Tempo de Leitura: 6 minutos

Padocaria-SP

por Maurício Benassatto – da Redação DiárioZonaNorte

  • Com dados do Sampapão, a capital paulista e sua região metropolitana, composta por 39 municípios, abrigam nada menos que 6 mil padarias;
  • Só na cidade, as padarias empregam 200 mil funcionários e 900 mil em 16 mil padarias no estado;
  • No Brasil, calcula-se em 72 mil padarias.

A “padaria,” ou carinhosamente chamada de “padoca,” é mais do que um simples local para comprar pão. Ela é uma extensão cotidiana das residências, das famílias, proporcionando um sentimento de pertencimento e de amizades. Presente desde o café da manhã até o happy hour com a pizza de balcão no final do dia,  as padarias são fundamentais na vida dos paulistanos.

Padocaria-SP
Miguel Icassatti, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves e Eduardo Maya

Durante o anúncio da terceira edição do Padocaria-SP 2023, na coletiva de Imprensa realizada no auditório da Associação e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), foram reveladas importantes atualizações no concurso,  que tem o apoio da entidade e o patrocínio de Nita Alimentos e Zero Cal.

Padocaria-SP
Representantes da Nita Alimentos, Padocaria, Sampapão e Zero Cal
A importância do concurso

Os organizadores da Padocaria-SP, o jornalista Miguel Icassatti e o gastrônomo Eduardo Maya – também criadores do Comida Di Buteco -, fizeram um balanço minucioso e mostrando as regras através quadros e estatísticas em um telão. O evento irá revelar quais são as Melhores Padarias da cidade e mais sete categorias gastronômicas, presentes neste universo.

O Padocaria-SP valoriza a história, a cultura, os produtos e serviços e dos profissionais da panificação, engajando os frequentadores dos estabelecimentos participantes, que podem votar em suas padarias prediletas em todas as regiões da cidade – Norte, Leste, Sul, Oeste e Central.

Padocaria-SP

Votação 

Desde 29 de setembro até 15 de outubro, acontece a primeira fase do concurso com a votação digital aberta ao público – entre elas, a novidade com a Melhor Pizza de Padaria. No ano passado, o Padocaria-SP incluiu outra paixão paulistana: o Melhor Frango Assado – que este ano deu lugar à pizza. Já na segunda fase – que ocorre entre os dias 30 de outubro e 12 de novembro,  classificará as cinco padarias mais votadas em cada região.

O público pode votar em sete categorias: melhor pão francês, café, pão na chapa, doce, serviço de frios, time de chapeiros, melhor padaria e a melhor pizza.  “O voto é livre, direcionando o voto para qualquer padaria do conhecimento e preferência do votante“, acrescenta Eduardo Maya.

Um novo critério também para este ano: uma padaria poderá ser premiada apenas uma vez, nas posições do ranking, em cada uma das categorias. A escolha vai de acordo com o número de votos absolutos.

Impacto no “business” padaria

Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, presidente do Sampapão, destacou a relevância do Padocaria-SP, enfatizando que “quem vota é o cliente da padaria, nosso maior patrimônio.” Ele também expressou sua satisfação com o terceiro ano do concurso e as inovações introduzidas nesta edição.

Padarias não precisam pagar para participar do Padocaria-SP nem fazer inscrições prévias. Elas são encorajadas a continuar oferecendo serviços de alta qualidade aos clientes, incentivando o engajamento dos frequentadores na votação de suas padarias favoritas.

Padocaria-SP
Eduardo Maya,  Gustavo Fernandes, Miguel Icassatti  e Rui Manuel Rodrigues Gonçalves

Em seguida, o empresário Gustavo Fernandes, da Panificadora Ceci, vencedora do ano anterior como a melhor padaria da Zona Sul (Planalto Paulista) e  também de toda a cidade, compartilhou os benefícios do concurso em seu negócio, além dos resultados alcançados.

Padocaria-SP
Página para votação

Como votar

Esses entusiastas das padarias podem votar acessando o site auto-explicativo www.padocariasp.com.br, onde é necessário fazer um pequeno cadastro para evitar fraudes na votação – validado por e-mail. Os votantes podem indicar um estabelecimento diferente para cada categoria, resultando em prêmios separados para todas as oito categorias neste ano.

Após a seleção das padarias de cada região e de seus serviços, um júri técnico composto por 25 pessoas – incluindo professores de gastronomia, jornalistas e especialistas na área -, visitará as padarias finalistas “às escondidas e sem identificações”,  que participarão da fase final da eleição.

A data de 23/11/2023 (5ª feira) marcará o anúncio dos vencedores em todas as categorias, incluindo as melhores padarias de cada região e o grande prêmio de “Melhor Padaria de São Paulo de 2023″. A transmissão ao vivo ocorrerá no Instagram (@padocariasp).

Melhor pãozinho é da Zona Norte

Vale a pena mencionar os vencedores das edições anteriores do concurso. No primeiro ano (2021), a padaria Estado Luso, na Vila Paulicéia, ganhou na categoria de “Melhor pãozinho”  e “Melhor Padaria da Zona Norte”. E a Melhor Padaria de São Paulo foi a CEPAM, da Vila Prudente (Zona Leste) – a maior panificadora da América Latina.

Balcão da Padaria Estado Luso e os prêmios recebidos na Edição 2021 do Padocaria

No ano seguinte (2022), a Estado Luso conquistou  novamente o prêmio de “Melhor Pãozinho” de toda a toda a cidade – (veja a matéria aqui) -, enquanto a Panetteria ZN (localizada na Avenida Engenheiro Caetano Álvares, no Mandaqui), foi nomeada a melhor padaria da região.

Relação de premiados nas edições 2021 e 2022
Zona Norte no páreo novamente

Neste ano, além das participantes anteriores, a tradicional Padaria Leão XIII, com 30 anos de história no Jardim São Bento, apontada como uma das melhores na confecção de pizzas, estará na disputa com outras concorrentes  da Zona Norte.

São Paulo abriga um grande número de padarias de qualidade, que a tendência e a importância do concurso deve receber muitos votos e novas padarias participantes. Nos dois anos anteriores, o concurso registrou mais de 100 mil votos e indicou 750 padarias.

Eduardo Maya, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves e Miguel Icassatti
O pão no Guia Turístico

Além disso, o presidente do Sampapão, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, anunciou que, no Dia Mundial do Pão, comemorado em 16 de outubro (2ª feira), além da tradicional distribuição de pães na Avenida Paulista, será lançado o Guia Turístico da Panificação, que fará parte do Guia Turístico do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo-SP.

O guia destacará informações sobre padarias históricas, como a Padaria Santa Tereza (na Praça João Mendes, no centro), que tem 150 anos, e fornecerá detalhes sobre os melhores pães franceses ou italianos, cafés e outras atrações nas proximidades de pontos turísticos da cidade — como por exemplo o Museu do Ipiranga ou o Autódromo de Interlagos.

Em resumo, o Padocaria-SP 2023 está em pleno andamento, celebrando o papel central das padarias na vida dos paulistanos e reconhecendo as melhores em diversas categorias. É uma oportunidade para os amantes de padarias votarem em seus estabelecimentos favoritos e explorarem ainda mais o mundo da panificação em São Paulo.


Serviço


 

d