Home Destaque Prefeitura inicia obras do 1° Centro Municipal da Pessoa com Transtorno do...

Prefeitura inicia obras do 1° Centro Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Tempo de Leitura: 3 minutos

centro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da São Paulo Obras (SP Obras), lança na próxima 6ª feira (08/03/2024)  a Pedra Fundamental do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) – ato que marca o início das obras.

O equipamento será construído na Av. Santos Dumont, 1.318, na Zona Norte, ocupando um terreno de 5.000m², onde atualmente está localizado o Centro Esportivo Santana Balneário Geraldo Alonso. A inauguração está prevista para novembro deste ano.

espectro TEA centro
Fachada do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em 3D

A SPObras, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), é a responsável por executar programas, projetos e obras definidos pela Administração Municipal. Ela possui a gerência e a licitação do contrato do espaço.

A construtora que ficará encarregada de construir o Centro TEA, com o prazo de execução de oito meses e de vigência, 11 meses, é a Lemam Construções e Comércio S.A, no valor de R$ 38.760.838,84 (trinta e oito milhões, setecentos e sessenta mil, oitocentos e trinta e oito reais e oitenta e quatro centavos).

TEA

Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. As pessoas dentro desse espectro podem apresentar dificuldades na comunicação ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares, mas que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

centro
Quadra do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em 3D
Centro TEA

O equipamento, que é pioneiro na América Latina, não será uma Clínica Escola, uma vez que a rede municipal já possui os serviços destinados às pessoas com TEA, como, por exemplo, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e o serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo de São Paulo atenderá crianças, jovens, adultos e idosos. A faixa etária inicial para receber a assistência do espaço será a de 6 (seis) anos, sendo que o Centro TEA priorizará os jovens, adultos e idosos – buscando lhes proporcionar um acompanhamento digno ao longo de suas vidas.

centro
Jardim do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo em 3D

A SMPED será a gestora do equipamento. Após alguns estudos, está previsto que, para os primeiros seis meses em fase piloto, o Centro TEA receba cerca de 1.000 pessoas por dia e realize uma média de 20 mil atendimentos por mês, entre pessoas com autismo e seus familiares. Além disso, há um estudo em colaboração com a rede municipal para definir como será a porta de entrada desses atendimentos.

As atividades que serão oferecidas estão divididas em cinco eixos: Cultura, Esportes, Trabalho e Empreendedorismo, Cursos de Formação, Bem-estar e Autonomia Social. Além delas, acontecerão Atividades Externas que visam enriquecer ainda mais a experiência dos usuários, com oportunidades únicas de interação com o ambiente externo, integração com a comunidade e exploração de novas habilidades e interesses.

<Com apoio de informações: Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência>

d