Home Destaque Orgânico, biodinâmico, vegano e de sabor vibrante: degustamos o Vinho 99 Rosas

Orgânico, biodinâmico, vegano e de sabor vibrante: degustamos o Vinho 99 Rosas

Maurício Benassatto, Antônio Pereira Carvalhal Neto,Adilson Carvalhal Júnior,Pepe Candau, Reia Criscia, Lara Perez, Paulo Amalfi e Renato Lutgens
Tempo de Leitura: 9 minutos

Rosas

da redação DiárioZonaNorte.

A região de Castilla-La Mancha, no coração da Espanha, permeia o imaginário popular  por meio das aventuras de Dom Quixote de La Mancha, célebre obra do escritor  Miguel de Cervantes, que a descreve como repleta de moinhos de ventos, olivais e vinhedos.  Na década de 1970, a região foi reconhecida com a distinção de D.O. (denominação de origem) e  hoje é a maior produtora de vinhos do pais. 

No extremo norte desta região, em Las Pedroñeras, está localizada a  Finca Fabián – uma área de 200 hectares de vinhedos de propriedade da Dominio de Punctum, responsável por elaborar vinhos utilizando os métodos orgânicos e biodinâmicos, onde é produzida a linha de vinhos 99 Rosas – que chega ao Brasil pelas mãos da Casa Flora Importadora.

Rosas
Adilson Carvalhal Júnior, Maurício Benassatto, Pepe Candau e Lara Perez

Para conversar sobre o trabalho da vinícola e o mercado de vinhos orgânicos e biodinâmicos participamos de um encontro na sede da Casa Flora Importadora, na Zona Cerealista no tradicional bairro do Brás – região central da cidade de São Paulo, no final da primeira quinzena de dezembro de 2022.  

Fomos recebidos pelo Diretor de Marketing e Vendas Antônio Pereira Carvalhal Neto, pelo Diretor Administrativo Financeiro Adilson Carvalhal Júnior, pelo Gestor da Categoria Vinhos Paulo Amalfi, o sommelier Renato Lutgens – da Casa Flora Importadorapelo Gerente de Exportação Pepe Candau e a embaixadora da marca para os Estados Unidos e Brasil Lara Perez – da Dominio de Punctum e também por Reila Criscia – Diretora da Anagrama Comunicação e Eventos.

A Dominio de Punctum é a realização de um projeto dos irmãos Jesus, Ruth e Christina Fernandez, descendentes de uma família de agricultores que por mais de um século cultivou uvas para a vender a produtores de vinhos e reflete o desejo de produzir vinhos de qualidade, com origem reconhecida, sustentável e certificado, onde o maior beneficiado é o meio ambiente.

Rosas
Cristina Fernández (Diretora Financeira e Administrativa), Jesús Fernández (CEO) e Ruth Fernández (enóloga chefe) – crédito da foto: divulgação

A caminhada para transformar os vinhedos da família em orgânicos teve início em 1990 e foi longa e cheia de cuidados. Só em 2005 as instalações da moderna vinícola foram concluídas, em 2009 acontece a primeira primeira colheita e o início da produção de vinhos orgânicos e veganos. Em 2010 passou a cultivar uvas e elaborar vinhos também  biodinâmicos. Anualmente,  na propriedade são produzidos 1,5 milhões de garrafas de vinho – entre tintos, brancos, jovens e envelhecidos, comercializados em 40 países.

Rosas
Lara Perez – embaixadora da marca para os Estados Unidos e Brasil

Por que o nome 99 Rosas? De acordo com Lara Perez “rosas, pela sua sensibilidade, funcionam como uma espécie de detectores de pragas nos vinhedos. E 99 se refere a uma roseira na propriedade, que produziu na época da elaboração do vinho, 99 botões de rosas”.

Rosas
Na agricultura orgânica, rosas funcionam como uma espécie de detector de pragas
Vinho Orgânico e Vinho “Normal”

O vinho orgânico é melhor que o vinho dito “normal”? Pode e não pode ser. A resposta está diretamente ligada a qualidade das uvas, ao trabalho do viticultor e do enólogo. Para ser um vinho legitimamente orgânico, não basta ter um cultivo orgânico das uvas… é preciso utilizar técnicas de vinificação também orgânicas.

Ser orgânico é cada vez mais uma filosofia de vida. No vinho, ela se traduz no respeito ao ciclo natural das vinhas e compreensão da natureza como um organismo vivo, tendo extremo cuidado com o meio ambiente – eliminando o uso de pesticidas, herbicidas e  fertilizantes sintéticos. Para realizar o controle biológico de pragas, sempre que possível, são envolvidas no processo as espécies que habitam a plantação, aliado a técnicas de vinificação sustentáveis, geram vinhos consistentes, de excelente qualidade e valor muito atraente.

Rosas
Pepe Candau – Gerente de Exportação da Dominio de Punctum
Todo orgânico é biodinâmico? 

