Home Região Revelando São Paulo retorna fortalecido e já mira 2018

Revelando São Paulo retorna fortalecido e já mira 2018

2018
Tempo de Leitura: 3 minutos

2018

da Redação DiárioZonaNorte

No ano em que completou 20 anos, o  Revelando São Paulo –  realizado de  29 de novembro a 03 de dezembro de 2017 – no Parque da Vila Guilherme/Trote e Mart Center – na Zona Norte, recebeu um público recorde.   Durante  cinco dias,  mais de 1 milhão de pessoas  prestigiaram o maior e melhor  festival de cultura tradicional do Estado de São Paulo.

Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o festival contou com o empenho direto do secretário  José Luiz Penna e do adjunto Romildo Campello, que junto com o curador Toninho Macedo, não mediram esforços para que o evento fosse retomado.

De acordo com o secretário-adjunto Romildo Campello “a Secretaria Estadual da Cultura já tem planejamento para 2018 e todos os esforços serão feitos para o Retorno do Revelando São Paulo para a Zona Norte”.

Mais de 170 municípios

O grande objetivo do Revelando São Paulo foi atingido:  revelar, fomentar e salvaguarda o patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.   No decorrer do Festival,  os visitantes puderam vivenciar a riqueza da culinária paulista, artesanato e das manifestações culturais de mais de 170  municípios do Estado de São Paulo.

Mesa Paulista Tradicional

Ainda sobre a culinária, o curador   Toninho Macedo falou sobre a riqueza da culinária paulista e das tradições caipira, caiçara  e piracuara.   Macedo é uma autoridade no assunto e divide seu conhecimento no livro  “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”, de sua autoria e fruto de trinta anos de pesquisas  pelo interior e litoral paulistas. Veja a matéria aqui

Sabores sensacionais, vindos de diversas cidades como  Cruzeiro,  de  onde Lúcia Batista trouxe o Arroz Vermelho com suã ou  Guararema, de onde  Kambukira  apresentou a Galinhada de São Longuinho.  De São Roque, os saborosos  vinhos e sucos da Quinta do Olivardo

Dentro do Festival da Amizade – parte integrante do Revelando São Paulo – o Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira  apresentou o tradicional  “bolo do caco”, o “bolo rico da Madeira”,   o “prego no pão” e incríveis bolinhos de bacalhau.

O Revelando São Paulo procura fazer um  mapeamento completo dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista, além de apresentar  personagens,  tradições e elementos que envolvem os hábitos alimentares dos paulistas, uma culinária plural que ainda hoje encontramos em todas as cidades do estado.

O palco do Revelando São Paulo

Várias manifestações culturais foram apresentadas aos visitantes, tais como o  encontro de violeiros, que reuniu músicos de onze cidades do interior, região metropolitana e litoral.

Danças como o fandango, geralmente realizada em pares que acompanha a viola, o acordeão, a rabeca e o pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe ou  o encontro de São Gonçalo, dança religiosa que expressa de forma especial devoção ao padroeiro dos violeiros.  O encerramento do primeiro dia ficou  por conta do músico Jackson Ricarte, violeiro de São José dos Campos.

A  6ª feira (01/12/2017), teve como atração a  Catira e no período da noite, o Revelando São Paulo celebrou São João, com a apresentação das quadrilhas de Angatuba, Juquiá, Redenção da Serra e São Bernardo do Campo.

No  sábado (02/12/2017), aconteceu o  cortejo de bonecos e cabeções, como aqueles bem conhecidos em Olinda, mas que também fazem parte da vida cultural de mais de 25 municípios paulistas.  Outra atração foi o  encontro de Reiada, celebração que reproduz a viagem dos Reis Magos à Belém em ocasião do nascimento de Jesus. Também no sábado, em comemoração ao “Dia Nacional do Samba”, grupos de  samba de bumbo de Guarulhos se apresentaram.

O último dia do Festival foi marcado pelo  cortejo do Congado Paulista, uma celebração religiosa que irá reunir 21 grupos de diferentes religiões de todo o estado em uma única celebração.  A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Cultura  José Luiz Penna e do secretário-adjunto  Romildo Campello.  O secretário Penna reafirmou que a cultura deve falar com todos e que por meio dela, poderemos construir um país melhor e mais justo.

Jantar com autoridades

Na noite de 6ª feria (01/12/2017), o curador Toninho Macedo recebeu autoridades em um jantar.  Estiveram presentes o prefeito regional  de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros – Dário José Barreto, o chefe de gabinete Samuel Machado, os assessores Carlos Alberto FariasWaldir Mazzei de Carvalho,  Rafael de Almeida Leitão e Nelson Marques

O comando Norte da Guarda Civil Metropolitana e os comandantes das inspetorias Santana (Renato Sampaio) e Maria Guilherme (Geovane Bazilio), a presidente do Rotary Vila Guilherme  Adria GiaccheriBeto Freire (presidente da Associação dos Amigos do Parque da Vila Guilherme/Trote) e Ary de Araújo Júnior (presidente da Abaçai Cultura e Arte), entre outros convidados.

A população da Zona Norte se recusa a dar adeus ao Revelando. Todos desejam que seja um até breve.

Veja a cobertura fotográfica completa aqui.

dTo