votados sem seu conhecimento no. cargo. Pesquise todos, inclusive os nomes dos vices para governador.

Com tudo isto, simples: não jogue seu voto fora, anote e cobre de quem você votou. Siga os passos do político votado, o que fez e o que faz, leve a ele os problemas de sua região, cobre mesmo por telefone ou e-mail. Classifique-o como seu ˜empregado que deve ser produtivo˜, afinal ele está sendo pago para realizar um dever!

Vote certo, vote bem!


d

voto voto voto voto voto voto voto voto voto