Home Cotidiano Desenho animado estimula o interesse das crianças pela vacinação contra o Covid-19

Desenho animado estimula o interesse das crianças pela vacinação contra o Covid-19

desenho
Produção/Arte: Gabriel Bitar
Tempo de Leitura: 4 minutos
desenho
  • Criada por médica brasileira,  desenho animado mostra de maneira divertida como a vacinação infantil contra a Covid-19 funciona no organismo.
  • Vídeo estreia em março no canal Futura

Uma competição de basquete entre coronavírus e anticorpos. É nesse clima de disputa pela saúde que a médica Camila Maciel mostra, em vídeo de animação, como a vacinação infantil é segura e fundamental contra a Covid-19.

animação
Produção/Arte: Gabriel Bitar

Quebrando o paradigma de que ciência é complicada, a animação explica, de maneira simples e leve, como age o imunizante dentro do organismo e como se dá a luta contra o vírus.  Com desenhos, cores e no formato de um jogo, a ideia é mostrar aos pequenos como a ciência faz parte do seu dia a dia, como as vacinas agem e como salvam vidas.

O público-alvo da série são as crianças, mas não só. Segundo a médica, as crianças são muito sensíveis ao trabalho educativo e acabam se tornando grandes influenciadoras na família, dando até bronca nos pais depois de verem os vídeos da série. Não à toa, cada episódio sempre tem uma criança como protagonista.

Os dados oficiais

Segundo dados do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, ao menos 2.500 crianças  morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Destas, 324 mortes na faixa dos 5 aos 11 anos, segundo levantamento dos Cartórios de Registro Civil, incluindo a primeira semana deste ano.

Mais de 1.400 crianças foram diagnosticadas com a temida Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2. Dados que mostram que a Covid-19 é hoje a doença prevenível por vacinação que mais mata crianças e adolescentes no Brasil.


Assista ao vídeo– clique na imagem:


O exemplo das crianças

“As crianças são agentes essenciais para a mudança de hábitos quando pensamos em educação em saúde: é mais barato e efetivo investir em prevenção. Nessa pandemia, vimos que o negacionismo dificulta a redução da mortalidade mesmo com a prevenção em mãos”, destaca Camila. desenho

No Brasil, a imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada pela Anvisa em 16/dezembro/21 e, em 20/janeiro/22, com a Coronavac, na faixa de 6 a 17 anos e começou a ser aplicada no país em janeiro. desenho

Em todo o mundo, as vacinas para crianças contra a Covid-19 têm se mostrado de enorme segurança, com 8,7 milhões de doses aplicadas só nos EUA. Como no vídeo de animação, que traz a ciência para o universo infantil, no “dream team” da vacina, a cesta é sempre de três pontos. desenho

desenho
Dra.Camila Maciel

” A chegada de uma nova variante como a Ômicron, com maior transmissibilidade, faz das crianças um grupo com maior risco de infecção. A vacinação infantil é fundamental e trará benefícios para toda a comunidade. No vídeo, mostramos, de forma leve e lúdica, como vacinas salvam vidas e como a criança pode aprender ciência brincando e desde cedo”, destaca Camila Maciel.

E a médica finaliza ao lembrar que “sempre fomos um exemplo para o mundo quando a questão é vacinação infantil, com a erradicação de poliomielite e o controle de doenças como sarampo, meningite, coqueluche. Agora, precisamos dar o exemplo também nesta pandemia”.

Quem está por trás da animação

A animação idealizada por Camila Maciel tem direção de arte de Gabriel Bitare Nathalia C. Forte; locução de Mariana Elisabetsky; produção executiva de Reynaldo Marchesini; e execução da Criatividade X, produtora educativa da qual  a médica é sócia.

O primeiro episódio da série falava sobre a importância de uso das máscaras e do distanciamento social de um jeito lúdico e divertido, com os vírus tentando escapulir da máscara e morrendo no meio do caminho graças ao distanciamento físico.

 “Dia de Vacina” é o segundo vídeo da série “O Menino da Máscara Amarela”, que contém sete episódios com dicas de prevenção em saúde, a serem exibidos nas redes sociais da médica e também, a partir de março, no Canal Futura. Divididos em pílulas de 1 minuto, os vídeos buscam educar, entreter, combater fake news e aproximar a ciência das crianças. Na acirrada disputa de basquete do vídeo, o maior jogador da defesa é a vacina.

Clique na imagem abaixo e assista também o episódio da máscara:


 


Sobre a médica Camila Maciel:

Médica, pesquisadora, cientista e professora, mineira de Baependi com 39 anos. Dra. Camila é médica endocrinologista formada pela Universidade de São Paulo (USP), doutora em Cardiologia pelo Incor-USP e pós-doutora em Epidemiologia e Medicina Preventiva pela Universidade de Boston.  A médica mora atualmente no Vale do Silício (EUA) e atua como pesquisadora-visitante da Universidade de Stanford. Colabora ainda com grupos das prestigiadas universidades HarvardMassachusetts Institute of Technology-MIT, onde foi pesquisadora-visitante de 2018 a 2020. 

Divulgadora científica incansável e multimídia, montou a Criatividade X, produtora que desenvolve projetos de ciência com entretenimento. Com formatos como vídeos, animações e, em breve, ebooks, busca aliar saúde e diversão, para impactar um público cada vez maior e para além dos muros acadêmicos. Criatividade com tecnologia para popularizar a ciência e humanizar a medicina.


<< Com apoio de informações/fonte: SG Comunicação & Imagem / Sheila Grecco >

d