Tempo de Leitura: 8 minutos

nápoles

da Redação DiárioZonaNorte

O mundo gira conforme as oportunidades de grandes empreendedores. E assim também aconteceu com o empresário Pedro Amilton da Silva,  62 anos, que mesmo sem tradição de pai para filho no ramo da panificação, arriscou-se no mercado e  deu muito certo.

Ele ficou envolvido vários anos nos ramos de material de construção e transporte, mas sentia que algo faltava à sua carreira. Um belo dia, surgiu a oportunidade que esperava, e resolveu trocar tudo pela produção de pães, mesmo sem experiência.

Foi em São Mateus, na Zona Leste, que Pedro fez sua estreia no ramo da panificação ao comprar a Padaria Fusco — com ajuda de seu pai Amilton da Silva e o irmão mais novo, Sidney da Silva.. Mudou radicalmente de vida, dedicando-se totalmente por nove anos a apreender absolutamente tudo sobre o negócio.

Padaria Yara no bairro Penha de França

Em 1996, Pedro, também com o apoio do irmão Sidney, investiu na compra da Padaria Nova Yara – fundada em 1976 no centro da Penha.

Da Penha para o Anália Franco

Em 2018, eles viram outra oportunidade, agora na região do Tatuapé. Escolheram e adquiriram um ponto comercial na rua Acuruí, onde já havia funcionado a padaria Luxo Real, que encerrara suas operações.

Não restou nada da estrutura antiga da casa que após vários meses de reformas, deu lugar a um projeto mais moderno, com um aproveitamento funcional do lugar. Em julho de 2018 nascia a Casa Nápoles, com uma proposta gastronômica diversificada — atendendo diversos públicos e seus variados paladares. 

Fachada da Casa Nápoles, localizada np bairro Anália Franco

A Casa Nápoles está localizada em uma das áreas nobres da cidade, no bairro do Jardim Anália Franco, na Zona Leste, próximo do Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) –  parque bastante frequentado na região —  com uma área de  286 mil m²  com várias atividades esportivas e culturais —, de onde a padaria recebe um grande fluxo de fregueses, no meio de moradores da região e pessoal que trabalha no comércio local.

Trabalho a muitas mãos

O gerenciamento da padaria é feito pelos sócios Sidney Silva e a sobrinha Natália Macedo da Silva, de 28 anos, formada em Nutrição e experiência no comércio. Ela é filha de Pedro Amilton da Silva – que cuida da Padaria Nova Yara, junto com a esposa Mari Macedo, e  a Júlia, filha do Sidney —– tudo em família.

Sidney da Silva, Pedro Amilton da Silva (meio) e Natália Macedo da Silva

A Casa Nápoles tem pela  manhã três gerentes e à tarde mais dois gerentes.  Aberta das 6 da manhã até 23 horas, a padaria conta com 150 funcionários, sendo seis padeiros em três turnos.

Da farinha ao pão

Na Casa Nápoles os pães brilham. Seja o tradicional pão francês ou os pães de longa fermentação, todos são elaborados com insumos de primeira linha e técnica apurada e se destacam pelo sabor e qualidade.

Temos a maior dedicação na produção de nossos pãezinhos franceses, que são maiores e especiais“, esclarece Natália. Segundo ela, as padarias produzem os pães dentro de um padrão de 50 gramas, mas na Casa Nápoles são bem maiores, chegando na faixa de 65 gramas.

pães franceses

Diariamente a Casa Nápoles utiliza cerca de 400 quilos de farinha e produz mensalmente 60 mil pães franceses além de uma imensa variedade de pães rústicos de fermentação natural, de ervas, de abóbora, pães recheados,  brioches, ciabattas, integrais, multigrãos, além do croissants, baguetes,  bisnagas, pães de metro com várias versões de recheios. Segundo Natália, são variações de pães que agradam e são comentadas pelos frequentadores.

pães de fermentação natural
Todos os paladares se encontram

A Casa Nápoles atrai uma legião de fãs em busca de seu diversificado mix de produtos.  Só para se ter uma ideia, aos domingos e feriados, há fila para o farto buffet de café da manhã –– uma espécie de cartão de visitas da casa, reconhecido pelos clientes como o melhor e mais completo serviço da região.

nápoles
Concorrido buffet de café da manhã

Diariamente a panificadora dispõe de café da manhã, almoço e jantar com opções sazonais de sopas e caldos, que lotam o restaurante de 172 lugares distribuídos em 48 mesas.   No almoço e jantar, os clientes desfrutam de um buffet  com uma variedades de frios, saladas e pratos quentes ou ainda, podem optar pelos pratos executivos da casa.

Paella no buffet de almoço

No cardápio, uma variedade imensa desde hambúrgueres produzidos artesanalmente  até porções, pratos a La Carte, que dão água na boca como bacalhau à Gomes de Sá, picanha á brasileira e o tradicional bife a parmegiana. A padaria chega ao esmero de oferecer até variedades de tapioca.

bacalhau à Gomes de Sá

E não deixa por menos, como opção, uma ilha de culinária japonesa em que os clientes pedem as opções em um cardápio variado, desde sushi até yakissoba,  sashimi,  tempurá, guioza  e temaki .

“Temos opções para todo mundo, uma família grande ficará bem satisfeita com os pratos diferenciados” , comenta Natália Macedo.

culinária japonesa de excelência
As redondas fazem sucesso

Diariamente, a partir das 17 horas, um potente forno a lenha já está à postos para os apreciadores de pizza que dispõem de um cardápio com 30 de sabores de pizzas salgadas e mais as pizzas doces. Como opção tem também os calzones (pizza fechada), de filé mignon, peito de peru ou de picanha. Ao lado, as esfihas salgadas ou doces.

