Home Cultura Zona Norte recebeu cerca de mais de 20 intervenções artísticas para as...

Zona Norte recebeu cerca de mais de 20 intervenções artísticas para as crianças

Crédito da foto: Gabriel Cruz
Tempo de Leitura: 2 minutos

artísticas

Neste último dia 12 de outubro, a Cia TáDITO convidou cerca de 130 artistas para o intervenções culturais para o primeiro Festival Pequeninos, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com as subprefeituras de São Paulo.

Quatro praças na Zona Norte, nas regiões da Vila Maria/Guilherme, Jaçanã, Tremembé, Tucuruvi e Casa Verde, receberam atrações e uma cenografia instalada com a temática Folclore.

Na programação, brincadeiras tradicionais como bambolê, pião, bolinha de gude, io-io e ao longo do dia aconteceram apresentações de circo, contação de histórias, música e teatro levando magia para as crianças de todas as idades

Tá Dito

O curador do Festival PequeninosDiego Dionisio,  está a frente da Cia TáDITO, que há anos vem trabalhando com intervenções artísticas pelo Brasil, tem na trajetórias participação em evento da Rede Globo, SESC, Virada Cultural, Festival do Café, Jornada do Patrimônio com a apresentação AMÔ, com a participação dos indígenas da cidade de Guarulhos, onde também se apresentaram noVale do Anhangabaú.  Dionisio tem como objetivo sempre levar artistas da cidade  de Guarulhos para outros festivais, como ocorreu no Festival Pequeninos. 

Crédito da foto: Gabriel Cruz
Convidados

Entre os artistas e companhias participantes, tivemos a Cia TáDito de Intervenção Artística, Rué La Companhia, o Circo das Frutas, Circo´lo, Cia Chegança, os sanfoneiros Chico Ceará e Juscelino Lima e a atriz e performance Jennifer Martins.

Nesta edição do festival teve a estréia do Renan Melinski contando histórias sobre palhaços de Reis e Ciro Lou, novo coletivo de artistas circenses coordenado pela atriz e performance Tatiane Ruben.

O Circo das Frutas, apresentado pelos palhaços Limão e Laranjada, brincou com as crianças mostrando a Arteterapia – o cuidado  por meio da  risada e da interação com as crianças de todas as idades.

A Cia Chegança  apresentou por meio da Contadora de História e performance Jennifer Martins, acompanhada pelo sanfoneiro Juscelino, histórias, danças e brincadeiras do folclore brasileiro. A Cia Chegança tem nos últimos anos apresentando intervenções artísticas e espetáculos voltados para as culturas populares.

A Rué La Companhia é uma companhia de teatro e circo de Guarulhos-SP, nascida em 2017,  que tem como base a prática e a pesquisa na palhaçaria clássica brasileira, teatro de rua e arte circense numa perspectiva que dialogue com a rua, os espaços abertos e com os tempos atuais.

O grupo conta com artistas com mais de 15 anos de atuação, prática e pesquisa na área circense e teatral e já foi selecionado e convidado para diversos festivais de teatro e circo do Brasil, ganhou prêmios, menções honrosas e já foi contemplado por três editais.

La Escada é o mais novo espetáculo da companhia. Em 2022, a Rué La Companhia inaugurou a sua sede em Guarulhos, o Espaço Cultural Revoada, oferecendo assim diversos cursos à cidade: Circo, Circo Kids, Aéreos (trapézio, lira e tecido acrobático), Teatro, Capoeira e Palhaçaria.

Desta forma, o grupo também atua com uma formação de artistas na cidade de Guarulhos, além de possibilitar trocas artísticas entre outras companhias e oferecer o Espaço para apresentações de outros grupos contribuindo com uma formação de público na cidade.

artísticas artísticas artísticas artísticas artísticas

d