17.9 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024
Home Bem Estar Por causa da gripe, médicos e enfermeiros são contratados em caráter emergencial

Por causa da gripe, médicos e enfermeiros são contratados em caráter emergencial

Tempo de Leitura: 2 minutos
médicos e enfermeiros

  • Gestão municipal também estrutura tendas do lado externo das unidades para triagem de pessoas com quadro gripal

Cerca de 280 médicos e enfermeiros serão contratados, emergencialmente, pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enquanto permanecer a alta procura nas unidades de saúde da capital.

A medida é tomada para garantir o atendimento adequado à população em meio ao aumento repentino e significativo de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias.

Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal da Saúde registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, até última 2ª feira (20/12/2021), houve o registro de um total de 156.629 atendimentos a cidadãos com quadro respiratório, sendo 73.718 suspeitos de Covid-19.

Os profissionais vão reforçar as equipes de atendimento das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e em todas as 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, onde também serão instaladas tendas para triagem dos cidadãos com sintomas de gripe, protocolo que já vinha sendo feito nas unidades de saúde.

A triagem tem por objetivo identificar se há casos de Covid-19 e, dessa forma, garantir o encaminhamento apropriado dos casos gripais e evitar aglomerações nos equipamentos de saúde.

O controle total

Outras ações foram adotadas, na tentativa de minimizar os impactos à população. O Hospital da Brasilândia foi referenciado para casos de síndromes respiratórias, o que vai permitir ao município fazer um painel viral, identificando os vírus que circulam na cidade.

Desde o último dia 18, os pacientes diagnosticados com as síndromes respiratórias e que necessitam de internação já estão sendo transferidos para essa unidade hospitalar. Dos 406 leitos totais, 258, sendo 158 de enfermaria e 100 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), estão destinados a essa finalidade. Vale destacar, ainda, a aquisição emergencial de medicamentos para atender ao aumento da demanda.

“Esse trabalho de triagem, de referenciamento de um hospital e a ampliação do atendimento à população nesses dias é fundamental para que a gente consiga dar um atendimento adequado em um momento de pressão, que a cidade enfrenta”, explica o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Ele reforça que as medidas foram tomadas para não comprometer consultas, exames e cirurgias eletivas que estão sendo realizadas na rede municipal de saúde. “Temos de manter a agenda de rotina de atendimento regular, não podemos suspender repentinamente. Ao mesmo tempo, nós temos hoje uma alta procura na porta das nossas unidades”, pondera o secretário.

Na semana passada, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde mais doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe. Neste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam esse imunizante na cidade de São Paulo. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal de Comunicação-Secom/PMSP >>

médicos e enfermeiros

 

d