E quando além de orgânico, o vinho também é biodinâmico? Posso ser um sem ser outro? Quem responde é Pepe Candau:Não. Primeiro se cultiva organicamente… Sem pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos nos solos e níveis muito limitados de sulfitos permitidos no engarrafamento do vinho. Esta é a primeira etapa da produção sustentável de vinho. Tanto a agricultura como a produção biodinâmicas são passos além de ser só orgânico… é quando a vinha é respeitada como um ecossistema auto-suficiente que melhora o ambiente a longo prazo. Todos os processos nas vinhas e na adega desde a poda, plantação, adubação, vindima e elaboração dos vinhos são feitos de acordo com as fases da lua e posições dos planetas“. 

Rosas
Adilson Carvalhal Júnior – Diretor Administrativo Financeiro da Casa Flora Importadora
Afinal, vinho orgânico tão mais caro?

Como a Linha 99 Rosas, composta por vinhos orgânicos e biodinâmicos, veganos e de qualidade, pode ter um preço extremamente competitivo, abaixo de cem reais… muito em conta pela relação custo x benefício?

Quem nos explica é Adilson Carvalhal Júnior: “Essa área (Castilla-La Mancha) é o maior vinhedo do mundo…  uma área muito forte em produção de vinho. Só que assim… você tem ali, diversas micro-áreas e eles conseguiram identificar uma, de uma qualidade diferente, para  fazer um vinho diferente. Então você tem lá,  muito vinho de baixo preço e de alto alto rendimento, com alto volume, que é uma região produtora de vinho base, muito importante para todos os vinhos lá da Espanha. Porém, alguns produtores, como eles, estão começando a trabalhar em regiões específicas dessas áreas, onde eles identificaram solos específicos para trazer vinhos com características que eles querem buscar que não seja uma só genérica” .

E essa micro-região, dentro de Castilla-La Mancha, onde eles estão localizados, reune as condições ideias para o cultivo orgânico. As vinhas crescem a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, em solo calcário – rico em sais minerais – que somado ao clima  seco e ensolarado – funciona como uma barreira contra pragas e doenças, características dos climas mais úmidos. No verão o calor é extremo, com uma queda de até 18º C no período da noite,  quando as videiras “dormem” e aproveitam os nutrientes do solo. Todos estes fatores influenciam diretamente no custo de produção“,  completa Adilson.

Rosas
Antônio Pereira Carvalhal Neto – Diretor de Marketing e Vendas da Casa Flora Importadora
Mercado

A Casa Flora Importadora presta um trabalho inestimável ao mercado brasileiro por realizar, há 52 anos, uma criteriosa curadoria de produtos importados de mais de 20 países, com bom custo benefício tanto para o off trade como para on trade e com isso,  contribuir para o desenvolvimento das culturas gastronômica e do vinho entre os brasileiros.

O vinho 99 Rosas é o primeiro orgânico, biodinâmico e vegano, comercializado pela Casa Flora Importadora. Como a marca chegou na empresa? O consumidor percebe os atributos deste estilo de bebida?

O consumidor normal não tem a percepção do que é um vinho orgânico, biodinâmico e vegano. Com a chegada da linha de vinhos 99 Rosas ao portfólio da Casa Flora Importadora, há cerca de oito anos e a pedido de um cliente da empresa – a Adega Santiago – que importava os rótulos diretamente e estava com dificuldades em trazer os produtos… então junto, veio o desafio de educar este consumidor e ampliar o consumo para além do nicho das pessoas que procuram um estilo de vida mais saudável“, diz Antônio Pereira Carvalhal Neto

Completa Adilson Carvalhal Júnior: “Agora, esse é o nosso papel no mercado.. é ser parceiro do nosso cliente,  para depois se transformar numa realidade de mercado. Todos entenderam (a Casa Flora, Dominio de Punctum e Adega Santiago) que a marca era uma marca nacional, que deveria não só estar focada no cliente… como marca deveria estar em todo o mercado nacional. Esse movimento foi muito legal...”.

Rosas
Finca Fabían em Castilla-La Mancha – Espanha – Crédito: Divulgação
Castas

Atualmente, na Finca Fabían existem mais de 200 vinhas,  com idade média de 15 anos. Ali são cultivadas – orgânica e biodinamicamente – as variedades nativas espanholas Tempranillo, Garnacha, Graciano, Bobal e Viura, além das internacionais Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Chardonnay, Sauvignon e Viognier.

Sobre os vinhedos, Adilson lembra  que o cultivo da uva requer tempo e que “até a uva chegar em uma qualidade adequada para a produção de vinho, leva-se em média uns quatro anos… 

“Eles realizam a vindima no período da noite – quando a  temperatura da uvas atinge cerca de 10º C , reduzindo o estresse pelo qual a fruta passa quando é colhida durante o dia e no calor. Com a colheita noturna, a maceração da uva  para a pré-fermentação do vinho fica melhor” complementa Neto.

