Home Destaque Martino Wines apresenta na ProWine São Paulo rótulos de edição limitada

Martino Wines apresenta na ProWine São Paulo rótulos de edição limitada

Tempo de Leitura: 6 minutos

Martino

da Redação DiárioZonaNorte

  • A argentina Martino Wines participa da ProWine São Paulo com rótulos de alta gama e em edição limitada

Rótulos de estilo europeu, com grande complexidade, elegância, frutados, com frescor e  potencial de guarda.  Assim são os vinhos elaborados pela argentina Martino Wines, que degustamos na ProWine São Paulo – a principal feira profissional do setor de vinhos  e destilados da América Latina – voltada ao segmento B2B, que acontece na cidade de São Paulo entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022.

Fundada pelo argentino Hugo Martino, empresário do setor de comunicação e apaixonado por vinhos, três vezes campeão do Carnaval do Rio de Janeiro pela Beija-Flor Nilópolis e torcedor do Fluminense, a vinícola originária de Mendonza está prestes a completar 21 anos e se tornou uma vinícola premiada. De alma inquieta e um espírito curioso, produz vinhos de qualidade ímpar.

“Faço vinho com a mesma paixão que tenho pelo jornalismo. Começamos um pouco hobby, um pouco como  negócio. Passamos  por diferentes momentos e etapas no caminho para se posicionar entre as vinícolas mais atrativas do país por sua proposta inovadora”, diz Hugo Martino.

martino
Hugo e Fernanda Martino
A vinícola

Localizada na região de Luján de Cuyo, a apenas 20 minutos da cidade de Mendoza em uma propriedade datada de 1901 e totalmente restaurada, o local é aberto ao enoturismo, com um restaurante incrível – cujo o menu é assinado pelo Chef Lucas Olcese e o vinho é a estrela.

A Martino Wines possui 47 hectares de vinhas próprias plantadas na finca Barrancas e  7 hectares  na finca La Violeta, no coração de Agrelo, com as vinhas que datam de 1926, as mais antigas da região.

Em 2013, o premiado enólogo Attilio Pagli – mais de cinco vezes premiado com  “100 pontos” na avaliação do renomado crítico Robert Parker –  juntou-se a Martino Wines como consultor, desenvolvendo um trabalho juntamente com o enólogos Sergio Montiel e Virgínia Sari.   Para cuidar das área comercial e marketiing, Hugo Martino escalou sua filha,  a designer gráfica Fernanda Martino – que também assina os rótulos das garrafas da vinícola.

No  Brasil, os produtos da Martino Wines chegam pelas mãos da  Interface Business – importadora e distribuidora carioca.

Os vinhos

Quando pensamos na Argentina, imediatamente pensamos em Malbec e os elaborados pela Martino Wines são fantásticos.

De produção limitada, a linha Baldomir – cujo o nome homenageia a família da matriarca dos Martino – representa os expoentes máximos da vinícola, com vinhos tintos de alta gama, potentes, de grande complexidade e frescor, frutados, complexos e carnudo, com excelente equilíbrio entre o carvalho e as características de cada variedade e com capacidade de envelhecimento.

martino

Da linha Baldomir fazem parte os icônicos Gran Blend e Gran Malbec, além da linha Terroirs Series.

Baldomir Gran Blend, com produção limitada a 3 mil garrafas, combina a excelência do Malbec e do Cabernet Franc.  Com uvas provenientes dos vinhedos de La Consulta e Vista Flores, passa 30 meses em barricas de carvalho francês de primeiro uso. O visual nos traz tons de violeta profundos, apresenta aromas de frutas pretas, cassis, frutas vermelhas, framboesas, especiarias, com notas de chocolate, tabaco e cravo. No nariz é elegante e delicado.  Na boca, um vinho untuoso e de corpo longo. Apresenta um potencial de guarda superior a 15 anos. 

