Tempo de Leitura: 6 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Padocaria SP 2023 – o concurso que celebra a história, cultura e gastronomia oferecida pelas padarias de São Paulo –  entra em sua reta final.  Foram escolhidas pelo voto popular 25 padarias localizadas nas cinco regiões da cidade.

Nesta fase,  além do voto popular que seguiu até 12/11 pelo site padocariasp.com.br – um júri formado por especialistas em gastronomia e pessoas que “vivem São Paulo” visitam de forma anônima todas as classificadas.  No dia 23 de novembro, serão divulgadas as melhores padarias da cidade, em diversas categorias.

O Concurso Padocaria SP está em sua terceira edição e foi idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti  e o gastrônomo Eduardo Maya – também criadores do Comida Di Buteco e tem o apoio do Sampapão.

Caravana Padocaria SP

O DiárioZonaNorte se juntou a Caravana da Padocaria SP 2023 – formada por jornalistas e comunicadores digitais e conhecemos algumas padarias na Zona Leste de São Paulo, entre elas a quase centenária Confeitaria Vera Cruz – localizada na Avenida Celso Garcia 3.784, no bairro do Tatuapé – Zona Leste de São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, a Vera Cruz está entre as Top 5 do Padocaria SP. 

Diáspora Madeirense

Fundada por portugueses originários da Ilha da Madeira em 1924, inicialmente como um armazém de secos e molhados, hoje ela está na segunda geração de uma mesma família. Honrando sua origem e a tradição da diáspora madeirense, na Vera Cruz a mesa é farta e atendimento cordial.  O nome Vera Cruz é uma homenagem a histórica caravela portuguesa.

Sustentabilidade

Com 160 funcionários – alguns com décadas de casa, a Vera Cruz se transformou em um centro gastronômico de excelência, onde tradição e modernidade andam de mãos dadas com a sustentabilidade. Para isso, investe em material biodegradável, lenha autossustentável e  óleo certificado de forma a reduzir a emissão de carbono.

É uma das poucas padarias da cidade, com um gerador de energia próprio e  ambientes estratégicamente separados e climatizados para a manipulação e higienização de verduras e legumes, produção de pães, produção de itens de  confeitaria,  produção de salgados, elaboração de pizzas e cozinha – distribuídos em três andares e atendidos por um moderno sistema de exaustão.

Confeitaria bem executada, como nos mini sonhos de creme

No prédio ainda, robustas câmaras frigoríficas para armazenar carnes, peixes, legumes e verduras, frios e queijos, garantem a qualidade dos produtos oferecidos a clientela fiel.

Vera Cruz
Gerador de energia

É um negócio de nossa família. Meu pai ficou 57 anos trabalhando aqui, diuturnamente com outros dois sócios – que ainda estão conosco.  Meu pai faleceu há dois anos, quando estava com 88 anos.  Tínhamos uma estrutura de padaria antiga e, com o tempo e muito trabalho fomos adaptando e modernizando, até chegar no ponto em que estamos hoje“, comenta Álvaro Dietrich Garcia – um dos sócios da Vera Cruz.

Álvaro Dietrich Garcia – Sócio da Confeitaria Vera Cruz

Modesto, Garcia – que é arquiteto de formação e atuante na área, afirma que ainda que há muita coisa para ser feita.

A Vera Cruz utiliza cerca de 600 sacos de farinha por mês na produção de seus produtos. Em uma “conta rápida de padeiro”, cada saco tem 25 quilos – o que totaliza 15 toneladas.

Vera Cruz
Salão sempre lotado de clientes para o café da manhã na padaria

O salão tem um ambiente amplo e elegante. No disputado balcão, famílias inteiras vão em busca de café bem tirado, do pão crocante com manteiga na chapa, sanduíches clássicos, hambúrgueres suculentos, pratos rápidos e pizzas em fatias – assadas nos quase centenários fornos a lenha.