E, falando em fermentação…. é ela que transforma o suco da uva em vinho. No método orgânico, ela acontece com o uso da chamada “levedura indígena” ou natural (aquela que está na própria casca da uva), que tem um desenvolvimento mais lento e ocupando os tanques por um tempo maior.

Rosas
Linha de vinhos 99 Rosas – orgânicos, biodinâmicos e veganos
Vinho orgânico, biodinâmico e vegano sim… 

Mesmo sendo elaborados com uvas, nem todos os vinhos são veganos porque utilizam em sua finalização agentes de origem animal como  albumina (claras de ovos), caseína (proteína do leite), quitina (de caranguejo e lagosta) ou gelatina (de ossos e tecidos de animais). A Dominio de Punctum utiliza na elaboração de seus vinhos, agentes veganos, como argila bentonita, carbono e calcário.

Os barris de carvalho são utilizados pela Dominio de Punctum nas variedades Cabernet Sauvignon e Graciano, enquanto as outras variedades usam tanques de aço inox. O resultado de tantos cuidados é um vinho que expressa verdadeiramente o terroir da região.

Certificações

Para um alimento ou bebida ser “legitimamente” orgânico ou biodinâmico, ele precisa seguir regras rígidas e passar por auditorias de órgãos certificadores. O processo é longo… caro e burocrático (tanto no exterior, quanto no Brasil).

Na União Européia, a Dominio de Punctum é certificada pelo Demeter e em nosso país, pelo Orgânico Brasil – órgão ligado ao Ministério da Agricultura). Além disso, a adega utiliza painéis de energia solar, que fornece cerca de 370.420 kWh por ano do  consumo total de energia do lugar, deixando de emitir anualmente 107 toneladas de CO2 na atmosfera, gerando a certificação européia Carbon Proof. A água usada na propriedade também é 100% reciclada e usada para a irrigação dos vinhedos.

Sobre a certificação pelo órgão brasileiro, diz Adilson Carvalhal JúniorQual é o problema no Brasil? O Brasil não aceita nenhuma regulamentação internacional. Você tem que ser ratificado pela certificadora brasileira depois. Então, assim eles têm um compromisso tão sério com a agricultura sustentável e a saúde de seus consumidores que a levaram a obter as certificações ecológicas também aqui“.

Linha 99 Rosas – Edição Especial
A degustação

Durante o almoço – totalmente elaborado com os produtos importados pela empresa, o sommelier da Casa Flora Importadora, Renato Lutgens, conduziu a degustação de um branco, um rosé e um tinto.

Os rótulos fazem parte da Edição Especial 99 Rosas, onde delicadas flores impressas estampam totalmente o corpo das garrafas.  Tão lindas que saltam aos olhos dos consumidores, nas prateleiras dos supermercados e que, quando presenteadas, dispensam embalagem.

O primeiro vinho provado foi o branco elaborado com um blend de uvas Chardonnay (70%) e Viognier (30%). Aromas de frutas brancas maduras e leves notas florais, corpo médio e muito agradável de beber.

Foi muito bem com a entrada:  uma suave terrine com azeitonas,  preparada com batatas e o peixe  bonito del norte em azeite de oliva da espanhola Consorcio, finalizada com chileno Azeite de Oliva Deleyda Premium Extra Virgem – com acidez de 0,2% – aromático e com leve toque picante. 

Terrine com azeitonas, onde o bonito del norte em azeite de oliva da espanhola Consorcio brilha.

O segundo vinho  degustado foi o Rosé, elaborado com 50% Garnacha e 50% Bobal Jovem.  No visual apresenta uma linda cor rosa-claro, com reflexos brilhantes.  Aroma de frutas vermelhas, puxando para cerejas e amoras maduras.  Em boca é frutado e fresco. Para acompanhar, fatias dos espetaculares queijo brie com mel e o Jamon Ibérico –  da Josep Llorens.

O tinto que acompanhou o prato principal foi  elaborado com 70% Tempranillo e 30% Cabernet Sauvignon. No visual apresenta um linda cor rubi, com reflexos cor de violeta. No nariz, apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e em boca, se apresenta com boa acidez,  equilibrado e com final prolongado

O sobre o prato principal, foi preparado o delicado Rustiche – um corte longo da linha Medaglia D´Ouro Paganini. Elaborado com sêmola de grano duro, que em sua composição usa 6 ovos por quilograma de massa. Para acompanhá-lo, um suave molho preparado com bacon milimetricamente cortado e dourado (a ponto de se transformar em uma espécie de farofa) e  tomates italianos em cubo  também da Paganini.

d

Serviço:
Casa Flora Importadora e Distribuidora www.casaflora.com.br
E-mail: [email protected]
Loja da Casa Flora:  Rua Santa Rosa, 207–Bra?s, Sa?o Paulo/SP
Telefone:11 2842-5199
Horários: 2ª a? 6ª feira, das 8 a?s 17 h e aos sábados das 8 às 13 h
Whatsapp (11) 3003-2130
Visite a loja online em: www.loja.casaflora.com.br
Instagram @casafloraimportadora