Home Destaque CEPAM, da Zona Leste, de novo continua forte concorrente no Padocaria-2023

CEPAM, da Zona Leste, de novo continua forte concorrente no Padocaria-2023

Tempo de Leitura: 9 minutos

cepam

da Redação DiárioZonaNorte

  • Segundo dados do setor de panificação existem, atualmente, no Brasil, cerca de 70       mil padarias.
  • O consumo per capita do brasileiro é de 22,61 kg de pães por ano.
  • No Estado de São Paulo são 150 estabelecimentos e no país são empregadas          2,6   milhões de pessoas.

O surgimento do pão remonta a mais de 12 mil anos, originando-se na Mesopotâmia, junto com o cultivo do trigo. Inicialmente rudimentares, feitos com farinha misturada ao fruto do carvalho, esses pães primitivos eram achatados, duros, secos e, muitas vezes, amargos. A panificação sempre teve um lugar destacado na história, mencionada inclusive em passagens bíblicas, lado a lado com o vinho.

Transformou-se esse tempo todo, com qualidade e tipos diferenciados, e continua sendo um alimento essencial no mundo, sendo amado e adorado também pelos brasileiros. Os paulistanos tornaram as padarias com a extensão de suas casas, carinhosamente chamadas de “padocas”.

Prédio atual da CEPAM-Village

Para valorizar a história, a cultura, produtos e serviços e os profissionais das padarias em São Paulo, surgiu o Concurso Padocaria SP – idealizado pelo  jornalista Miguel Icassatti e o gastrônomo Eduardo Maya– também criadores doComida Di Buteco  que tem o apoio do Sampapão.  Com votação popular e um júri de especialistas são escolhidas as melhores padarias nas cinco zonas da cidade, em várias categorias

Caravana Padocaria SP

Uma forte concorrente está localizada na Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. Com quase 50 anos, a CEPAM foi eleita na primeira edição do Padocaria SP – em  2021 na categoria de “a melhor padaria de São Paulo e de sua região como “melhor sanduíche, “melhor docee “melhor pão na chapa“. Em 2022, a CEPAM ficou com o título de “melhor padaria da Zona Leste“.

Em sua terceira edição, o  Padocaria SP -2023 –  que no próximo 23 de novembro divulgará as vencedoras da disputa –  a CEPAM permanece como uma uma forte concorrente.

O DiárioZonaNorte foi convidado a participar de uma das Caravanas Padocaria SP – que visitou três das padarias finalistas da Zona Leste. Nossas percepções sobre estes dois outros estabelecimentos renderam matérias separadas sobre o assunto.  

Além da CEPAM, visitamos a quase centenária Confeitaria Vera Cruz – veja a matéria aqui – no Tatuapé e a badalada  Casa Nápoles Padaria – no Anália Franco.  

cepam
Foto histórica da CEPAM em 1968 – uma pequena padaria da região de Vila Prudente,já com apoio da Nestlé.
A história dentro da história

A Panificadora e Confeitaria CEPAM teve sua origem em 1968, em um modesto espaço de apenas 60 metros quadrados. Em um ano marcado por eventos históricos significativos, conhecido entre os historiadores como “o ano que não terminou”.

Nesse período, enquanto o mundo testemunhava eventos como o assassinato de Martin Luther King e Robert Kennedy, além de movimentos estudantis contra diversas questões, no Brasil, era instituído o Ato Institucional nº 5 – o famoso AI-5, marco da ditadura no Brasil.

O nome CEPAM, embora suscite curiosidade, é uma homenagem ao Colégio Estadual Professor Américo de Moura, onde os quatro fundadores estudaram. Além de uma forma de agradecer pela educação recebida, era uma maneira de diferenciar-se dos nomes tradicionais, muitos deles ligados a santos ou referências portuguesas ou nomes de bairros.

Maior Padaria da América Latina

A trajetória da CEPAM é um testemunho de crescimento gradual e constante. Expandiu-se ao longo de quase 50 anos, evoluindo de seu pequeno espaço da inauguração –  que além de padaria atendia os moradores da época como uma espécie de mercadinho – para uma área de  2.500 m², divididos em três andares, ocupando quase um quarteirão inteiro.

