Home Destaque PVGT terá ampliação e restauro de prédios. E confira ranking de visitas...

PVGT terá ampliação e restauro de prédios. E confira ranking de visitas dos parques

Tempo de Leitura: 7 minutos

restauro

da Redação DiárioZonaNorte

  • O Parque do Trote é a área da antiga Sociedade Paulista do Trote, inaugurada em 1944;
  • Na administração do prefeito Jânio Quadros, em 1986, a parte sul da Sociedade Paulista do Trote transformou-se no Parque Vila Guilherme;
  • O Parque do Trote foi oficialmente aberto ao público em 02 de julho de 2006; e
  • O PVGT foi tombado como patrimônio histórico da cidade de São Paulo pelo Conpresp, em 2012.

Meio perdido nos finais de semana e feriados, um dos locais que pertencem ao patrimônio histórico e cultural da cidade está localizado na verdadeira Zona Norte (* veja no final). É o Parque da Vila Guilherme-Trote (PVGT), com os seus 180 mil metros quadrados, que é o único pedaço destinado ao lazer dos moradores próximos dos distritos de Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.

O Parque do Trote tem um valor histórico na região, já reconhecido pelo pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Ainda com o ar sem grandes novidades aos pedidos de melhorias para os frequentadores, o DiárioZonaNorte consultou, nesta semana, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) sobre os próximos passos com novidades no local.

A SVMA informou que até o final deste mês está prevista a contratação do projeto básico e executivo de ampliação e restauro de todas as edificações tombadas como patrimônio histórico, que hoje encontram-se interditadas, o que inclui o Casarão, logo na entrada ao lado do salão de eventos.

A SVMA reconhece que há quase três anos realizou reformas e intervenções no PVGT – ver abaixo o link da matéria do DiárioZonaNorte, na época,  com mais detalhes. Segundo informou, de setembro de 2020 a agosto de 2021 foram executadas obras de requalificação no parque, que incluíram a reforma dos banheiros, com troca de sanitários e torneiras, quadras, parquinho e implantação de aparelhos de ginástica – além da instalação de 30 lixeiras novas e a construção de rampa de acesso do Parque do Trote (parte debaixo, com entrada pela Av.Nadir Dias de Figueiredo) com o Parque Vila Guilherme (parte de cima, com entrada pela Rua São Quirino, 905).

restauro
Nova iluminação em LED no PVGT

Outro detalhe, nos pedidos de moradores e frequentadores, o Parque do Trote funcionava sem iluminação adequada e quedas de energia. Um velho pedido que vinha de setembro de 2018 foi resolvido em janeiro de 2022, através da  SP Regula da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que passou a controlar a Ilume – saiba mais detalhes abaixo no link da reportagem do DiárioZonaNorte, na época.

Os frequentadores do PVGT há anos aguardam, com urgência, a restauração das edificações internas, que estão em ruínas com risco de desabamento, inclusive as ruínas, com risco às pessoas. O morador e ativista social da região, Beto Freire, que já participou do Conselho Gestor do PVGT em anos anteriores é um profundo conhecedor do parque: “As notícias são boas e aguardamos, mas precisamos de mais atividades educativas e culturais, como era há muitos anos atrás – até com o Revelando São Paulo| Por outro lado, há necessidade urgente de maior variedade de flora e planejamento arbóreo, que é crucial para a saúde da população do local”.

restauro
Prédio administrativo e de apostas Sociedade Hípica Paulista

Beto Freire ainda lembra que o PVGT está como “um parque sem árvores”, pois a fauna está diminuindo e há necessidade de maior variedade de flora e deste planejamento arbóreo.  Ele acrescenta: ´”É crucial para a saúde da população local, o parque está sem sombra e ali é o único pulmão verde que tínhamos”.

Na privatização, o Trote ficou de fora

Em 2017, o então prefeito João Doria (PSDB) apresentou o primeiro lote de 14 parques municipais  que seriam concedidos à iniciativa privada, o que aconteceu um ano após e com contrato para 35 anos.

Entre eles, estava o Parque do Trote no “pacote”, que acabou ficando de fora. Na verdadeira Zona Norte, o único que passou a ter gestão pela inciativa privada – no caso,  a Urbia foi o Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima (Parque Novo Mundo). Os parques Sena (Tremembé) e Rotary Clube (Tucuruvi) não foram incluídos na privatização.

Segundo a SVMA, a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias informa que, atualmente, o Parque do Trote não está no escopo de nenhuma das concessões estruturadas.  E confirmou que, na época da privatização, o Parque do Trote constou da lista de equipamentos aptos a receber propostas de estudos, contudo, nenhum interessado apresentou proposta para este parque em específico.

restauro
Vista aérea do PVGT, ao lado o antigo MartCenter

Além dos cuidados pelo patrimônio histórico e restauro das edificações, os moradores e frequentadores do PVGT reivindicam outras melhorias com espaços de cultura, ecoterapia, museu e até  lanchonete , entre outras benefícios. Lembram ainda que o parque já teve momentos importantes com apresentações teatrais e shows musicais ao ar livre, embaixo das árvores. “Agora nada acontece de novidades, o parque serve mais para o pessoal fazer exercícios e as caminhadas, passeios de bicicleta e brincadeiras de crianças, não é como antigamente“, lembra o funileiro José B. Guimarães Neto, que mora ao lado do parque.

