Home Cultura Visualfarm assina evento gratuito e inclusivo na Praça dos Arcos, em São...

Visualfarm assina evento gratuito e inclusivo na Praça dos Arcos, em São Paulo

visualfarm
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Um bom programa para esse fim de semana, e que prossegue até 3ª feira (28/11), é ir até a Praça dos Arcos, que fica na confluência das avenidas Paulista, Angélica e Rebouças e rua da Consolação, para voltar ao século 15 e descobrir como eram a topografia e a vegetação do espaço hoje ocupado pela cidade de São Paulo, além de dançar em uma pista sensorial com efeitos vibratórios.

Essas ações integram a intervenção urbana Visualdome promovida pela Visualfarm. Estúdio paulista que cria e desenvolve instalações e espaços narrativos com arte e tecnologia e assina, entre outros, projetos como a exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci e o Festival de Luzes.

Instalado na Praça dos Arcos, um domo geodésico de 18m de diâmetro, no qual, por meio de projeções de imagens em 3D, vai garantir aos visitantes uma experiência imersiva de retorno à época do descobrimento para saber como era o espaço que a capital paulista ocupa hoje

A outra ação criada pela Visualfarm é o Tactile, uma pista de dança sensorial com efeitos vibratórios, música e imagens que buscam representar ou traduzir as diversas frequências sonoros e foi especialmente concebida para pessoas com deficiência auditiva, mas não apenas para elas. Qualquer pessoa pode entrar no domo, entre às 19 e às 20h, e aproveitar a experiência.

O propósito da Visualfarm com essas ações é reforçar a importância da inclusão, do resgate e da ocupação dos espaços públicos de forma gratuita e democrática.

Serviço

Intervenção na Praça dos Arcos, entre os dias 23 e 28/11, com duas ações:

  • Visualdome, projeções imersivas no domo, das 12 às 18h40
  • Tactile, pista de dança sensorial, das 19 às 20 horas
Local

Praça Marechal Cordeiro de Farias (conhecida como Praça dos Arcos), que fica na confluência das avenidas Paulista, Rebouças e Angélica e rua da Consolação. Lá haverá segurança e banheiros químicos.

Como chegar

Metrô Consolação (linha Verde) e Metrô Paulista (linha Amarela)

Realização: Visualfarm em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, e ProAC Direto (Tactile) e ProAC ICMS (Visualdome).

Sobre a Visualfarm

Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio paulista que cria e desenvolve instalações e espaços narrativos com arte e tecnologia, combinado arte, entretenimento, design e robótica. Utilizando som e luz em suas vertentes digitais da projeção, laser, LED e efeitos visuais, a Visualfarm reúne uma equipe multidisciplinar capaz de realizar projetos bastante completos.

O estúdio é responsável pela realização, entre outros, da exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci, além das projeções e show de drones que marcaram a reinauguração do Museu do Ipiranga.

A Visualfarm é pioneira na produção de megaprojeções e espetáculos com imagens criadas por frotas de drones em voos sincronizados, e desenvolveu ainda os festivais Vídeo Guerrilha e de Luzes, que se realiza em São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

Sobre Alexis Anastasiou

Alexis começou sua carreira como pioneiro VJ de festas na cena underground, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica no começo dos anos 2000, a estética das projeções acabou sendo procurada para as festas e eventos corporativos e Alexis abriu o estúdio Visualfarm em 2003.

A Visualfarm reúne uma equipe multidisciplinar que possibilitou o desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil. Em 2010, Alexis inicia o projeto Vídeo Guerrilha, um festival de megaprojeções que ganhou prêmios e teve seis edições dentro e fora do País. Desde então, Alexis e a Visualfarm vêm fazendo projeções em todos os principais marcos arquitetônicos no Brasil e em mais de 10 países, tendo ganhado diversos prêmios internacionais de qualidade estética, técnica e de resultados de marketing.

Em 2017, Alexis lançou o livro Mappingfesto, o manifesto do mapping, que aponta para um futuro no qual as cidades serão modificadas com instalações permanentes de projeções em grande formato, possibilitando uma nova era digital no urbanismo e na arquitetura.

Em 2018, a primeira edição do Festival de Luzes de São Paulo foi realizada pela Visualfarm em grandes marcos da cidade. Em 2019, ocorreu a segunda edição do FLSP, com espetáculo de imagens compostas por drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle, em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.

Em 2022, Alexis comandou a primeira edição do Festival de Luzes em Florianópolis, que ocupou três pontos emblemáticos da capital catarinense. Outro destaque desse ano foi o voo de 200 drones na reabertura do Museu do Ipiranga, que marcou a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil. Em 2023, o Festival de Luzes faz sua primeira edição no Rio de Janeiro, com instalações em quatro pontos da cidade: Praça Mauá, Rocinha, Morro Dona Marta e praia do Leme. Alexis assina ainda a exposição Os Mundos de Leonardo da Vinci.

<com apoio de informações: jornalista Luciana Frei – Voice>