Home Bem Estar Dia D de Multivacinação abre 470 UBSs à espera de crianças e...

Dia D de Multivacinação abre 470 UBSs à espera de crianças e adolescentes

Tempo de Leitura: 3 minutos

470

  • Os locais estarão abertos, das 8 às 17 horas, ofertando as vacinas do calendário vacinal básico; e
  • As unidades realizarão também o Avança Saúde – Mulher

As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8 às 17 horas, para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para verificação do esquema vacinal e atualização de carteirinhas. A vacinação ocorrerá também nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7  às 19 horas

É o Dia D de Multivacinação, com foco na campanha que teve início no dia 30 de setembro na cidade, é a nova ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo desta campanha, que ocorre até 31 de outubro, é elevar as coberturas vacinais, reduzir a disseminação de doenças imunopreveníveis e impedir a reintrodução de doenças erradicadas. Serão ofertadas vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

De 30 de setembro até 05/10 (5a.feira), foram aplicadas 71.364 doses de diferentes vacinas na população de até 15 anos de idade.

A lista das unidades está disponível na página Vacina: clique aqui

470

Sampa: Busca ativa

A Secretaria Municipal da Saúde  intensifica, também durante a campanha, a busca ativa de faltosos à vacinação, estratégia já adotada rotineiramente pelas unidades, onde é feita a identificação de indivíduos com esquema vacinal incompleto por meio dos registros dos sistemas de informação de imunização.

Desta forma, as  UBSs podem programar ações de busca de crianças com vacinação em atraso, em suas respectivas regiões. Entre as principais atividades estão as ligações telefônicas e visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde intensificou as ações de atualização vacinal de estudantes do ensino infantil, fundamental e médio por meio da entrega da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais.

A DVA é um documento emitido pelas UBSs, regulamentada desde 2021, que visa controlar a situação vacinal dos educandos e garantir a imunização completa das crianças de acordo com o calendário de vacinação vigente, contribuindo, assim, para a proteção necessária de toda a comunidade escolar contra as doenças imunopreveníveis. No documento consta também a data de retorno à UBS para cumprimento do calendário vacinal estabelecido.

capital 470

Mensagens com aviso via SMS

Desde agosto deste ano, o Programa Municipal de Imunizações (PMI) adotou uma ferramenta que notifica, por meio de mensagens de texto (SMS), munícipes que estão em atraso vacinal e sobre as próximas datas de imunização. Os avisos são enviados para pessoas que possuem cadastro com número de celular no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).

De 30 de agosto até 5 de outubro, foram enviadas 338.387 mil mensagens de texto. O munícipe pode receber duas mensagens, uma com vacina em atraso ou com a data da próxima vacina a ser tomada.

Para munícipes com a imunização em atraso:

  • DE OLHO NA CARTEIRINHA: Consta em sistema que você ou sua criança tem vacina em atraso desde DD/MM/AAAA. Vá a uma UBS. Mantenha as vacinas em dia!

Para munícipes com a imunização próxima ao vencimento:

  • DE OLHO NA CARTEIRINHA: Você ou sua criança tem vacina a ser tomada em DD/MM/AAAA! Compareça a UBS a partir dessa data. Mantenha as vacinas em dia!

<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal da Saúde / SECOM >>

d