Home Cultura Nas 224 crônicas em dois anos, um livro histórico que registra um...

Nas 224 crônicas em dois anos, um livro histórico que registra um Brasil sofrido

Tempo de Leitura: 4 minutos

224

da Redação DiárioZonaNorte

  • Apresentações dos jornalistas Janio de Freitas e Juca Kfouri (contracapa);
  • No mercado, o livro pode ser encontrado nas versões impresso e e-book; e
  • Lançamento: Livraria Travessa/Brasília-Shopping CasaPark: 18/04/23, 19 hs.

Quatro anos marcantes com o desastroso mandato do 38º. presidente da República Federativa do Brasil. Ele, Jair Messias Bolsonaro. No mercado,  o livro recém-lançado com chancela da Editora Máquina de Livros, ´´Nós, sobreviventes do ódio – Crônicas de um país devastado´´, que registra os momentos mais tristes e apavorantes de uma democracia.

E vem da autoria da experiente jornalista Cristina Serra com registros que ficam  para a história nas suas 248 páginas com 224 crônicas publicadas nas páginas da “Folha de S.Paulo”, entre 2020 e 2022 – e ainda mais quatro artigos de quebra, publicados em 2023.

Sem delongas, mostra os temas reais de um governo em ataques à vida dos brasileiros, à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente – entre outras consequências diretas e indiretas, em mais áreas. É uma reflexão em tempo real sobre o período mais tenebroso do Brasil contemporâneo, que combinou a chegada da extrema direita ao poder com um ex-militar e ex-deputado federal.

O livro chega ao mercado como um documento fundamental sobre as atrocidades perpetradas por esse governo e um alerta para que os crimes cometidos não fiquem impunes. “Em vários momento, tive a sensação de que o país desmoronava ao meu redor e, muitas vezes, escrever foi um exercício dilacerante e doloroso. Mas era preciso escrever”, relembra a autora.

O artigo de 20/09/2022, na página 229,  que dá título ao livro,  destaca a importância de acerto de contas na Justiça entre a sociedade brasileira e seus algozes, afirmando que “você, Jair, não tem direito ao esquecimento. E nós, sobreviventes do vírus do ódio, temos o dever da memória e da verdade“.

As crônicas da jornalista são uma denúncia do que aconteceu no Brasil durante esses anos, em que o governo Bolsonaro promoveu políticas que prejudicaram a população, desrespeitaram a Constituição e colocaram em risco a democracia. Ela critica a atuação de ministros, assessores, políticos e autoridades que apoiaram o governo nesse caminho.

224

As mortes com a Covid-19

Além disso, a autora também aborda a questão da pandemia de Covid-19 e a forma como o governo lidou com a pandemia, destacando a gravidade da situação e denunciando o que chama de “genocídio” praticado pelo governo.

Em meio a tudo isso, Cristina Serra também destaca a importância da memória e da verdade para que os crimes cometidos não fiquem impunes. Ao longo do livro, é possível perceber a indignação da autora com a situação do país e a sua preocupação em denunciar o que considera um retrocesso histórico para o Brasil.

Em resumo, “Nós, sobreviventes do ódio – Crônicas de um país devastado” é um livro que expõe as atrocidades cometidas pelo governo Bolsonaro durante seu mandato, além de alertar para a importância da responsabilização dos culpados e da defesa da democracia e dos direitos humanos.

A obra é acessível e objetiva, tornando-se uma leitura recomendada para todos que desejam entender melhor a atual conjuntura política do Brasil. Uma leitura fundamental.

224


Ficha técnica
  • Título: Nós, sobreviventes do ódio — Crônica de um país devastado
  • Autora: Cristina Serra
  • Volume: 248 páginas
  • Preços: R$ 59 (impresso) e R$40 (e-book)
  • Pedido/compra: clique aqui
  • Editora: Máquina de Livros – Rio de Janeiro
  • Telefones: (21) 9-9033.3689
  • Site: www.maquinadelivros.com.br
  • E-mail: [email protected]
  • Catálogo/Mais livros clique aqui

CRISTINA SERRA —  A autora é uma jornalista contribui para o bom jornalismo em várias redações importantes do país, como “Jornal do Brasil“, “Veja” e Rede Globo. Na televisão, foi repórter no Rio de Janeiro e em Brasília, correspondente em Nova York e comentarista do “Programa do Jô”. Atualmente, é colunista da “Folha de S.Paulo“. Este é o seu quarto livro.


MÁQUINA DE LIVROS == Editora sediada no Rio de Janeiro, comandada pelos jornalistas Bruno Thys e Luiz André Alzer, que tem suas principais definições: ´´Somos editores de conteúdo em vários formatos: o principal deles é o livro em papel. Editamos histórias reais, histórias de gente, histórias úteis, histórias atuais, histórias eternas. Da nossa origem, o jornalismo, pretendemos trazer para o mercado editorial a sensibilidade na escolha dos temas, a agilidade na edição e a velocidade nos lançamentos. Temos imensa alegria em produzir livros que alcancem o maior número possível de leitores, dos mais variados perfis´´.


<<Com apoio de informações: Imprensa/Divulgação – Editora Máquina de Livros >>

d