Home Economia Na véspera da Black Friday, funcionários dos Correios anunciam greve

Na véspera da Black Friday, funcionários dos Correios anunciam greve

black
Tempo de Leitura: 1 minuto

 

da Redação DiárioZonaNorte

Os sindicatos dos Correios de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão, representados pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), comunicam oficialmente a decisão de paralisação por tempo indeterminado a partir de 23 de novembro de 2023, véspera da Black Friday.

A entidade – que representa “40% dos trabalhadores dos Correios e 60% do fluxo postal do país”  afirma que a decisão de paralisação é uma resposta à recusa da direção dos Correios em resolver 26 questões identificadas antes da assinatura do acordo coletivo.

Em nota, a Federação informa  que “ao longo dos últimos 50 dias, a FINDECT buscou diálogo, porém, a resposta da direção, liderada por Fabiano Silva, foi inadequada, negligenciando as legítimas demandas dos trabalhadores.

Um ponto crucial é a não incorporação de R$ 250 ao salário base, uma afronta direta aos trabalhadores e contradiz o que foi negociado na mesa de negociação coletiva. A proposta de pagamento desse montante em “steps” não apresenta benefícios concretos e coloca em risco a estabilidade financeira da categoria.

Ademais, a iminente tributação sobre a bonificação de R$ 1500 em janeiro representa um sério risco de redução substancial desses valores, agravando os prejuízos para os trabalhadores já sujeitos a descontos abusivos.

A FINDECT, em 27/09, optou por não assinar o acordo coletivo diante da resistência e conivência da direção dos Correios com esses graves erros na redação do acordo coletivo de trabalho. A categoria também exige a realização de concurso público, melhorias no planos de saúde e condições laborais dignas, diante de uma carência de concurso e um efetivo defasado há mais de uma década.

Esta greve não se limita à correção de inconsistências do acordo coletivo, mas busca reivindicar direitos e dignidade para os trabalhadores.”

black black black black black