17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024
Home Bem Estar Prefeitura libera verba de imediato para remédios e fraldas nas farmácias das...

Prefeitura libera verba de imediato para remédios e fraldas nas farmácias das UBS

medicamentos
Tempo de Leitura: 2 minutos
farmácias das UBS

  • Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, somente em dezembro, 867,5 milhões de medicamentos, 5,6 milhões de fraldas já foram adquiridos para abastecer as unidades de saúde de capital

A Secretaria Municipal da Saúde autorizou, durante o mês de dezembro, a suplementação de mais de R$ 116 milhões para a compra de medicamentos e insumos, complementando as aquisições dos principais itens que estavam com estoques críticos na cidade.

Com parte desses recursos, foram adquiridos 867,5 milhões de unidades de medicamentos, 5,6 milhões de fraldas e 25 milhões de tiras glicêmicas, entre mais de 100 itens diferentes, que estão disponíveis para a população na rede municipal.

A administração tem feito todo o esforço para atender às necessidades dos munícipes e na recomposição dos estoques, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e sua repercussão no mercado, com dificuldade das farmacêuticas em entregas grandes, além da alta nos custos praticados por essas empresas.

Para se ter uma ideia do trabalho realizado pela gestão e pelas equipes de assistência farmacêutica da Atenção Básica, de janeiro a 19 de dezembro deste ano foram recebidas mais de 29 milhões de receitas, de 25 milhões de atendimentos a pacientes.

Em decorrência dessas prescrições, houve a distribuição de mais de 2,1 bilhões de unidades de medicamentos na rede municipal. Isso equivale a 6 milhões de pílulas por dia.

Com relação às fraldas, o município recebeu na última 6ª feira (17/12/2021), 5,6 milhões de unidades, que foram distribuídas entre sábado e 2ª feira nos postos municipais.

Neste mês, a secretaria montou uma logística adicional para o reabastecimento dos mais de mil equipamentos de saúde em toda a cidade, a partir do seu centro de distribuição, para que seja regularizada a dispensação nas unidades.

Por conta da pandemia da Covid-19, houve falta de matéria-prima para a confecção das fraldas, já que parte do material foi utilizado pela indústria para a produção de aventais utilizados no combate à doença. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP >>


 

d

farmácias das UBS farmácias das UBS farmácias das UBS