Home Destaque Portuguesa Global Wines foca em vinhos premium e internacionalização de marcas

Portuguesa Global Wines foca em vinhos premium e internacionalização de marcas

Tempo de Leitura: 6 minutos

Global

da Redação DiárioZonaNorte

Que Portugal tem vinhos de altíssimo nível e que não ficam nada a dever para um francês ou ainda um italiano – cujo os preços giram em torno de R$ 12 mil a garrafa – é fato.  Mas por que quando se pensa em rótulos do universo fine wines, os portugueses não são os primeiros a entrar na lista?  Acreditamos que é pela falta de percepção do público para a  qualidade, para a história das vinhas e a narrativa que envolve o vinho português.

A portuguesa Global Wines, maior produtora de vinhos do Dão – região localizada no Norte do país, avança a passos largos para mudar esse cenário com o lançamento da Linha 19l90 Premium Wines, numa referência direta ao ano de fundação da empresa, promovendo assim o lado mais luxuoso da Global Wines que alberga os rótulos single state e de alta gama da empresa – oriundos das principais regiões vitivinícolas portuguesas:

  • Vinhos do Dão de terroirVinha do Contador;  Casa de Santar
  • Vinhos da Bairrada de terroirEncontro
  • Vinhos do Alto Alentejo de terroirSaturno

Os vinhos foram apresentados aos brasileiros, durante a ProWine São Paulo – a principal feira profissional do setor de vinhos e destilados da América Latina voltada ao segmento B2B, que aconteceu na cidade de São Paulo entre os dias 27 e 29 de setembro de 2022, onde participamos da degustação conduzida pelo sommelier Francisco EdCarlos de alguns dos rótulos elaborados pela vinícola.

global
Francisco EdCarlos – Sommelier da Global Wines e Rio Sol

A Global Wines foi fundada em 1990 como  Dão Sul, na Região Demarcada do Dão  e hoje é a maior produtora de vinhos desta localidade, que apresenta excelentes condições geográficas e onde as vinhas ficam entre os 400 e os 700 metros de altitude em terrenos predominantemente graníticos, originando vinhos elegantes e com personalidade, com grande potencial de guarda,  resultantes de uma grande diversidade de castas.

Além do Dão, a Global Wines detêm outras  propriedades seculares na produção vitivinícola, como é o caso do Paço dos Cunhas (século XVII) e da Casa de Santar (século XVIII), além da moderna Quinta do Encontro.

A empresa, que tem como diretor de enologia o premiado Osvaldo Amado, conta com seis grandes marcas em seu portfólio: Cabriz, Casa de Santar e Vinha do Contador (Região Demarcada do Dão), Quinta do Encontro (Região Demarcada da Bairrada), Monte da Cal (Região Demarcada do Alentejo) e Vinha Maria (várias regiões).

Navegar é preciso

A Global Wines detêm 400 hectares de vinhas em Portugal e mais de 7 milhões de garrafas de vinho produzidas anualmente. Por meio de quase uma centena de importadores e distribuidores, os rótulos da empresa chegam a mais de 40 países, estando EUA, Alemanha, Angola, Suíça, China, França, Brasil e Canadá, como seus maiores compradores.

Global

E, para além de Portugal, a Global Wines está presente no Brasil, onde elabora os  incríveis vinhos da marca Rio Sol, em 120 hectares próprios no Vale de São Francisco, em Pernambuco.

Ali, as características únicas das vinhas portuguesas se aliam ao clima semiárido da região, resultando em vinhos modernos e de muita personalidade. A Rio Sol, também presente na ProWine, será tema de uma reportagem especial deste jornal.

Vinha do Contador Gran Júri Dão  2013 e Grand Júri Nobre 2015

A Vinha do Contador, ocupa 7 dos 20 hectares do Paço dos Cunha, como dito acima, uma propriedade século XVII que se dedicava à produção de vinhos, azeites e frutas que abasteciam os mercados da cidade do Porto. Ali nascem vinhos de alta qualidade, elegantes, com frescor e potencial de guarda. O rótulo Vinha do Contador possui um vinho tinto, um branco e uma aguardente viníca velha.

Global

O excepcional tinto Vinha do Contador Grande Júri Dão  foi o primeiro vinho português a passar pelo crivo de um juri internacional especializado, antes mesmo de ser lançado.

De produção limitada, na Safra 2013 foram produzidas apenas 6.460 garrafas. É um assemblage elaborado com as castas 60% Touriga Nacional, 20% Aragonez, 20% Alfrocheiro, com passagem de 18 meses em barrica de Carvalho Francês de tosta fraca. 

