Home Região O recomeço do Revelando São Paulo na Vila Guilherme

O recomeço do Revelando São Paulo na Vila Guilherme

recomeço
Tempo de Leitura: 4 minutos

recomeço

da Redação DiárioZonaNorte

Secretaria Estadual da Cultura realizou nesta 3ª feria (28/11/2017), uma coletiva de Imprensa sobre o retomada do Revelando São Paulo  – o maior e mais importante festival de cultura popular paulista. 

O evento ficou fora dois anos da região, apesar de constar no Calendário de Eventos do Município e do Estado.  Desta vez, ele foi reduzido para cinco dias, retornando no Parque da Vila Guilherme/Trote e Mart Center –   entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro .

O lugar escolhido para a coletiva  foi o Rancho Tropeiro, um dos espaços do Revelando São Paulo.  Participaram  da coletiva o Secretário Estadual da Cultura  José Luiz Penna; o curador Toninho Macedo;  o secretário-adjunto Romildo Campello;  e o prefeito regional Dário José Barreto, de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros — que  estava acompanhado de seu chefe de gabinete Samuel Machado,  do Assessor Executivo de Comunicação, Rafael Leitão, do Assessor Jurídico Waldir Mazzei de Carvalho e do Supervisor de Esportes, Nélson Marques.

Festa do Divino

A edição 2017 do Revelando São Paulo terá como tema a Festa do Divino, que será lembrada nas  diversas apresentações que acontecem durante o festival, além de contar com um espaço de exposição fotográfica, rodas de conversa e mostra com vestimentas, gastronomia e música. A Festa do Divino é uma comemoração popular de rua, tipicamente folclórica, com sete séculos de existência.

Serão 80  espaços de culinária, 100 espaços de artesanato, 160 grupos de cultura popular tradicional, 12 Ranchos Tropeiros e participação de representantes de 170 cidades. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado e com curadoria de Toninho Macedo, o Revelando São Paulo é uma oportunidade única de contato com a gastronomia e as tradições artísticas de várias regiões.

Mesa Paulista Tradicional

Toninho Macedo, falou sobre a riqueza da culinária paulista e das tradições caipira, caiçara  e piracuara.   Macedo, que é autor do livro “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”, fruto de trinta anos de pesquisas pelo interior e  litoral paulistas.

A obra faz um mapeamento completo dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista, além de apresentar  personagens,  tradições e  elementos que envolvem os hábitos alimentares dos paulistas, uma culinária plural que ainda hoje encontramos em todas as cidades do estado. O “Mesa Paulista” resgata as características da interação alimentar entre índios, negros e portugueses.   Veja matéria aqui

Festival da Amizade

Tradicionalmente, dentro do Revelando São Paulo acontece o Festival da Amizade, onde algumas comunidades estrangeiras  trazem a culinária de seus países de origem. 

A grande novidade é a participação de seis food-trucks com comidas típicas da Romênia (Conde Drácula), Japão (Ramen K), Bélgica (Waff Oficial), Itália (La Vera Pasta), Colômbia (Macondo) e Peru (Arepas).  Toninho Macedo lembrou que “não é a forma é o conteúdo que cada um pode oferecer ao Revelando São Paulo”.

Refazer o Pacto Social

O secretário José Luiz Penna reafirmou a importância de um olhar amplo para as políticas culturais do estado.  “Necessitamos refazer o pacto social, no Brasil.    Que anda meio combalido…..  Nós sabemos da responsabilidade do estado de São Paulo  em relação ao Brasil. Eu sei que um evento como este  vai ter eco nas mais longínquas   populações brasileiras, que também vão procurar reativar, reavivar, recomemorar as suas referências culturais. 

E é isso que nós precisamos.  Eu sei do mal humor que nós estamos com a política, com o Brasil e tudo mais…  Mas não podemos permanecer assim. Precisamos nos recuperar…  pela política,  pelo Brasil…Nós precisamos entender que viver em sociedade é estar comprometido em um projeto de nação e nada é mais importante, neste momento, do que as manifestações culturais”, disse o secretário.

Mudança de direção

O prefeito Dário José Barreto falou da importância do Revelando São Paulo para a região e  lembrou que “para a sociedade mudar de direção, todos temos que nos envolver, mudar a consciência, mudar a trajetória, para termos uma rua melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor, assim um estado e um país melhor” .

A cultura deve falar com todos

O secretário-adjunto Romildo Campello foi muito feliz em sua fala,  ao afirmar que  “São Paulo é uma grande síntese do país em que vivemos. Com todos os seus defeitos,  mas principalmente com todas as suas virtudes.  E o Revelando é um panorama de nossas virtudes.

E que nós tenhamos a oportunidade de olhar para o espelho, o espelho de quem nós somos, e que possamos reconhecer esse belo país construído pelos nossos ancestrais e que nós temos a obrigação de torná-lo melhor do que o recebemos”.   Campello também lembrou que,  a “cultura precisa falar com todos e esse “todos”, são todos os municípios, todas as formas de manifestação da  cultura”.

Revelando completa 20 anos

O Revelando São Paulo é realizado desde 1997 e faz parte da política do Governo do Estado de preservação e difusão do patrimônio imaterial, bem como dos grupos que o mantém, estimulando pessoas do interior e da capital a conhecerem suas histórias, contadas por meio de suas tradições.

Artesanato

O artesanato feito com matéria-prima local de diversas regiões do estado e técnicas transmitidas entre gerações também ganha espaço. Quem for ao festival pode conferir a tradição da cerâmica na produção de panelas, vasos, pratos, copos e objetos de decoração, além do capricho nos trançados de bolsas, cestarias, instrumentos musicais, tapetes e chinelos.

Bordados, tricô e crochê também são a base de trabalhos exclusivos em bonecas de pano, toalhas, panos de pratos, tapetes e colchas, que se transformam em arte nas mãos das bordadeiras.

Música

A música e as celebrações regionais reúnem artistas de variadas manifestações culturais no palco do Revelando São Paulo. Os visitantes vão conferir encontros de violeiros, sanfoneiros, congadas e moçambiques, samba rural, catira, orquestras de viola e fanfarras.

As culturas tradicionais estarão representadas por grupos de Folia de Reis, Dança de São Gonçalo e Dança de Santa Cruz. O Festival de Bonecos de Rua e Cabeções (2/12, 9h00), o Festival da Amizade (2/12, 13h00) e o encerramento dos cinco dias de evento com o Reisado Sergipano (3/12, 20h00) são destaques da programação.

Revelando São Paulo
Data: 29 de novembro a 3 de dezembro
Horário: Das 9h00 às 21h00
Local: Parque do Trote e Mart Center – Av. Nadir Dias de Figueiredo – Vila Guilherme-SP
Entrada Gratuita

d

recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço recomeço