Tempo de Leitura: 5 minutos

novos casos de insegurança

da Redação DiárioZonaNorte
  • Primeiros relatos de insegurança nas dependências do shopping vieram a público em setembro de 2023
  • O Center Norte acaba de completar 40 anos de atividades;
  • Parte da Cidade Center Norte, o empreendimento tem 142 mil m2, estacionamento com mais de 7 mil vagas e mais o novo estacionamento coberto, com média diária de mais de 80 mil pessoas/dia

Com o slogan “O Shopping da Família”, o Center Norte tornou-se um lugar preferido dos moradores da Zona Norte. Foi o primeiro centro de compras da região. Ganhou a simpatia e, no primeiro domingo de abril (07/04), completou 40 anos.

Ao invés de felicitações, neste momento que deveria ser de comemorações, o rumo foi outro, com reclamações de frequentadores com a falta de segurança e casos desagradáveis envolvendo a ação de menores que, de acordo com relatos de frequentadores, promovem arrastões e furtos nas área se alimentação e nos estacionamentos.

Um reflexo do que veio a acontecer após os momentos da pandemia da Covid-19, onde  aparentemente houve um retrocesso no esquema de segurança do empreendimento, há cerca de seis anos.

O que os clientes pensam

Os clientes lembram que, naquela época, era tranquilo passear e fazer compras, já que a equipe de segurança era vista pelos frequentadores como competente, bem treinada e educada. Lembramos que, nesta época, era formada exclusivamente por funcionários do próprio shopping.

novos casos de insegurança
reprodução de comentários de clientes, no perfil @diariozonanorte no Instagram

Ainda, segundo os frequentadores, não se vê  nos dias de hoje a quantidade de seguranças, gentilezas e movimentações constantes de como era anteriormente.

Os comentários apontam também para problemas que afetam diretamente  a imagem do shopping.  Segundo comentários de clientes, “O Shopping Center Norte já não é o mesmo de muitas boas histórias  e  da total segurança do passado”.

novos casos de insegurança
reprodução de comentários de frequentadores – no perfil do @diariozonanorte no Instagram
O caso anterior 

Com isto, já no ano passado (05/09/2023), este jornal recebeu reclamações de leitores e moradores da Zona Norte, com a publicação: Clientes reclamam sobre a insegurança dentro do Shopping Center Norte. Era a preocupação de ocorrências de uma suposta “gangue” de menores de idade que estava agindo nos corredores e junto à Praça de Alimentação, onde pegavam facas para ameaçar e pressionar  os clientes.

novos casos de insegurança
comentários de frequentadores no perfil @diariozonanorte no Instagram em setembro de 2023

Naquela oportunidade, a direção do shopping demorou e respondeu com uma nota evasiva que tinha tomado providências e informava que  “os serviços de uma empresa especializada em abordagens socioeducativas, composto por orientadoras e assistente social” .

E a nota ainda acrescentava que contava com  apoio da “Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade (ARCAH) para reintegração e desenvolvimento social sistêmico de pessoas em situação de rua”. E, por fim, encerrava a nota que mantinha constantes agendas com os órgãos públicos da região “a fim de contornar a situação de forma mais humanizada e digna possível”.

E tudo acontece de novo

Depois de cerca de sete meses,  os clientes chegam a conclusão e comentam que nada adiantou nos argumentos e tratativas do shopping. No último domingo (07/04/2024), um leitor e frequentador do Center Norte encaminhou um relato dramático acontecido com seu filho com outros amigos que foram abordados por um grupo de adolescentes, no ambiente da loja do McDonald´s, ao lado do prédio do Carrefour.

O Serviço de Atendimento do Cliente (SAC) e a segurança do shopping foram acionados, e nada fizeram: “não podem fazer nada pois os autores do arrastão são menores de idade”…  O caso foi lavrado em Boletim de Ocorrência  (B.O.) da Policia Civil leia a matéria com detalhes aqui.

O outro lado

Pedimos um posicionamento sobre o assunto ao Shopping Center Norte, por meio de sua Assessoria de Imprensa (Edelman), pontuando a grande repercussão dos leitores sobre outros acontecimentos de insegurança. Recebemos uma curta e evasiva nota na 5ª.feira (11/04/2024), que publicamos na íntegra:

O Shopping Center Norte informa que colabora com as autoridades e mantém agendas constantes com os órgãos públicos da região, além de contar com rígidos protocolos de segurança, investindo frequentemente em reciclagens e treinamentos de suas equipes e em novos sistemas de segurança, para garantir o bem-estar de todas as pessoas que circulam diariamente pelo local”.

McDonald’s e Carrefour

Como o McDonald´s e o Carrefour fazem parte da situação e dos comentários,  o jornal levou o assunto ao conhecimento dessas empresas, por meio de suas Assessorias de Imprensa ( InPressPNI e Loures ), que até o fechamento desta matéria, não encaminharam retorno se aconteceram reuniões para discutir o assunto e quais soluções junto à diretoria do Shopping Center Norte  a serem tomadas para segurança dos clientes.

A repercussão

O compartilhamento da publicação da reportagem do DiárioZonaNorte  alcançou 130 mil contas no Instagram, 1.172 curtidas, 2.608 compartilhamentos e 249 comentários de leitores que passaram a mesma situação de insegurança nas dependências internas do shopping.

Sem contar outras mídias sociais do jornal, a reportagem publicada no site de notícias foi lida por mais de 400 mil pessoas, cerca de 20% do universo mensal de mais de 2 milhões de leitores de nos acompanham.

Lembrando que na página do Reclame Aqui (clique aqui)  consta também reclamações sobre insegurança e outros casos.

reprodução de reclamação publicada na Plataforma de Direito do Consumidor ReclameAqui

Após a publicação da matéria no DiárioZonaNorte, nossa redação recebeu uma nova avalanche de telefonemas, mensagens por meio do WhatsApp e e-mails de leitores que passaram por situações semelhantes.  Destacamos abaixo, algumas delas.

Reprodução de e-mail de leitor

Reprodução de e-mail de leitora

novos casos de insegurança novos casos de insegurança novos casos de insegurança novos casos de insegurança novos casos de insegurança