Home Destaque Albergue da Zaki Narchi irá para o Parque Novo Mundo. Vizinhos são...

Albergue da Zaki Narchi irá para o Parque Novo Mundo. Vizinhos são contra.

Tempo de Leitura: 4 minutos

vizinhos

<< Em primeira mão>> == da Redação DiárioZonaNorte
  • O equipamento terá 400 vagas, vai funcionar 24 horas por dia e atenderá homens maiores de 18 anos, em situação de rua
  • O imóvel fica na Av. Serafim Gonçalves Pereira nº 119 – no Parque Novo Mundo
  • Vizinhos são contra a instalação do serviço no local 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SMADS, autorizou a celebração de um termo de colaboração  sem chamamento público para transferência emergencial do Centro de Acolhida Zaki Narchi – POP I, que funcionava na Avenida Zaki Narchi nº 900 para a região do Parque Novo Mundo. 

O novo equipamento terá 400 vagas e funcionará 24 horas por dia e atenderá homens em situação de rua, com mais de 18 anos de idade.

vizinhos

A autorização e o extrato de parceria, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos – que aceitou o convite,  foram publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nos dia 24 e  29 de dezembro de 2022, respectivamente.

vizinhos

Pelo trabalho, a OSC receberá mensalmente o valor de R$ 398.228,52 (trezentos e noventa e oito mil, duzentos e vinte e oito reais e cinquenta e dois centavos)  e o contrato terá a vigência de 180 dias – período estimado pela SMADS para a estruturação de um chamamento público, para a gestão definitiva do equipamento.

Parque Novo Mundo

O serviço será implantado em um prédio de três pavimentos – locado em setembro de 2022 e que já se encontra em obras de adequação, localizado Avenida Serafim Gonçalves Pereira nº 119 – no Parque Novo Mundo. O custo mensal de locação do imóvel é de R$ 80 mil e o contrato tem validade até meados de 2027. 

vizinhos
Localização do imóvel
Vizinhos são contra e promovem dois abaixo-assinados

Os vizinhos do imóvel, que são contra a instalação do albergue e afirmam que não foram consultados, criaram dois abaixo-assinados (um físico e outro virtual) direcionados à Prefeitura de São Paulo, onde solicitam o cancelamento do serviço na área.

No texto, eles justificam que a região já conta com um serviço do gênero, na Rua Tenente Amaro Felicíssimo e que houve um impacto negativo e aumento da criminalidade na área, além de manifestar o receio da desvalorização dos imóveis vizinhos ao albergue e pedem que o serviço seja implantado em um dos muitos galpões que existem na região periférica do Parque Novo Mundo.

vizinhos
Abaixo-assinado físico, que circula entre os vizinhos do prédio
Reestruturação do Serviço de Assistência Social

Conforme o DiárioZonaNorte noticiou em julho de 2022, a mudança de local do Centro de Acolhida da Zaki Narchi faz parte do reordenamento de serviços no território de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. 

Desta forma, o serviço que funcionava na avenida Zaki Narchi  será desmembrado em três novas parcerias, em observância ao Plano de Metas para a gestão 2021-2024, notadamente a Meta nº 14, que prevê a implementação de “12 Centros de Acolhida e Centros de Acolhida Especiais, reordenando serviços com mais de 200 vagas e respeitando o perfil dos usuários” – equipamento da Zaki Narchi oferecia 900 vagas.

vizinhos
Centro de Acolhida da Zaki Narchi. Foto da época da inaguração. Atualmente, o local encontra-se degradado

O local na Zaki Narchi, inaugurado durante a Gestão Fernando Haddad (PT) em outubro de 2014, é ocupado provisoriamente pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), e deve ser demolido em breve, já que faz  parte da área onde a Prefeitura – por meio de uma Parceria Público Privada – PPP da Habitação, construirá cerca de 2.400 habitações de interesse social.

Este movimento de desmembramento do equipamento da Zaki Narchi – que tinha capacidade apara atender cerca de 900 pessoas em situação de rua e, era gerido pela OSC CROPH – Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana , teve início em março de 2022.

Vizinhos
Fachada do imóvel da Rua Margarino Torres

Na ocasião, a SMADS tentou implantar três albergues na região da Vila Maria: o primeiro na Rua Magarinos Torres nº 558 na Vila Maria Baixahá duas quadras da Rua Curuçá e da Avenida Guilherme Cotching; o segundo em um prédio de dois andares localizado na Avenida Morvan Dias de Figueiredo nº 4001 – na lateral da Ponte da Vila Maria e um terceiro, na Rua Zulmira.  

Frente aos protestos dos moradores do entorno destes locais, que reuniram 10 mil assinaturas em um abaixo-assinado, a Secretaria suspendeu a implantação dos esquipamentos.

três
Imóvel da Av Morvam Dias de Figueiredo

Veja as matérias publicadas pelo DiárioZonaNorte sobre o desmembramento do Serviço de Acolhida da Zaki Narchi:

Tudo certo, nada resolvido: Vila Maria Baixa não receberá um albergue. Serão três
Albergue será transferido da Avenida Zaki Narchi para novo local na Vila Maria Baixa
Vila Maria não tem “coração de pedra” e busca local apropriado para albergues
Abaixo-assinado com 10 mil nomes cancela albergues na Vila Maria e na Rua Zulmira