Home Cotidiano Surge uma plataforma gratuita para vítimas de crimes, desastres naturais e calamidades

Surge uma plataforma gratuita para vítimas de crimes, desastres naturais e calamidades

Tempo de Leitura: 4 minutos

plataforma 

  • O serviço brasileiro teve como base o de Portugal;
  • Vários países europeus tem sites semelhantes; e
  • Um site de fácil acesso com muitas informações.

A partir de agora, o Portal InfoVítimas está disponível para quem tenha sofrido dano físico ou emocional, causado por infração criminal ou grave violação aos direitos humanos.

É um serviço gratuito e patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima), que ainda disponibilizará nos próximos dias o acesso inclusivo para deficientes visuais e auditivos.

Através do www.infovitimas.com.br , os casos são acolhidos pelo Pró-Vitima, que analisa, orienta e direciona as situações cotidianas acometidos por todo o Brasil, oferecendo informações e suporte on-line 24 horas para pessoas envolvidas por crime, calamidade pública ou desastres naturais.

plataforma 

O que oferece

No site, o InfoVítimas já avisa, na abertura: ´´Qualquer pessoa pode ser vítima de crime, calamidade pública ou desastre natural, de um evento traumático que são acontecimentos negativos a que qualquer pessoa pode ser sujeita ao longo da sua vida´´.

E esclarece que ´´para além das consequências físicas, psicológicas, econômicas e sociais que o crime pode provocar, é normal que o envolvimento num processo judicial possa levantar-lhe dúvidas e causar-lhe ansiedade e receio, especialmente no caso da ocorrência de crimes´´.

plataforma 

Um profissional da área jurídica acompanhará gratuitamente esses casos e dará uma assistência na plataforma para as vítimas. Inicialmente, o interessado deve preencher um cadastro (clique aqui)  com seus dados e um relato do assunto a ser orientado.  Como complemento, pode se utilizar também do e-mail: [email protected]

O processo e as orientações são sigilosos. Qualquer necessidade de conversa para tirar dúvidas é dada no início do cadastro e indicado telefones úteis para que as vítimas possam prestar depoimentos em órgãos oficiais, como os da Justiça ou do Ministério Público.

Casos mais transparentes
Celeste Leite dos Santos, presidente do Pró-Vítima

Segundo a presidente do Instituto Pró-Vítima, a promotora de Justiça Celeste Leite dos Santos, vítimas encontram no site amplo conteúdo que lhes possibilitam identificar a natureza do crime sofrido, os procedimentos legais a serem adotados, além de orientação on-line prestada por profissionais do Direito, para que saibam, da melhor maneira possível, lidar com o tema e, sobretudo, com o trauma oriundo da violência a qual foram submetidas.

“O InfoVítimas é útil para mulheres e homens que tenham sofrido danos físicos e emocionais causados por crime, ato infracional ou violações aos direitos humanos. Quando eventos traumáticos ocorrem em nossas vidas, é natural nos sentirmos perdidos, ansiosos e com medo. O site do Pró-Vítima entra em cena como um farol de esperança”, esclarece a promotora.

Os cuidados e atenção aos casos

Ela lembra que independentemente de quem foi acometido por um crime, sua origem geográfica ou situação econômica e social, a jornada para a recuperação física e emocional e para a restituição da justiça merece cuidado e atenção.

Na plataforma, a vítima tem acesso a informações sobre processo criminal, seus direitos e serviços de apoio. Telefones e endereços úteis e demais canais de atendimento e para denúncia também estão inseridos na plataforma.

Ao acessar o portal é possível saber, também, o passo a passo de como se resguardar de crimes como feminicídio, stalking, violação, importunação, coação, ameaça, assédio moral e assédio sexual, só para citar alguns.  Em seu conteúdo, o site tem os temas: “Fui Vítima de Crime”, “O Processo Crime”, “Quem É Quem”, “Serviços de Apoio”, “Liks Úteis”, “Glossário”, “Documentos e Formulários”, “Quiz”, e “Mapa do Site”.  

O InfoVítimas Brasil foi baseado num case bem sucedido de Portugal, gerido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, entidade que integra grupos de discussão sobre o tema na União Europeia. A adaptação nacional conta com mapas interativos de cada região do país, além de orientações para vítimas e testemunhas usarem em depoimento.

plataforma 

Mais que necessário 

A presidente do Pró-Vítima esclarece que era necessário que o Brasil tivesse um canal 100% acessível para instruir cidadãos na busca por seus direitos — do crime sofrido, passando pelas tratativas jurídicas até chegar ao processo pós-traumático.

A plataforma ainda integra o www.infovictims.com, que coordena diversas associações de proteção às vítimas na França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Polônia e Portugal. O Brasil é o primeiro país da América Latina a contar com este tipo de ferramenta.

É interessante uma viagem pelas páginas do site para interagir com as informações de esclarecimentos, desdobramentos e termos sobre as situações jurídicas. Com detalhes que em muitos casos desconhecidos da grande maiorias das pessoas fora dos meios jurídicos e policiais.


 Serviço

  Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas


<<Com apoio de informações/fonte: Fiamini Comunicação / Carla Fiamini / Rodrigo Dias / Simone Leone >>