Forno de pizzas e esfihas
Memória gustativa

Os salgadinhos resgatam os sabores de festas da infância e estão sob responsabilidade de seis mestres salgadeiros. Uma receita da casa e que faz muito sucesso é a coxinha, que disputa a preferência dos clientes com o pão de queijo, bolinho de bacalhau, empada de camarão, esfihas, tortas salgadas.

Bolo frapê

Os doces e sobremesas fazem sucesso, sejam nas versões individuais ou família. Na Casa Nápoles, onze confeiteiros produzem diariamente bolos, doces e tortas  de todos estilos e sabores.

Bolo de Reis e bolo piscininha de fubá com goiabada
Frango Assado 

Em um espaço com abertura voltada para a rua, máquinas assam frangos bem temperados,  dourados por fora e bastantes suculentos.  Aos finais de semana são preparados uma média de 360 frangos, sendo 160 aos sábados e 200 aos domingos.

360 frangos assados semanalmente
In Vino Veritas 

A Nápoles participa do movimento de popularização do vinho, no Brasil, em sua adega cerca de 250 rótulos de diversos países e estilos variados.  Para consumo no local, a casa oferece vinhos em taças de origem nacional e portuguesa.

Adega com vinhos e espumantes de vários países

Segundo a Natália, no próximo ano, a Casa Nápoles terá um profissional especializado –  como um  sommelier, para auxiliar os clientes na escolha dos vinhos — até com indicações para melhores harmonizações com os pratos.

Sem demissões

Durante a pandemia do Covid 19 nenhum funcionário foi demitido. “Foi um momento difícil para padaria, mas as famílias dos funcionários contava com o nosso esforço. Conseguimos segurar todos os funcionários e, com muito orgulho, ajudamos a ultrapassar aquele momento”,  lembra Natália.

Por outro lado, a padaria funcionou pela metade, mais na área de pães e produtos no delivery.  Foi nesta época que a empresa implantou o atendimento pelo Ifood.Antes era só o delivery da casa, com um movimento mais fraco e suficiente, e com o pessoal fechado em casa, o aumento explodiu“, finalizou.

Contra o desperdício

Com a intenção de combater o desperdício, a Casa Nápoles aderiu a plataforma Food to Save que intermedia a comercialização de sacolas com itens próximos ao vencimento, em valores até 50% mais baratos.  Nas sacolas, produtos surpresas em salgados, doces ou misto, que pode ser retirados na padaria ou entregues em casa. A produção de sacolas na Casa Nápoles está por volta de 40 unidades ao dia, mas pode aumentar a qualquer momento.

Sampapão

A Casa Nápoles, assim como a Nova Yara, são panificadoras associadas  ao Sampapão –– entidade que representa o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e a Escola Técnica de Panificação e Confeitaria  do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC),

De acordo com Natália, o apoio do Sampapão é muito importante para troca de experiências e um fator enriquecedor. A Casa Nápoles está sempre representada, nos encontros às 3ª.feiras,  para troca de experiências com os panificadores. “É uma grande união que podemos mostrar a nossa força. É um pilar muito importante para nossa classe“, comentou ela.

Sobre o IDPC, que oferece vários cursos de panificação e confeitaria, seja nas instalações do Sampapão ou “in company”, a empresária comenta: “É outro apoio de que recebemos e podemos usufruir para o treinamento de nossos funcionários, que podem aprender, aperfeiçoar e trazer novidades e benefícios para a Casa Nápoles“.

Frios selecionados, doces gelados e salgados variados
Padocaria SP 2023

Com o objetivo de valorizar a história, a cultura, produtos e serviços e os profissionais das padarias em São Paulo, o jornalista Miguel Icassatti e o gastrônomo Eduardo Maya, idealizaram o concurso Padocaria SP, com o apoio do Sampapão.  Com votação popular e um júri de especialistas são escolhidas as melhores padarias nas cinco zonas da cidade, em várias categorias

O concurso está em sua terceira edição e, como parte das ações de divulgação, os organizadores promoveram Caravanas de jornalistas e influenciadores digitais que visitaram as cinco finalistas em cada região da cidade. O  DiárioZonaNorte foi convidado a participar e visitou três das padarias finalistas da Zona Leste: a Casa Nápoles (assunto desta matéria), a Confeitaria Vera Cruz e a Cepam

Miguel Icassatti, Francimar Santos e Wilson José Pereira Lima

Em nossa visita, estávamos acompanhados de Wilson José Pereira Lima — representando a Nita Alimentos –– patrocinadora oficial do concurso,  que presenteou os diretores da panificadora com um kit exclusivo com as farinhas da empresa: a Nita Farinha Italiana 00, Nita Farinha 100% Integral e Nita Farinha Fermentação Natural.

Sobre a classificação da Casa Nápoles — bem como sua co-irmã Nova Yaraentre as finalistas da Zona Leste e a possibilidade de uma delas levar o título de melhor Padaria da cidade: “É a nossa visibilidade e a consagração do trabalho de nossa equipe. Estar em um concurso importante, como o Padocaria, é ter prestígio e reconhecimento. O atendimento é marca forte com os nossos fregueses. Só de estar entre as finalistas é a glória! Agora, é aguardar os resultados e torcer os dedinhos para a vitória”. E Natália faz o sinal torcendo os dedos para dar boa sorte!


Serviço

  • Endereço:  Rua Acuruí, 572 – Jd. Anália Franco
  • Referências: próximo do CERET
  • Funcionamento: 6 às 23 horas
  • Telefone: (11) 2364.0548
  • WhatsApp: (11) 9-9304.3701 (pedidos)
  • Site: www.casanapoles.com.br
  • E-mail: clique aqui
  • Instagram: clique aqui
  • Facebook: clique aqui
  • Estacionamento: 16 vagas e + Valet