Considerada a maior panificadora da América Latina – talvez do mundo -, tornou-se mais do que uma simples padaria, em função de sua visão empresarial e muito trabalho,  agregando outros produtos e serviços.

João Diogo, presidente da CEPAM-Village
Gerenciando uma empresa

João Diogo, atual presidente da CEPAM, cresceu junto com a panificadora. Teve um período duro, com a morte de seu pai, um dos quatro sócios fundadores, vítima de um acidente de carro em 1974.

Tempo após, João assumiu a liderança, transformando a CEPAM em um império empresarial – sendo assessorado pela atual equipe composta de Ronaldo Macarrão (gerente industrial); Reinaldo Bertagnonm (gerente Comercial); e Roselaine Pimentel (gerente de Qualidade). 

cepam
Silvio – responsável pela operação do Frango Assado e Ronaldo Macarrão – gerente industrial da CEPAM

Com sua abordagem simples e um sorriso acolhedor, o presidente, aos cerca de 80 anos, trata a CEPAM como sua casa, não gostando do termo “padaria”, preferindo chamá-la de “panificadora” – referindo-se sempre como “nossa casa”, demonstrando apreço pelos funcionários e  diretoria.

Conforto e variedade

A CEPAM  se consolidou  rapidamente como ponto de encontro de famílias e amigos, na Zona Leste de São Paulo, atraindo uma multidão, seja para refeições diárias ou comemorações.

Seja para um café bem tirado ou chocolate quente, acompanhado por um pão na chapa com manteiga, requeijão ou Nutella, para uma fatia de panetone barrada na manteiga na chapa – com doce e leite ou Nutella para uma fatia de pizza ou o happy hour com os amigos, a CEPAM está sempre pronta.

Tábuas de frios e sanduíches de metro preparados sob encomenda

Além de todos os tipos de sanduíches,  das pizzas concorridas,  o restaurante oferece uma variedade de pratos, sanduíches, pizzas, carnes, massas, até mesmo comida japonesa. Por ali, o que mais vende é o filé a parmegiana.  Entre os salgados, a coxinha e o bolinho de bacalhau da CEPAM são imbatíveis.

Movimento do almoço de domingo

Um  robusto buffet de café da manhã oferece mais de 100 variedades, entre frios, pães e bolos. Nos períodos de frio, a CEPAM oferece um buffet de sopas e caldos.

O amplo salão mede exatos 500 metros², distribuído em dois pisos, acomoda confortavelmente até 539 pessoas sentadas. Ele surgiu naturalmente, já que os clientes recebiam os sanduíches e pediam o prato para comer no balcão. O presidente da CEPAM  lembra: “os sanduíches enormes, com bastante recheio  dificultava um pouco para saboreá-lo“.

cepam
Itens sazonais do buffet de café da manhã
Disney

A CEPAM é a Disney da panificação. Vá com tempo… São tantas opções de pães, petit-fours, frios, uma grande variedade de tortas e doces.  Primeiro dê uma volta e observe as várias vitrines do lugar e comece “comendo com os olhos”…  Não esqueça de levar para casa um dos panetones  ou chocolates Village – marca própria da CEPAM – sempre fresquinhos e muito saborosos.

Para os enófilos (experientes ou iniciantes no mundo do vinho), uma adega bem variada, com rótulos de vários estilos e nacionalidades.

adega com rótulos de vários países, para todos os gostos e bolsos

A CEPAM também é recordista quando o assunto é frango assado. Bem temperado, de casquinha crocante e no ponto correto, aos finais de semana são vendidos 600 unidades – 200 aos sábados e 400 aos domingos. Para dar conta do movimento, os frangos são comercializados em um local separado.

donuts

Ainda sobre o movimento de clientes. Ele é intenso: circulam, aos sábados e domingos, mais de 8 mil pessoas. “Aqui é um trabalho intenso, todos os 363 dias do ano, pois só fechamos no Natal e na passagem do Ano Novo“, orgulha-se João Diogo –  que tem o mesmo ritmo e está atento a tudo, todos os dias, circulando e conversando com os fregueses.

