Home Economia Primeira Fazenda Urbana do Paraná fica em Palotina e produz alimentos 100%...

Primeira Fazenda Urbana do Paraná fica em Palotina e produz alimentos 100% naturais

Tempo de Leitura: 5 minutos

Paraná

da redação DiárioZonaNorte

  • Primeira Fazenda Urbana do Paraná fica na cidade de Palotina
  • Idealizada pelo casal Vivian J. S. Andrade e Paulo Machajewski – a Fazenda Urbana produz alimentos orgânicos de forma sustentável
  • Para acelerar o crescimento a Fazenda Urbana contou com uma das  linhas de crédito da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

DiárioZonaNorte produziu uma matéria sobre fazenda urbanas e fazendas verticais, um modelo de negócio sustentável que ocupa espaços ociosos em grandes centros urbanos e produz alimentos em escala, com até 90% menos terra e 90% menos água. E, a longo prazo,  serão essenciais para políticas de segurança alimentar.

Na ocasião  entrevistamos Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP – sobre as linhas de financiamento para esta modalidade de agronegócio – veja   aqui -.  Foi nesta conversa que Basso nos “apresentou” a paranaense Fazenda Urbana, empresa associada da cooperativa e que fez uso do crédito rural para expandir o seu negócio.

Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

Fundada pelo casal Vivian J. S. Andrade e Paulo Machajewski, a Fazenda Urbana te, em área de estufa exatos 2.250m² e  está localizada na cidade de Palotina e é a primeira do gênero no estado do Paraná. Em entrevista ao DiárioZonaNorte, Machajewski falou sobre o projeto e o modelo de negócio adotado por eles.

DiárioZonaNorte:  Como surgiu a ideia de construir uma fazenda urbana?

Paulo Machajewski: A ideia de fazer uma fazenda urbana foi ofertar ao cliente ou consumidor final um produto mais saudável, com maior qualidade. Justamente por  trabalhar com uma cadeia curta, digamos assim, folhosos e legumes. No nosso caso, produzimos folhas e o município tinha uma certa carência de um produto orgânico e  com maior qualidade e a gente poderia atender esse nicho.

paraná
Vivian J. S. Andrade – sócia da Fazenda Urbana.

DiárioZonaNorte: Entre planejamento e implantação, quanto tempo? Tem intenção de ampliar o leque de produtos?

Paulo Machajewski: Quatro anos entre implantação e operação. Ficamos basicamente dois anos estudando projeto, lendo material, trocando informações com outras pessoas, enfim, outros profissionais. Se for olhar a marca (Fazenda Urbana), a gente tem uma pegada que aqui é interessante… A região é um polo de piscicultura muito grande e temos um pé na piscicultura também, ainda em testes. Por enquanto, operamos somente com folhosas e a piscicultura chegou no momento em que nós completamos dois anos no mercado.

DiárioZonaNorte:  Por que Palotina?  Um município agrícola…

Paulo Machajewski: Somos a primeira fazenda 100% urbana no estado do Paraná. Poderíamos estar em outros centros? Sim, porque as fazendas urbanas fora do país, estão localizadas em espaços que fazem parte da cena urbana. Por vivermos aqui, mesmo estando em um município que é basicamente agrícola, optamos por um modelo de negócio voltado para os centros urbanos maiores e extremamente interessante, onde você não usa caminhões na logística de trazer produtos de longe – reduzindo a emissão de carbono -, produz no local, colhe, embala e já faz a comercialização, onde o  cliente pode  acompanhar todo o processo, que é cuidado pela nossa família. E a todo o momento que ele chega na fazenda, encontra  produtos frescos. E isso é a nossa  principal pegada: ofertar um produto saudável, de boa qualidade e sempre fresco ao consumidor.

DiárioZonaNorte: Como vocês viabilizaram financeiramente o empreendimento?

