Tempo de Leitura: 2 minutos

Espectro

A construção do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista está na fase final de projeto e deve levar oito meses para ser concluída, após o término desta etapa.  A obra é uma parceria entre a SPObras e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e terá um investimento previsto de R$ 43,4 milhões da Prefeitura de São Paulo. O projeto tem a assinatura do escritório NPC Arquitetura.

O Centro TEA será construído na Av. Santos Dumont, 1.318, na Zona Norte, ocupando um terreno de 3.933,62m², onde atualmente está localizado o Centro Esportivo Santana Balneário Geraldo Alonso. 

As obras englobam toda a infraestrutura necessária, incluindo instalações civis, acessibilidade, instalações hidrossanitárias, climatização, acústica, iluminação, além de ajustes nas instalações elétricas e adaptação da cabine de transformação.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. As pessoas dentro desse espectro podem apresentar dificuldades na comunicação ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares, mas que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

Centro TEA

Com foco no acolhimento, na socialização e na autonomia dessas pessoas, a SMPED liderou a concepção do Centro TEA, que contará com a participação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), como articuladores de uma rede para o fortalecimento do vínculo familiar, proporcionando atividades de sociabilização e convivência no âmbito municipal. A implantação do projeto prevê oferecer à comunidade as seguintes atividades:

  • Culturais: teatro, dança, música e cinema;
  • Esportivas: quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de                      natação/hidroginástica;
  • Formativas: capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho;
  • Autocuidado: atividades para o desenvolvimento de habilidades da vida diária.
Plano de Metas

Essa iniciativa faz parte do Programa de Metas da Gestão 2021-2024 (Meta 21) e reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em oferecer à cidade espaços inclusivos e adaptados para pessoas com diferentes necessidades, contribuindo assim para uma sociedade mais igualitária e acolhedora.

<com apoio de informações: Imprensa SP Obras>

d