Home Bem Estar “Pequenos Traumas”, um bom livro que vira manual para a melhor qualidade...

“Pequenos Traumas”, um bom livro que vira manual para a melhor qualidade de vida

Tempo de Leitura: 5 minutos

traumas

da Redação DiárioZonaNorte

A vida é normal, mas no dia a dia falta alguma coisa de complemento. A felicidade é uma delas, com tudo girando torno de uma alegria. Outros sentimentos internos de vários anos vai provocando uma ansiedade para o dia a dia. E acumula-se ao problema de como resolver essas situações.

Surge no mercado  o livro “Pequenos Traumas” (no original em inglês: “Tiny Traumas”), um recente lançamento da Editora Vestígio do Grupo Autêntica, que esclarece no subtítulo o que se propõe:  “superando as barreiras emocionais que afetam a nossa saúde mental”.

Importante obra de uma expert em saúde e bem estar, a psicóloga norteamericana Dra. Meg Arroll, com suas 284 páginas traduzidas nada mais do que em 30 países e que por aqui chegou pelas mãos de Bia Nunes de Souza, a editora responsável da Vestígiocom a eficiente tradução de Elisa Nazarian.

Os pequenos traumas podem parecer insignificantes, mas ao longo do tempo, eles podem se acumular e causar feridas emocionais profundas. A autora identificou sete estresses menores que podem afetar nossa vida diária de maneira significativa.

De acordo com ela, os pequenos traumas são como “feridas psicológicas cotidianas” que se acumulam ao longo do tempo, sendo comparados a “lesões emocionais de mil cortes de papel“. Eles podem incluir microagressões no trabalho, sentimentos de exclusão na família e a pressão de cumprir expectativas sociais impossíveis.

As consequências

Esses pequenos traumas podem ter um impacto negativo em nossa saúde mental, levando a problemas como ansiedade, dificuldades para dormir, alimentação emocional e uma sensação de estagnação na vida. Embora as pessoas geralmente sejam psicologicamente resistentes, a acumulação desses traumas pode levar a um estado emocional fragilizado e constante sobrecarga, sustenta a autora.

A Dra. Meg ressalta que os pequenos traumas podem ocorrer ao longo do dia, em diferentes situações.  Ela recomenda a prática de atividades de autocuidado ao longo do dia para ajudar a desativar esse estado de alerta constante. E dá aconselhamentos para outros momentos do dia e situações. Como até aprender a dizer ´´não´´em momentos que devem ser ditos.

traumas

Outro lembrete é o uso excessivo das redes sociais, que pode aumentar o estresse, já que somos constantemente expostos a notícias negativas. A psicóloga recomenda focar na esfera pessoal de influência e limitar o tempo gasto nas redes sociais. Em outras situações, a prática de exercícios respiratórios e o uso de aplicativos de relaxamento podem ajudar a acalmar o sistema nervoso nessas situações.

E, por fim, em casa, as responsabilidades domésticas podem gerar pequenos traumas, como a sobrecarga de tarefas, conflitos familiares e a sensação de nunca conseguir acompanhar tudo. A Dra. Meg sugere estabelecer limites claros e envolver todos os membros da família na distribuição das responsabilidades, além de reservar um tempo para o autocuidado e o descanso.

traumas

As estratégias recomendadas

Há estratégias, segundo o livro, para lidar com esses pequenos traumas.  A pessoa deve identificar quando os eventos estressantes ocorrem para tomar medidas para minimizar seu impacto e cuidar da saúde mental.

A prática regular de autocuidado também desempenha um papel crucial no enfrentamento dos pequenos traumas. Isso pode incluir atividades como exercícios físicos, meditação, tempo de lazer, hobbies, terapia ou qualquer outra atividade que traga prazer e relaxamento.

Finalmente, a autora do livro destaca a importância de estabelecer limites saudáveis e aprender a dizer “não” quando necessário. Isso envolve reconhecer nossos próprios limites e priorizar nossa saúde e bem-estar acima das expectativas externas.

Em resumo, embora os pequenos traumas possam parecer insignificantes, eles têm o potencial de afetar nossa saúde mental e emocional ao longo do tempo. É fundamental reconhecê-los, buscar apoio emocional, praticar o autocuidado e estabelecer limites saudáveis para lidar com essas experiências estressantes.

Um bom livro, não deixe de conferir, pois não é essencialmente de autoajuda, mas de referências para uma boa qualidade de vida. Vale a pena investir nesta leitura gratificante. E ao término, é recomendável que outras pessoas da família –– ou do círculo de amizades –– possam ter acesso para conseguir reprogramar o seu dia a dia, com vontade e cheiro de vida saudável.

O que nos revelam os capítulos

Logo no início, o Sumário relaciona em seus capítulos: 1. Os pequenos traumas e por que são importantes; 2. E nunca foram felizes para sempre…; 3. Entorpecido (a) e acomodado (a); 4. Nascido(a) para se estressar; 5. O paradoxo do perfeccionismo; 6. Aparentes humanos, não seres humanos; 7. Você tem fome de quê?; 8. É o amor!…; 9. Dormir, talvez sonhar; 10. Transições; e 11. Pular no abismo: sua receita para a vida.


         Leia um amostra em 41 páginas iniciais do livro:  clique aqui


Quem é a Dra. Meg Arroll –  É psicóloga, cientista e escritora especializada em saúde e bem estar. Sua abordagem focada em soluções fornece dicas e estratégias práticas para os problemas complicados da vida. Colabora regularmente em jornais e revistas e é convidada frequente de inúmeros programas de rádio e poscasts.  Ela é uma psicóloga certificada pela British Psychological Society, bem como uma cientista certificada pelo Science Council, membro da Higher Education Academy e membro associado da British Psychological Society, membro credenciado e supervisor da International Society for Coaching Psychology. , e membro da Royal Society of Medicine.


A Editora foi fundada em 2013 e se dedica à publicação de livros ligados a grandes debates da contemporaneidade, como ensaios, reportagens, memórias e biografias. Entre os principais nomes de seu catálogo atual estão Amin Maalouf, Domenico De Masi, Federico Finchelstein, Giuliano Da Empoli, Lori Gottlieb, Mary Del Priore e Vladimir Safatle. A editora faz parte do Grupo Autêntica  e que se consolidou no mercado editorial como referência na área acadêmica, com sete editoras: Autêntica, (Contemporânea e Business), Vestígio,  Gutenberg, Nemo e Yellowfante. Com isto, fecha várias áreas de interesse e públicos: ciências humanas, literatura brasileira / estrangeira /  clássicos da literatura mundial, ficção (autores contemporâneos nacionais e estrangeiros, com especial atenção aos latino-americanos), negócios, administração, marketing,  vendas, graphic novels, romances históricos, interesse geral e infantis.


Serviço

  • Autora: Dra. Meg Arroll
  • Editora: Vestígio  –  Grupo Autêntica
  • Tradução: Eliza Nazarian
  • Páginas: 284
  • Custo: R$67,90 (livro) e R$47,90
  • Pedidos: compre aqui
  • Telefones/Editora: (31) 3465.4500 (BH) e (11) 3034.4468 (SP)
  • Site / Mais livros: www.editoravestigio.com.br

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação/Editora Vesstígio – Núdia Fusco >>

d