Home Bem Estar São Paulo e Guarulhos prorrogam vacinação contra gripe por tempo indeterminado

São Paulo e Guarulhos prorrogam vacinação contra gripe por tempo indeterminado

Tempo de Leitura: 3 minutos

gripe

  • Objetivo da ampliação é aumentar a cobertura vacinal

A Secretaria Municipal da Saúde prorroga por tempo indeterminado a vacinação contra influenza na cidade de São Paulo para toda população acima dos 6 meses de idade, a partir desta 5ª. feira ( 01/06/2023 ). O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a gripe.

Desde o início da campanha nacional, que começou no dia 10 de abril, a capital já aplicou 1.729.422 doses. Desde o dia 15 de maio toda a população maior de 6 meses de idade está elegível para a imunização contra a doença.

Para conscientizar os cidadãos, a Secretaria Municipal da Saúde divulga constantemente informações oficiais relacionadas à segurança e eficácia do imunizante. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) orientam os munícipes a buscarem a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a manterem suas cadernetas atualizadas.

A vacinação contra o vírus influenza acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde ( UBSs ), com funcionamento de 2ª feira a 6ª.feira,  das 7 às 19 horas, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7 às 19 horas, inclusive aos sábados e feriados. Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

gripe

Guarulhos também prorroga a vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Guarulhos prorroga a campanha de vacinação contra a gripe no município até o dia 30 de junho. Toda a população com mais de seis meses de idade pode receber o imunizante, que está disponível no Ambulatório da Criança, no Centro, e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto na Cavadas, que passa por reformas.

A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde após o governo do Estado de São Paulo confirmar a prorrogação da campanha em razão da baixa cobertura vacinal, que atualmente está em 32,9% em todo o Estado.

Desde o início da imunização contra o vírus influenza, Guarulhos aplicou 178.560 doses do imunobiológico, o que representa 33,34% de cobertura vacinal no município. Com a nova data, a Secretaria da Saúde pretende intensificar ainda mais as ações para alcançar a meta de imunizar 90% do público elegível.

Imunização

A Prefeitura de Guarulhos reforça que a vacina contra o vírus influenza é segura e eficaz. Devido à alta capacidade de mutação do vírus, que modifica suas características ao longo do tempo, é fundamental realizar a imunização anualmente, visto que a cepa H1N1 utilizada em 2023 é diferente daquela empregada na produção das vacinas no ano anterior.

No caso das gestantes, a vacina não representa riscos adicionais. Estudos indicam que, além dos benefícios para as mulheres, a imunização contra o vírus influenza proporciona uma proteção superior a 60% nos primeiros seis meses de vida dos bebês nascidos de mães vacinadas. O imunizante pode ser administrado em qualquer momento da gestação e também no puerpério, que é o período de 45 dias após o parto.

O vírus

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão que é responsável por elevadas taxas de hospitalização em todo o Brasil. Dentre as variantes, influenza A e B são as principais causadoras de epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por grandes pandemias. Dentre os subtipos do vírus influenza A, atualmente o H1N1 e o H3N2 são os que circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

A Secretaria da Saúde alerta para os principais sintomas da gripe, que são febre, tosse, dor na garganta, no corpo e na cabeça. Em caso de suspeita o munícipe deve se dirigir a um dos serviços de pronto-atendimento de Guarulhos, cujos endereços podem ser consultados no site ( clique aqui) , para receber o suporte médico necessário.

Serviço

Durante a campanha contra o vírus Influenza o horário de vacinação nas UBS de Guarulhos será das 8h às 16h. A unidade Flor da Montanha, entretanto, fará vacinação até as 19h, enquanto que o Ambulatório da Criança e as UBS Vila Galvão, Paraventi e Tranquilidade atenderão até as 18h.

Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados no site ( clique aqui ). Já o Ambulatório da Criança está localizado na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.


<< Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde/SP e Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Guarulhos >>

 

d