Paulo Machajewski: Já acessamos dois créditos da Sicredi, que tem uma estrutura muito boa. E a gente só conseguiu ampliar a ideia do negócio justamente pelo crédito.  Começamos com crédito próprio e já conversando com a cooperativa pensando na  necessidade da gente ampliar o projeto. A gente imaginou que ele andaria um pouco mais lento, um pouco mais devagar. Mas aí tivemos a felicidade e a surpresa que o próprio consumidor gostou….  Gosto da qualidade dos produtos, da proposta… e isso nos obrigou a investir um pouco mais rápido e o crédito foi muito importante para ampliar a produção.

paraná
A Fazenda Urbana produz 1 pé de alface per capta mês ou 33 mil pés de alface por mês

DiárioZonaNorteFalando em produção…

Paulo Machajewski: Hoje a gente produz aqui no município um pé de alface por cada habitante.

DiárioZonaNorte: Fazendo conta de padaria: Palotina tem 33 mil habitantes – então você produz 33 mil pés de alface por mês? 

Paulo MachajewskiSim e é um dado muito interessante sobre nossa produção. Nossa capacidade per capita de produção é de  um pé por pessoa.

DiárioZonaNorte: Como é a estrutura da Fazenda Urbana?

Paulo Machajewski Estamos divididos em dois setores: produção e comercialização. A gente tem uma loja de produtos, a estufa ao lado e em anexo. A gente colhe,  faz uma pré-seleção, uma pré-lavagem. E aí já embala e leva pra loja. Eu cuido da parte de produção e toda a parte técnica da produção. A Vivian, minha esposa, faz toda a  parte comercial, atende aos clientes, apresenta os produtos e dá dicas.  Só não transportamos, por acreditar que é um novo modelo de negócio, de produzir alimento mais próspero, com uma ótima qualidade. Além de diminuir custos de logística,  quanto menos gente transportar, mais bem ao meio ambiente e a sociedade estaremos fazendo, já que estamos  gastando menos combustível e emitindo menos carbono.

paraná
Vivian J. S. Andrade e Paulo Machajewski, idealizadores da Fazenda Urbana

DiárioZonaNorte:  Qual a sua trajetória? O que te levou ao agronegócio?

Paulo Machajewski: Eu vim da roça, o agro ainda era roça na minha época. Meus pais são agricultores, e entre 1994 e 1996, meus pais começaram a trabalhar com horta e assim vivi com toda essa parte de horticultura, fruticultura… Nessa pegada, eles foram até 2000/2003… E ai eu fiz comércio exterior e acabei não atuando, fui para a área de meio ambiente… estudando sempre e acabei trabalhando como administrador. Já fui funcionário municipal e consultor de projetos de desenvolvimento regional. Fui servidor federal e trabalhei no Ministério da Pesca, por isso tenho um carinho todo especial pela psicultura, mas minha origem é da agricultura e vem da produção.

DiárioZonaNorte:  Como diz o ditado… o bom filho a casa torna?

Paulo Machajewski: Eu sempre tive uma vontade de voltar, mas não voltar a fazer aquilo que a gente fazia no passado… Voltar com tecnologia, com sistema produtivo, com expertise, diminuir custos e ofertar produtos de melhor qualidade… Ter um produto bom, de boa procedência e barato. Mais em conta e e maior qualidade.

DiárioZonaNorteFuturo? 

Paulo Machajewski: Vamos desenvolvendo o nosso projeto, até fechar todos os elos, que é  trabalhar com toda a parte de insumos “biofarm”… microorganismos, alguns fungos, algumas bactérias amigas que irão melhorar o nosso sistema produtivo.. Não usamos e não vamos usar pesticidas que prejudicam a saúde e o meio ambiente…  Adubação a gente faz… isso é insumo e alguns outros insumos nós importamos, vem de fora. Ai, o que a gente produz de folhas e vegetais a gente comercializa e a parte de proteína animal, que seria o próximo passo, o peixe, também vamos oferecer direto ao consumidor – esse é o projeto completo.

Serviço:
Fazenda Urbana Palotina

d

paraná paraná paraná paraná paraná paraná paraná paraná paraná