Home Estilo DZN A sensacional galinhada de Guararema retorna à Zona Norte, no Revelando São...

A sensacional galinhada de Guararema retorna à Zona Norte, no Revelando São Paulo

galinhada
Tempo de Leitura: 2 minutos

galinhada

da Redação DiárioZonaNorte

Aromas e sabores da autêntica culinária paulista, vão invadir o Parque da Vila Guilherme/Trote….   O melhor da culinária caiçara, caipira e tropeira estará no Revelando São Paulo 2017, maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista.  Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado, com curadoria de Toninho Macedo, o evento acontece entre os dias  29 de novembro e 3 de dezembro.

E é no Revelando São Paulo que encontramos uma das receitas da felicidade…   E quem assina esta receita é o carismático Kambukira.

“Se você for ao Revelando e não comer a minha    galinhada, é como se você não tivesse ido”

Há 30 anos quando conheceu Emília, hoje sua esposa, Denílson José Ferreira, 49, se mudou de Lagoinha, no Vale do Paraíba, para Guararema. A cidade, que fica aos pés da Serra da Bocaína, possui o único centro de peregrinação brasileiro de São Longuinho, santo popular “achador” das coisas e causas perdidas.

Realizado uma vez por ano, devotos de todo o Brasil vão até a cidade pagar suas promessas e graças dando pulinhos e comendo a tradicional galinhada de São Longuinho.

A relação de Denílson com a galinhada teve início há quase 13 anos. Ele, que foi dono de bar e de uma confecção de sapatos, teve um problema de saúde que o obrigou a ficar em casa. Foi aí que Kambukira, como é conhecido, se interessou pelo prato típico.

“Quando eu tive esse problema de saúde tive que ficar em casa de repouso. Para não ficar parado, eu fui até o restaurante de um amigo para aprender a fazer o prato. Falei com a minha esposa e começamos a fazer em casa”, conta Kambukira.

Paella Caipira

Aprovada pela família e amigos, a galinhada fez tanto sucesso que o casal abriu um restaurante. Além do carro chefe, eles fazem também a paella caipira.

“A galinhada é uma só, mas cada um faz do seu jeito. Na minha receita eu uso só a sobrecoxa, sem pele para não ficar com muita gordura. A primeira parte é cozinhar o frango e tudo é feito no carvão, para ficar com aquele gostinho de feito no fogão à lenha. A gente usa a paellera aí vai azeite, cebola, tomate, pimentão e alho. Colocamos um tempero nosso caseiro que vai salsinha e cebolinha. Coloco a sobrecoxa sem pele e vai mais açafrão e coloral para dar aquela corzinha bonita. Aí já acrescenta o arroz e parmesão ralado. Por último faço a decoração”, explica.

O sucesso foi tanto que Denílson foi convidado a representar Guararema e levar sua galinhada para o Revelando São Paulo. “Todo mundo que fala em galinhada em Guararema fala que a minha é a melhor que tem. Se você for ao Revelando e não comer a minha galinhada, é como se você não tivesse ido”, se orgulha. 

  • SERVIÇO: Revelando São Paulo
  • Data: 29 de novembro a 3 de dezembro
  • Horário: Das 9h00 às 21h00
  • Local: Parque do Trote e Mart Center – Av. Nadir Dias de Figueiredo                            Vila Maria Baixa, São Paulo-SP
  • Entrada Gratuita

d