O branco Vinha do Contador Grande Júri Dão Nobre – Safra 2015 – também de produção limitada –  com 4.990 garrafas – foi elaborado com assemblage das castas 70% Encruzado, 20% Malvasia-Fina e 10% Cerceal Branco. O processo de maturação tem o tempo de 12 meses, onde 50% do vinho fermentou em barricas novas de Carvalho Francês e os outros 50% em barricas de segundo uso durante 12 meses.

A distinção “Nobre” não é aleatória. Ela é exclusiva dos vinhos do Dão e atribuída aos que obtêm a mais alta qualificação por parte da Comissão Vitivinícola Regional (C.V.R.) do Dão

Global
Casa de Santar Oito Parcelas
8 Parcelas 2012

O Casa de Santar 8 Parcelas 2012 é um vinho alta gama, com 11 longos anos de trabalho e provas, resultado da combinação de seis castas espalhadas pelas 8 parcelas da propriedade, sendo produzidas exatas 6.518 garrafas.

Com passagem  de 24 meses em barricas de carvalho francês, sendo 25% de  2º uso e 75 % novas, o enólogo selecionou as melhores 25 de 50 barricas que estagiaram por  60 meses em garrafa, tendo evoluído muito bem com o tempo. De cor granada intensa e  tons castanhos, é um vinho com grande complexidade, bem estruturado, com notas terciárias intensas e persistente na boca, mantendo o perfil tradicional do Dão.

Global
Linhas Encontro, Monte da Cal e Saturno
Quinta do Encontro

O Quinta do Encontro Preto Branco Reserva 2017 é uma homenagem as tradições da Bairrada, onde no passado as castas de uvas tintas e brancas eram plantadas misturadas e vindimadas ao mesmo tempo. É um assemblage inesperado das tintas Baga e Touriga Nacional e da branca Bical, responsável por levar elegância e perfume ao vinho

O espumante Encontro Reserva Bruto 2015 – 100% Baga (a sexta casta tinta mais cultivada em Portugal), pelo método Blanc des Blancs, teve esmagamento com desengace total, prensagem pneumática suave, clarificação estática natural e fermentação alcoólica a 18ºC. Espumantização pelo método clássico com estágio de 36 meses em cave e 1 mês após degorgement, resultando em um produto requintado, gastronômico e elegante.

Segredo de Saturno

A história do icônico Segredo de Saturno tem início no Alto Alentejo, nos  100 hectares de vinha da Herdade Monte da Cal – onde são cultivadas sete castas tintas e quatro castas brancas.

Com produção limitada a 5 mil garrafas, este exclusivo tinto alentejano carrega uma história de mistério em sua elaboração. Originário da colheita extraordinária do ano de 2015 foi elaborado com uvas escolhidas minuciosamente pela equipe de enólogos da empresa, que mantém em segredo quais foram as castas selecionadas, criando assim um blend que nunca se repete, porque todos os anos as vindimas são diferentes.

Depois, o vinho permaneceu durante 18 meses em barricas de carvalho francês (50% novas e 50% de segundo uso) e 48 meses de estágio em garrafa.   No nariz, resulta intenso, com distinta complexidade e um misto de notas frutadas e terciárias, apresentando, na boca, um sabor frutado, macio, bem estruturado, harmonioso e com distinta persistência. Ideal para degustar, com calma, num momento especial.

Completam a linha Saturno, os rótulos Reserva e Vinha de Saturno.

Cabriz
Cabriz

Marca líder do Dão é a marca mais vendida desta região no mundo. Seu portfólio apresenta vinhos descomplicados, para o dia-a-dia, como os Cabriz Colheita Selecionada (nas versões tinto, branco e rose), cujo o tinto foi considerado pelo Robert Parker Wine Advocate e pela Wine Spectator, o melhor português na relação qualidade/preço.

A marca apresenta ainda o excelente Reserva (versões branco e tinto),  vinhos Biológicos (branco e tinto) e dois varietais da emblemática Touriga Nacional do Dão: um tinto de perfil jovem, e um vinho branco inovador, feito com esta casta tinta. Completam o portfólio da marca  uma gama de espumantes – ícones da marca e da região – e um licoroso de produção limitada.

<com apoio de informações: Notícia Expressa – jornalistas Renato Aranha e Miriam Matos>

d

 

Serviço:

Saiba mais em www.globalwines.pt