O ranking dos parques

A SVMA, através da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM) divulgou na semana passada uma nota informando que a ´´Prefeitura comemora 100 milhões de visitas em seus parque nos 3 últimos anos´´, com o Parque do Ibirapuera encabeçando a lista de 10 parques, onde atingiu cerca de 7,4 milhões de visitas. (* veja a lista abaixo).

Os parques da Zona Norte não fazem parte do ranking, mas atendendo o pedido do DiárioZonaNorte, a SVMA informou que o Parque do Trote recebeu em 2023 (até 11/06), 277.237 pessoas, o que resulta uma média em 1.721 pessoas por dia considerando inclusive sábados, domingos e feriados. No complemento os números de visitas em 2022: 451.620 e 2021: 418.088.

restauro
Entrada principal – S.P.T. Sociedade Paulista do Trote – sem o “T”

A Prefeitura da Cidade de São Paulo informa que a contagem de frequência nos parques municipais é realizada desde julho de 2020 por funcionários de vigilância utilizando contador estatístico manual na portaria dos espaços..  E ainda esclarece que  o monitoramento é realizado com base no número de visitas e não de visitantes, uma vez que um mesmo frequentador pode visitar os espaços mais de uma vez, inclusive no mesmo dia.

Vários frequentadores do Parque do Trote, ouvidos por este jornal, informaram que nunca notaram funcionários ou mesmo segurança com contagem de frequentadores. Uma assídua frequentadora e que mora próxima do parque, Margareth Pádua Freire, foi direta:´´São vários anos que venho aqui para caminhada e passeios, mas nunca percebi gente fazendo contagem nas portarias´´.

restauro
Mapa do Parque do Ibirapuera

Segundo a Urbia, concessionária que administra o Parque do Ibirapuera,  no primeiro trimestre deste ano, o parque recebeu 3,7 milhões  de visitantes. Foi informado que o controle de acesso dos visitantes é feito diariamente, por meio de profissionais nas portarias – através de contagem manual. Mas pessoas que frequentam o local, com entrada nos 12 portões nas três avenidas que circundam o parque, não perceberam essa contagem manual. A administradora Urbia acrescenta ainda que câmeras de segurança monitoram o fluxo do espaço nos portões e, em vários pontos do parque, dando suporte ao controle.

Quanto ao demais parques da Zona Norte, a SVMA relaciona que o Parque Vila Guilherme (2021: 55.001; 2022: 123.135; e 2023– até 11/06 –: 52.354) — lembrando que este parque tem passagem interna com o Trote e mais entrada em outra rua). Já no Parque Tenente Brigadeiro Faria Lima (Parque Novo Mundo): 2023 (até 11/06): 76.037; 2022: 160.475 e 2021: 88.632 pessoas.

No Parque Lions (Tucuruvi), neste ano (até 11/06) contou com 68.639 visitantes; em 2022: 139.065; e 2021: 120.625. Já com o Parque Sena (Tremembé),  quarto parque na região da Zona Norte, ficou sem contagem de visitantes. A SVMA avisa que o Parque Sena (Tremembé) por não ser fechado com portarias, e não contar com base administrativa fixa no local, não dispoõe de contagem de frequência.

Atividades e eventos no PVGT

Segundo a SVMA, o Parque Vila Guilherme/Trote oferece diariamente diversas iniciativas gratuitas à população, sendo algumas delas realizadas por frequentadores voluntários; pelo Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) da Secretaria Municipal da Saúde; e também no Bosque de Leitura, da Secretaria Municipal de Cultura. As atividades fixas realizadas no parque que são Zumba e Kung Fu.  Durante os meses deste ano aconteceram evento com o Festival de Verão, Atividades nas Férias, Circuito de Camanhada, Feira Gastronômica e Feira Mãos e Mentes Paulistanas.


Reportagens do DiárioZonaNorte que foram citadas:

  • Parque Vila Guiherme/Trote recebe R$1,2 milhão para reforma e novos equipamentos – (21/092020) clique aqui
  • Parque do Trote em busca das verdade e das promessas em poucas ações na Zona Norte – (16/04/2022) – clique aqui

(*) Nota da Redação-Esclarecimento: A Prefeitura da Cidade de São Paulo faz o uso equivocado dos pontos cardeais -– que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias e a população —  classificando os distritos, bairros e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá  / São Domingos e Perus  / Anhanguera  como sendo ZONA NORTE.

O certo é ZONA NOROESTE, pois os distritos e bairros estão mais entre  a Zona Norte e  a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE, que é adotada por este jornal, tem como distritos, bairros e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.   


Álbum/Portifólio — clique em cima da foto para expandí-la:

 

restauro restauro restauro restauro restauro restauro restauro restauro

 


d

estauro restauro