Pizza assada em um dos fornos centenários.
Painel de Eduardo Kobra

Na parede lateral da panificadora, o destaque fica para o mural em tons de sépia produzidos pelo artista Kobra. Parte da sérieMuros da Memória” este “captura” a imagem da “Praça da Sé  1915“.

vera cruz
Detalhe da obra “Muros da Memória – Praça da Sé 1915” – de Eduardo Kobra

Essa série de painéis, datada de 2007, foi um divisor de águas na carreira de Eduardo Kobra – autodidata e hoje um artista reverenciado em cinco continentes.  O projeto ganhou destaque na mídia, por retratar o universo das fotos da São Paulo antiga e pelo uso dos tons de sépia ou preto e branco, com um estilo diferente de grafite daquele que até então se espalhava pelos grandes centros urbanos.

A série “Muros da Memória” além de belíssima, resgata o censo de pertencimento dos moradores. E, essa São Paulo da década de 10 e dos famosos bondes – indiretamente resgata parte da história da Vera Cruz, já que os moradores da região faziam da Confeitaria um point após descerem dos bondes vindos da “cidade”.

Mundo de sabores 

É consenso entre os moradores do Tatuapé que, na Vera Cruz, você  encontra sempre tudo para preparar desde uma reunião intimista até uma ceia completa para muitas pessoas.  Pães diversos, salgadinhos, discos de pizza pré-assados, uma variedade incrível de frios e antepastos,  doces e bolos…

Adega

Seguindo a tendência da cultura do vinho em padarias, a Vera Cruz tem uma adega bacana, que atende tanto quem deseja beber no local ou levar para casa. Os rótulos seguem estilos variados, com opções para todos os gostos e bolsos.

Restaurante Vera Cruz

Ao lado da padaria o Restaurante Vera Cruz, com a mesma qualidade da casa mãe, ofere experiências gastronômicas no café, almoço e jantar nos sistemas à lá carte e selfie service, com um cardápio variado que harmoniza bem com a carta de vinhos. O ambiente do restaurante tem decoração contemporânea, é climatizado e tem isolamento acústico.  

Vera Cruz
Espeto Especial (picanha, lombo, filé mignon, linguiça, fritas, arroz e farofa)

O restaurante foi uma consequência natural do sucesso da Confeitaria Vera Cruz, que já não comportava o grande número de clientes em busca dos famosos pratos e pizzas artesanais.

Vera Cruz

Farinhas especiais

Os jornalistas e comunicadores participantes da visita da  Caravana da Padocaria – SP 2023 na Confeitaria Vera Cruz, estavam acompanhados de  Wilson José Pereira Lima – representando a Nita Alimentos – patrocinadora oficial do concurso,  que presenteou os sócios da padaria com um kit exclusivo com as farinhas da empresa: a Nita Farinha Italiana 00, Nita Farinha 100% Integral e Nita Farinha Fermentação Natural.

Vera Cruz
Ricardo Garcia, Felipe Garcia, Álvaro Dietrich Garcia, Wilson José Pereira Lima e Miguel Icassatti
Turismo Gastronômico

A Confeitaria Vera Cruz está presente no Guia Turístico das Padarias, uma iniciativa do Sampapão – entidade que representa o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e a Escola Técnica de Panificação e Confeitaria  do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC), com apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Viagens de São Paulo.

Secretário Roberto de Lucena e Rui Gonçalves, com o Guia das Padarias

A publicação foi lançada em 17 de outubro de 2023, em uma cerimônia realizada no auditório da entidade, com as presenças de Rui Gonçalves – presidente da entidade e do secretário Roberto de LucenaLeia a matéria aqui.

Com 60 páginas, o Guia Turístico  das Padarias reune 150 padarias paulistas e sua gastronomia peculiar e as introduz no universo do turismo gastronômico.  A publicação é gratuita e pode ser acessada em pdf neste link.

Serviço:
Confeitaria Vera Cruz
  • Avenida Celso Garcia, 3784
  • Tatuapé – São Paulo
  • Estacionamento Rua Tuiuti, 1174
  • Telefones: (11) 2098-2045 – (11) 2090-0545
  • Instagram: @confeitariaveracruz