Home Destaque Rancho Português anuncia importação própria de vinhos em almoço harmonizado

Rancho Português anuncia importação própria de vinhos em almoço harmonizado

Tempo de Leitura: 5 minutos

Português

da Redação DiárioZonaNorte

O Rancho Português recebeu na segunda quinzena de março, jornalistas e influenciadores para uma degustação de vinhos de importação própria, harmonizando com um menu preparado a seis mãos, pelos chefs do Rancho Português São Paulo, Rancho Português 53 e Rancho Português Mairiporã. O serviço de vinhos ficou aos cuidados da somellière Adriana Pereira da Silva.

Português
Valdeci Castro e Vitor Hugo

A degustação aconteceu no Rancho Português Mairiporã, onde os convidados foram recepcionados por Vitor Hugo (gerente geral), juntamente com Valdeci Castro, Adriana Silva, Carlos Labre  e a equipe da Gina Comunicações: Gina Von Hertwig, Bianca Von Hertwig Salles, Christian Von Hertwig Ferraz, Clebson França e Fellipe Toledo.

Português

Impossível ficar indiferente a robusta carta de vinhos do Rancho Português. Dos 1.200  rótulos, 99% são portugueses dos mais variados estilos –  sendo aproximadamente 70 rótulos de importação própria.

Importação direta

O Grupo Barbacoa (que tem sobre sua gestão além das cinco casas do Rancho Português, seis da Churrascaria Barbacoa, as redes Graal e América, a Choperia Pinguim, Adega Santiago e o Due Cuoche), se preparou por quatro anos para desenvolver a operação de importação. O plano é fortalecer as vendas B2B e depois, com o tempo agregar o B2C.

Para a empreitada, o Grupo convidou o executivo Carlos Labre (ex-La Pastina) que conta ainda, com o trabalho de curadoria dos experientes de Valdeci Castro (Gerente Geral do Rancho Português Vila Olimpia), Adriana Viera da Silva (Gerente Geral do Rancho Português 53) e Rodrigo Dutra na escolha dos rótulos. 

Português
Adriana Viera da Silva, Carlos Labre e Valdeci Castro

Mensalmente, o Rancho Português comercializa cerca de três mil garrafas de vinho. De acordo com Valdeci Castro, “já tínhamos os pontos de venda e demanda. Com a importação, nossos clientes são beneficiados com vinhos de qualidade reconhecida e  preços mais acessíveis “.

Português
Gina Von Hertwig, Valdeci Castro, Vitor Hugo, Carlos Labre e Adriana Viera da Silva
Menu em Quatro Tempos

O Rancho Português Mairiporã é imponente, tal qual as outras casas da rede. Gastronomia lusitana esmerada, serviço impecável… O elegante salão e suas amplas janelas voltadas para a Mata Atlântica, louças finas e guardanapos bordados e objetos de decoração cuidadosamente escolhidos reverenciam as tradições e a hospitalidade portuguesa…

O menu foi estruturado em quatro tempos. A seguir, nossa percepção como enófilos que somos  sobre os rótulos e os pratos.

Português
Danubio Meio Seco
Primeiro Tempo 

O primeiro rótulo apresentado foi o espumante português Danubio Meio Seco, da  Vinícola Aliança. Originário da região da Bairrada, foi elaborado com as castas Maria Gomes, Arinto de Bucelas, Baga e Bical e assinatura do enólogo Francisco Antunes.

Envelhecido  por 9 meses antes do dégorgement, no visual apresenta cor palha e no nariz são perceptíveis aromas de maracujá e manga e nuances de melão. Em boca, se apresenta macio, porém persistente, com com final ligeiramente ácido e que lhe confere frescor.

Português
mix de lula e polvo regados por azeite português

Para harmonizar com o Danúbio Meio Seco, os chefs escolheram uma delicada entradinha: mix de lula e polvo regados por azeite português.

Segundo Tempo

O segundo rótulo servido foi o Quinta da Rede Reserva Branco 2018, da Vinícola Quinta da Rede. Para elaborar está joia originária do Douro, o premiado enólogo Paulo Nunes usou um blend de 50% Arinto e 50% Rabigato. 

Português
Quinta da Rede Reserva Branco 2018,

No visual, apresenta cor citrina com reflexos esverdeados. No nariz um aroma que remete a flor de laranjeira, frutas tropicais e notas de madeira, oriundas do estágio de 12 meses em borras dentro de barricas novas de carvalho francês. Na prova de boca se apresenta bastante encorpado e cremoso, sem perder a elegância  e o frescor.

Português
Quinta da Rede Reserva Branco 2018

O rótulo harmonizou com o couvert e os acepipes  que anunciavam o banque que estava por vir: um viciante pão de fermentação natural, muito fresco…. quentinho…,  azeitonas pretas portuguesas, queijo ricota, manteiga, cream cheese e patê de tomates secos, com o chouriço português, as amêndoas ligeiramente defumadas, o patê de bacalhau e  tremoços, além do igualmente saboroso misto de bolinhos de bacalhau – dourados e sequinhos e com sal na medida certa –  e as suaves Alheiras à Mirandela.

Português
Bolinhos de Bacalhau e Alheiras à Mirandela.
Terceiro Tempo

O terceiro vinho, Quinta da Rede Reserva Tinto 2016, também com a assinatura do  enólogo Paulo Nunes, foi elaborado com um blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, resultando em um vinho de uma sedutora cor rubi, com tons violáceos. No nariz, se apresenta complexo. Identificamos aromas de frutas vermelhas tostadas, cacau e nota de flores. Na boca apresenta boa estrutura, de sabor macio e frutado, taninos redondos e menos proeminentes,  com final prolongado.

Português
Quinta da Rede Reserva Tinto 2016

Harmonizou divinamente com os pratos servidos na terceira etapa do almoço. O primeiro prato escolhido pelos chefs foi o Bacalhau Escondido com Frutos do Mar. Executado a perfeição, consistia em uma generosa posta de bacalhau assada, escoltada por frutos do mar (polvo, mexilhões, camarão e lulas puxadas no azeite com alho), batatas, brócolis, ovos cozidos, cebolas e azeitonas portuguesas.

Português
Bacalhau Escondido com Frutos do Mar

O segundo prato escolhido para a harmonização com o Quinta da Rede Reserva Tinto 2016 foi o  caldoso Arroz de Pato à Moda da Casa (pato lentamente assado e desfiado, com arroz carolino, azeitonas verdes e chouriço português).

Português
Arroz de Pato à Moda da Casa
Quarto Tempo

Para coroar a refeição, um cálice do incrível Porto Quinta da Rede Tawny. Neste vinho fortificado, Paulo Nunes usou as castas Touriga Nacional e Touriga Franca. Tons castanhos, aroma de notas florais combinados com frutas maduras e  corpo harmonioso com acidez equilibrada e taninos potentes.

Português
Sericaia e Pastel de Nata

Ficou perfeito com os crocantes pasteis de nata, preparados na casa e às vistas dos clientes – na chamada “Fábrica de Natas” – e, com a delicada Sericaia – uma sobremesa da região do Alentejo, a base de ovos, leite, canela, açúcar, farinha e cascas limão.

Serviço:

Rancho Português Mairiporã
  • Rodovia Fernão Dias, KM 70
  • (11) 2858-4902 e  911 0 2858-4903

WWW.ranchoportugues.com.br

 

d