Também de produção limitada, o Gran Malbec é elaborado com uvas 100% Malbec  provenientes de vinhedos do Vale do Uco, La Consulta e Vista Flores. De coloração cor azul intensa e tons preto profundos, no nariz apresenta aromas que remetem a ameixas, frutos pretos maduros, acompanhados por notas de tabaco, fumo, chocolate, produto da sua passagem  pelo carvalho.  Em boca é um vinho completo, untuoso, com um final persistente e agradável. Passa por um período de envelhecimento que oscila entre 20 e 24 meses, em barricas de carvalho francês,  com capacidade de envelhecimento superior a 10 anos.

martino
Baldomir Terroirs Serie

A linha Baldomir Terroirs Serie –  quatro vinhos que  expressam de sobremaneira os diferentes terroirs de Mendoza: Série Baldomir Terroirs Vistalba Malbec, Baldomir Terroirs La Consulta Malbec, Baldomir Terroirs Series Chacayes Malbec e Baldomir Terroirs Series Agrelo Cabernet Franc 

martino
Martino Pedro Ximenez  – 100% varietal
Uvas pouco usuais e lotes limitados

O portfólio da Martino Wines vai muito além do Malbec ao incluir – em lotes limitados –  vinhos  elaborados com cepas pouco conhecidas na Argentina, como o Martino Pedro Ximenez  – 100% varietal produzido com a uva branca nativa da Espanha e famosa por entrar na elaboração do jerez). Alguns deles  já estão disponíveis no Brasil, por meio da Interface Business – importadora e distribuidora carioca.

Somos uma adega curiosa,  gostamos de explorar cepas atípicas que resultam em vinhos de qualidade, que se esgotam em questão de dias no mercado argentino. O mercado externo procura pelo Malbec. Nosso principais compradores  são o Peru, a China, o Basil, Europa e Estados Unidos” .  diz Fernanda Martino.

Martino
Vinhos de cepas poucos usuais na Argentina

Completam ainda a linha das chamadas “cepas exóticas”:

Martino Cabernet Franc (100% varietal – produzido com a cepa do mesmo nome, de cascas finas, menor acidez, menos taninos e maior intensidade de aromas).

Martino Granache – 100% varietal  (cepa de origem espanhola) –  apresenta uma linda coloração com tons vermelhos e pretos. Sua rápida passagem em barrica, o torna um vinho com intensidade aromática.  No nariz apresenta aromas de compota de ameixa, cassis, pimenta branca,  destacando as notas de cravo, baunilha e tabaco. Em boca é estruturado, com taninos doces e equilibrados.

Martino Sangiovese  – 100% varietal – De cor vermelha azulada, no nariz apresenta aromas intensos de frutas vermelhas, com notas de tabaco e chocolate. Em boca, tem uma entrada elegante, apresentando frescor e acidez equilibrada. Passa por barril de carvalho por oito meses. Tem potencial de guarda entre 3 e 5 anos.

Martino
Martino Marselan – 100% varietal

Martino Marselan100% varietal – produzido com a uva  fruto do cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache Noir.  O que torna esse vinho extremamente especial é o fato de haver na Argentina, apenas 7 hectares de vinhedos planados com ela. Com uma cor azul intensa, apresenta aromas de pimenta, especiarias, fumados, ameixas e alcaçuz. De perfil europeu é rico em taninos leves e harmoniosos.  Envelhece 12 meses em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso.

Martino
Martino Superior Petit Verdot – 100% varietal

Martino Superior Petit Verdot – 100% varietal , é elaborado com a voluntariosa cepa de origem – cujo o nome faz referência aos cachos pequenos – de maturação tardia e presença de uvas verdes misturadas as roxas, cultivadas na região das Barrancas. De coloração vermelha intensa com tons negros profundos, no nariz destacam-se  notas de frutas vermelhas, ameixas e amoras combinadas com os aromas de caramelo, baunilha e café aportados pelo envelhecimento entre 18 e 24 meses em barricas de primeiro e segundo uso.  Em boca, apresenta bom volume. É um vinho untuoso, encorpado e equilibrado. Tem potencial de guarda superior a 10 anos.

Serviço:

Martino Wines 

Importado por Interface Business – importadora e distribuidora

d