Na saída, nada de filas imensas… Os frequentadores dispõem de 11 caixas e também um amplo estacionamento.

cepam
16 mil pães franceses produzidos por dia
Os pãezinhos  e salgados

Mas na CEPAM são produzidos todos os dias cerca de 16 mil pãezinhos franceses. Com sua área industrial funcionando 24 horas, a  panificadora utiliza mensalmente três toneladas de farinha de trigo, fornecidas pela Nita Alimentos.

cepam
três toneladas de farinha de trigo por mês são utilizadas pela CEPAM

Os jornalistas e comunicadores participantes da visita da  Caravana da Padocaria – SP 2023 na CEPAM, estavam acompanhados de  Wilson José Pereira Lima e  Mibzar Mendes Ribeiro – ambos representando a Nita Alimentos – patrocinadora oficial do concurso,  que presenteou os diretores da panificadora  padaria com um kit exclusivo com as farinhas da empresa: a Nita Farinha Italiana 00, Nita Farinha 100% Integral e Nita Farinha Fermentação Natural.

Marcelo Diogo, Ronaldo Macarrão, Mibzar Mendes Ribeiro, Wilson José Pereira e Miguel Icassatti
Tudo pelas equipes

São mais de 520 funcionários na parte da panificadora. Esse número ultrapassa mil colaboradores se somarmos as pessoas que trabalham nas linhas de produção do panetone Village e dos ovos de Páscoa. Um detalhe, durante o período da pandemia do Covid-19, a CEPAM manteve todos os seus colaboradores.

Uma equipe com 30 confeiteiros abastece diariamente a CEPAM

O presidente da CEPAM enfatiza a importância da equipe, com funcionários que acumulam até 48 anos de casa. Ele destaca também, o constante treinamento e a interação diária para o sucesso das empresas. Segundo ele: “O sucesso da CEPAM é a equipe que ela tem“.

Grandes Marcas

A CEPAM se destaca por seu trabalho na área de “private label” com grandes marcas, onde, por meio de parcerias estratégicas,  é responsável pela produção de produtos de panificação para marcas como Nestlé, Coca-Cola,  Unilever, Qualitá – marca própria do Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Makro Atacadista.

Linha de produtos de marca própria – Village

Na área de chocolateria, a CEPAM produziu durante 25 anos os Ovos de Páscoa da Nestlé e por quatro anos para a italiana Ferrero Rocher, quando a empresa chegou ao Brasil. Em 2016, começou a produzir ovos de chocolate para a americana Hershey. 

Com sua marca própria Village, a CEPAM se posiciona como o segundo maior produtor brasileiro de panetones, fabricando cerca de 150 mil unidades por dia, com produção iniciando a partir de setembro.

Inovadora, a empresa foi pioneira em tipos light, além de lançar produtos sem açúcar e sem lactose. Sua excelência na produção permitiu exportações para o Japão e Estados Unidos.

Além da produção própria, a CEPAM possui contratos de licenciamento com marcas renomadas, como Galinha Pintadinha e Scooby-Doo.

Padarias e o Turismo  Gastrônomico

A CEPAM está presente no Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo, uma iniciativa do Sampapão – entidade que representa o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Pauloa Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e a Escola Técnica de Panificação e Confeitaria  do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC), com apoio da Secretaria de Estado do Turismo e Viagens de São Paulo.

Secretário Roberto de Lucena e Rui Gonçalves, com o Guia das Padarias

A publicação foi lançada em 17 de outubro de 2023, em uma cerimônia realizada no auditório da entidade, com as presenças de Rui Gonçalves – presidente da entidade e do secretário Roberto de Lucena. Leia a matéria aqui.

Com 60 páginas, o Guia Turístico  das Padarias reune 150 padarias paulistas e sua gastronomia peculiar e as introduz no universo do turismo gastronômico.  A publicação é gratuita e pode ser acessada em pdf neste link.

 

Serviço: 

  • Endereço: Rua Ibitirama, 1409 – Vila Prudente – SP
  • Referências: esquina Rua dos Ciclames
  • Funcionamento: das 6 da manhã até 22. horas
  • Telefone: (11) 2131.6644
  • SAC: (11) 2342.6644 e 2127.6644
  • Site: www.villagecepam.com.br 
  • E-mail: [email protected]
  • WhatsApp: (11) 2137.6600
  • Wifi: grátis
  • Estacionamento: gratuito – Rua dos Ciclames
  • Instagram: @padocacepam