Home Cultura Tensão permanente faz do filme “A Mãe” um cruel retrato da mão...

Tensão permanente faz do filme “A Mãe” um cruel retrato da mão invisível do Estado

Tempo de Leitura: 3 minutos

mãe

<< Crítica/Cinema >> === por Aguinaldo Gabarrão (*)

No roteiro de Ana Carolina Marinho e de Cristiano Burlan, que também assina a direção do longa, Maria é mãe solo que mora na periferia. Vendedora ambulante, após mais um dia de trabalho árduo, retorna para casa e descobre que seu filho Valdo desapareceu.

O roteiro não faz qualquer concessão romantizada da vida de Maria, mulher periférica que não tem clareza das forças que a pressionam na luta pela sobrevivência: a injustiça das condições precárias de trabalho na rua; a negociação desigual na compra de mercadoria com comerciantes exploradores; a luta para fugir da fiscalização para não ter seus produtos apreendidos e perder seu ganha pão.

mãe

Lentamente esses vetores destrutivos começam a ser percebidos quando a mãe, aflita para encontrar o filho, busca órgãos públicos diversos, e se depara com figuras burocráticas, donas de pequenos poderes, mão invisível do autoritarismo. A injustiça começa a ganhar corpo e forma, na figura daqueles que deveriam promover a segurança e a integridade física e psicológica do cidadão.


Assista o trailer clicando abaixo:

Tensão crescente

A direção de Cristiano Burlan (Mataram Meu Irmão, Fome) é absolutamente concreta e a fotografia segue precisamente essa leitura. O diretor não conduz os atores a qualquer tipo de malabarismo emocional barato. Pelo contrário, arranca dos intérpretes o que precisa para trazer à tela os sentimentos das personagens em seu estado mais bruto e verdadeiro.

mãe

Marcélia Cartaxo (A Hora da estrela, Pacarrete) vive Maria com intensidade desconcertante. A atriz apresenta nuances que fazem sua personagem caminhar para um clarão de lucidez diante das adversidades, para logo em seguida mergulhar na angústia mais devastadora.

mãe

E nesse ponto de tensão crescente e desagregador das emoções de Maria, o diretor revela o desfecho da trajetória do adolescente Valdo, e situa o público como testemunha indignada dos acontecimentos. Mas a provocação vai além: a partir da constatação do fato, o que virá por parte da sociedade? A reação contrária ao arbítrio ou o constrangedor silêncio?


 Serviço:

 A MÃE

  • Gênero: Drama
  • País: Brasil
  • Classificação: 14 anos
  • Duração:  1 hora e 30 minutos
  • Ano: 2022

Ficha técnica

Elenco: Marcélia Cartaxo, Mawusi Tulani, Helena Ignez, Dunstin Farias, Debora Maria da Silva, Rub Brown, Ana Carolina Marinho, Henrique Zanoni, Tuna Dwek, Carlos Meceni, Gabriela Rabelo. Diretor: Cristiano Burlan / Roteirista: Ana Carolina Marinho, Cristiano Burlan / Direção de Fotografia: André S. Brandão / Direção de Arte: Karla Salvoni / Figurino: Heloisa Cobra / Produção: Cristiano Burlan, Henrique Zanoni, Priscila Portella, Bruno Caticha & Ivan Melo / Produtora:  Bela Filmes / Coprodutoras: Filmes da Garoa & Cup Filmes / Distribuidora: Cup Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação.


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do Diário Zona Norte.

 

 


Álbum/portifólio – Clique na imagem para expandí-la:

 


d.  

mãe mãe mãe mãe mãe mãe