Home Região Projeto Feijão Letrado leva muitos livros e brincadeiras para crianças da Zona...

Projeto Feijão Letrado leva muitos livros e brincadeiras para crianças da Zona Norte

feijão
Tempo de Leitura: 2 minutos

feijão

  • Entidades recebem estante/arte, livros, “contação” de histórias e oficina de brinquedos recicláveis
  •  O projeto entrega uma estante com 200 livros
  •  Brinquedos  construídos com objetos recicláveis

O Projeto “Feijão Letrado” volta à Zona Norte de São Paulo levando livros e diversão para crianças. As instituições, escolas ou espaços culturais beneficiados receberão uma estante/arte, livros e um evento com “contação” de histórias e oficina de brinquedos e brincadeiras produzidas com materiais recicláveis.

Com patrocínio cultural de um grande supermercado da região,  as apresentações serão dias 03 e 04 de abril  (2a. e 3a. feira)  Vila Irmãos Arnoni (Horto Florestal) e Lauzane Paulista.

Feijão Letrado” foi criado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas. O projeto conta com a entrega de estante/arte com 200 livros, além das apresentações e oficinas.

A ideia surgiu no início do período pandêmico, com a distribuição de livros infantis inseridos nas cestas básicas entregues às famílias carentes.  A finalidade foi incentivar à leitura, pois as crianças estavam afastadas na época do ambiente escolar.

Passado o pior período da pandemia, os produtores decidiram continuar estimulando a leitura e pensaram em uma ação com maior impacto, voltada desta vez para beneficiar instituições beneficentes, escolas e centros culturais que trabalham com crianças.

A iniciativa foi aprovada para receber benefício via lei de incentivo PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que possibilita a viabilidade de projetos culturais pelo estado de São Paulo.

feijão

Estante/arte

O principal objetivo do projeto é criar pontos de convergência, que direcionem e estimulem a atenção das crianças para os livros. O diferencial, é a estante/arte, criada pelo artista plástico Filiage. A ideia de colocar os exemplares em uma obra de arte foi pensada como uma forma das crianças vivenciarem uma experiência ímpar de acesso às obras.

Com isso e com as atividades previstas a serem realizadas durante as doações e junto às crianças das instituições, o projeto espera garantir maior engajamento do público infantil em relação à leitura e recuperar parte dos contatos com a cultura e literatura perdidos durante o período de isolamento social das famílias.
Programação

03 de abril (2a.feira) – 09h30

  • CEI Santa Helena
  • Rua Prof. Dorival Dias Minhoto, 115 – Lauzane Paulista

04 de abril  (3a.feira)– 10h

  • Projeto Mudar / SAICA NOSSA FAMÍLIA
  • Rua Mateus Garcia, 553 – Vila Irmãos Arnoni

04 de abril  (3a.feira) – 13h30

  • CCA São José
  • Avenida Direitos Humanos, 1195 – Lauzane Paulista

<< Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa Marcelo Andriotti>>

 

 

d