Tempo de Leitura: 4 minutos

alma

da redação DiárioZonaNorte

Os vinhos sul-americanos, principalmente os argentinos e chilenos, tem desbancado  produtores tradicionais como França, Espanha e Itália.  A ascensão dos vinhos produzidos pelos nossos hermanos reflete a composição do ranking do World’s Best Vineyards, que por três anos consecutivos (2019, 2020 e 2021), das 50 vinícolas listadas, 14 são sul-americanas.

Atenta a este movimento, a Casa Flora Importadora anuncia a chegada da argentina Bodega Norton, ao seu portfólio.  Com uma seleção de vinhos que vão dos “rótulos de entrada” aos do segmento de “alta gama”,  a Norton está presente em mais de setenta países e é a quinta maior exportadora argentina.

127 anos e fabulosa

Fundada no ano de 1895, pelo engenheiro inglês Edmund Norton – que foi para a Argentina trabalhar na construção de uma ferrovia nos Andes e se apaixonou por uma mendoncina e pela própria Mendonza, decidindo assim, fundar uma bodega com vinhas importadas da França. Naquela época os vinhos de Norton já eram reconhecidos como de qualidade excepcional.

Em sua história recente – 1989 -, a Bodega Norton foi adquirida por Gernot Swarovski (sim…. dos Cristais Swarovski) tendo como presidente e CEO seu filho Michael Halstrick, reunindo vários enólogos premiados que são supervisionados por David Bonomi, eleito em 2017, a revista Decanter um 10 Melhores Enólogos da América do Sul e “Enólogo do Ano” em 2020, pelo crítico Tom Atkin.

alma

Foi sob a direção de Halstrick que a Bodega Norton se tornou sinônimo de Malbec argentino, obtendo o reconhecimento da Denominação de Origem Controlada – D.O.C.  E, tendo o Malbec como coluna vertebral, a Bodega Norton também assina rótulos com blends de outras variedades.

As fincas

Localizada na cidade de Luján de Cuyo, a Norton tem 1.265 hectares próprios com cinco “fincas” distribuídas pelos principais terroirs  da província de Mendonza, aos pés da Cordilheira dos Andes, onde são cultivadas uvas Malbec,  Cabernet, Chardonnay, Syrah, Torrontés e Sauvignon Blanc.  A idade média das videiras é de  30 anos chegando até um grande número de hectares com plantas de mais de 90 anos.  

alma
Finca Perdriel – com cem anos de cultivo contínuo, a 950 metros acima do nível do mar, com vinhas entre 30 e 50 anos.
Inquietude ao alcance dos brasileiros

Os brasileiros,  por meio da Casa Flora Importadora,  podem desfrutar de rótulos como o icônico  Gernot Langes – que  leva o nome de seu proprietário e foi premiado com  Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards onde obteve 95 pontos; com o selos  Double Gold Diamond Trophy do Sakura Wine Awards Japão;  91 pontos no Decanter Asia Wine e 94 pontos no Argentina Wine Awards.  

alma

Preparado com cuidadosa seleção das melhores uvas Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc das vinhas mais antigas da Bodega Norton, resultando em uma mistura única,  envelhecida em barricas de carvalho francês por 16 meses e depois em garrafa por mais 14 meses. Cada uma das 4.988 garrafas produzidas foi numerada. alma

De um vermelho intenso com tons violáceos e aromas de frutas vermelhas maduras e pimenta preta, com taninos amigáveis ao paladar e estrutura redonda e final longo, o Norton DOC é um verdadeiro expoente do Malbec argentino, com uvas provenientes exclusivamente da região de  Luján de Cuyo e  envelhecido em barricas de carvalho francês e em garrafas.

Privado Family Blend apresenta um blend exclusivo de alta qualidade criado a pedido da família Swarovski para criar o melhor vinho para desfrutar entre seus amigos. Um rótulo verdadeiramente único, uma seleção especial das melhores barricas de Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon,  que resulta em um corte harmonioso, complexo e elegante.

A linha Altura foi inspirada na conexão entre solo, elevação e microclima em um vinhedo especial localizado em Mendoza, possuindo garrafas limitadas por ano. A Reserva é caracterizada por sua elegância e complexidade. Os rótulos passam por barrica e a maioria é muito bem pontuado. As videiras de 30 a 50 anos são manejadas com baixos rendimentos, o que é sinônimo de qualidade.

Público jovem

O Norton Sexy Fish ou apenas Sexy Fish, é focado no  público jovem, com linguagem moderna e vinho descomplicado. Algo como “você não precisa entender, precisa vivê-lo”. Tanto o Malbec quanto o Cabernet Franc vêm da região de Agrelo, Luján de Cuyo; enquanto o Sauvignon Blanc vem de Tupungato, Valle de Uco, Mendoza.

Inédita no Brasil, a linha Porteño é um convite para descobrir Buenos Aires e sua cultura através de uma garrafa de vinho. O rótulo elegante traz a ilustração do Obelisco de Buenos Aires. O Porteño atingiu 90 pontos no Guia Descorchados. 

Serviço:

Onde comprar:

<com apoio de informações: Anagrama Comunicações e Eventos>

alma alma alma alma alma alma

d