Home Destaque Moradores pedem a saída da Subprefeitura da Freguesia do Ó instalada na...

Moradores pedem a saída da Subprefeitura da Freguesia do Ó instalada na Cachoeirinha

Tempo de Leitura: 6 minutos

Freguesia

por DiárioZonaNorte

  • O Largo do Japonês está bem no centro entre os três distritos da Subprefeitura Casa Verde, Cachoeirinha e Limão;
  • A Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia (Zona Noroeste) está localizada dentro do território da outra Subprefeitura limítrofe, na Zona Norte: Cachoeirinha.

Já imaginou o sacrifício de um morador ter que se deslocar por vários quilômetros para resolver um problema na Subprefeitura, que não fica na sua região? E ainda com todas as dificuldades de distância, tempo e deslocamento nas poucas linhas do serviço de ônibus urbanos.  E pior, ainda: ter ao lado e perto de sua casa, a poucos metros, a Subprefeitura que não representa os seus interesses e pertence aos distritos vizinhos,  na Zona Noroeste.

É o que vem acontecendo com um erro na implantação  territorial de subprefeituras entre a Zona Norte e Zona Noroeste. O prédio da  Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha / Limão está localizada na Av. Ordem e Progresso, 1.001, à beira da Marginal do Tietê, longe dos bairros e ocasionando problemas aos moradores – principalmente com a população mais carente e distante no extremo norte como Jardim Peri, Jardim Peri Alto, Vila Dionizia, Jardim Antartica e outros – e com as dificuldades de mobilidade para os moradores.

Segundo o Coleitvo Cachoeirinha, “pior é conviver diariamente com a Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia, que nada reflete à região e ocupa o prédio administrativo na região dentro do distrito da Cachoeirinha”, que foi implantada na Avenida João Marcelino Branco, 95  – ao lado do Cemitério da Cachoeirinha – cerca de 650 metros da Praça Manoel Costa Negreiro – o conhecido  Largo do Japonês -, o movimentado centro comercial do bairro.

Freguesia
ZN x Z.Noroeste e locais das Subprefeituras
Coletivo Cachoeirinha entra em ação

Com o intuito de corrigir esse erro de ocupação indevida, os moradores criaram, no final do ano passado, o Coletivo Cachoeirinha, com melhorias na região e debates com todos os bairros da região – que é notadamente uma das mais abandonadas da Zona Norte, sendo por mais quatro anos seguidos teve o menor orçamento de todas as 32 Subprefeituras.

No momento, o Coletivo Cachoeirinha “busca conscientizar a população local sobre a falta de respeito da Secretaria das Subprefeituras em relação a localização da Subprefeitura de Casa Verde / Cachoeirinha/ Limão, que serve a região”. É um conjunto de moradores da região, formando o coletivo apartidário juntando a união da comunidade e do diálogo com melhorias para a população, onde todos votam e tem participação ativa nas decisões.

Com abaixo-assinado online na página Change.org (participe e compartilhe:  clique aqui) e manifestações junto aos moradores, o Coletivo Cachoeirinha colocou como principal pauta a mudança de endereço da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha /Limão para próxima do Largo do Japonês, com o prédio que está sendo ocupado  indevidamente pela subprefeitura de distritos limítrofes – que ficam na Zona Noroeste, junto com Pirituba-Jaraguá-São Domnigo e Perus-Anhanguera.

Segundo o Coletivo Cachoeirinha, quanto ao abaixo-assinado foi “a única maneira escontrada, após levar o tema diversas vezes em debates aberto no Conselho Participativo Municipal (CPM), com a participação do Suprefeito Guaracy Fontes, que sempre evitam colocar a questão na ata para não se comprometerem. Além de ofícios enviados à Secretaria Municipal das Subprefeiturasque é do conhecimento pleno do Secretário Alexandre Modonezi – que se comprometeu em acertar uma reunião e até agora não deu retorno)”.

Freguesia
Abaixo-assinado onlne/Change.org

Ao mesmo tempo, o Coletivo Cachoeirinha decidiu agir e levar o caso para diversos vereadores na Câmara Municipal de São Paulo e também ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Em fevereiro, o único vereador que  abriu o gabinete para uma reunião foi Toninho Vespoli (PSOL), que prometeu levar a questão à frente com outros vereadores – incluindo Paulo Frange (PTB) – que comanda a Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha / Limão) — e Sandra Santana (PSDB) – que comanda a Subprefeitura Freguesia do Ó / Brasilândia, que parecem não ter interesse no assunto.

Em lugar errado, invadindo a área de outra administração, a Subprefeitura Freguesia do Ó / Brasilândia não atende nenhum do 27 bairros do distrito da Cachoeirinha, nem dos 23 bairros da Casa Verde e nem os 27 bairros do Limão – que chegam a 77 bairros com um total de mais de 350 mil moradores.

freguesia
Christian Sznick (esq. de chapéu) e Rogério Almeida (dir.), do Coletivo Cachoeirinha

A Subprefeitura Freguesia do Ó / Brasilândia está encravada na área do distrito da Cachoeirinha  e que não resolve em nada a vida dos moradores, com tratativas com órgãos e serviços como zeladoria da região, as praças, do tapa-buracos nas vias, dos problemas encaminhados ao 156 e nem acertos com a Enel, Ilume, Sabesp e CET .

“Começamos nosso movimento com objetivo de trazer melhorias e conscientizar nossa população de mudanças e ações que precisamos tomar enquanto cidadãos ativos e participativos”, argumentar o ativista social Rogério Almeida, ao lado  do companheiro Crhistian Sznick, do Coletivo Cachoeirinha.

Freguesia
Sub.C.Verde/Cachoeirinha/Limão
Em lugar errado na Casa Verde

Já o prédio da Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha / Limão está localizada na Avenida Ordem e Progresso, 1001, na Marginal do Tietê – próximo da Barra Funda e Perdizes. Está distante cinco quilômetros do Largo do Japonês, na Cachoeirinha,  o que significa mais de uma hora para o deslocamento de um morador.

Se o morador estiver no bairro Peri Alto, a distância passa de 15 quilômetros, com um percurso de quase 3 horas e meia. Desta forma, as dificuldades são inúmeras para os moradores chegarem à Subprefeitura e resolver os seus problemas.

Onde começou

Depois das sete Administrações Regionais criadas em 1965 (há 58 anos) na gestão do prefeito, José Vicente de Faria Lima (1965/1969) que abrangiam áreas enormes  e complexas de vários  distritos, bairros e vilas.

E para melhorar o relacionamento e comunicação com os moradores,  as Administrações Regionais foram substituídas em 2002 por 31 subprefeituras (atualmente são 32), na administração de Marta Suplicy (2001/2005).

E justamente na Seção III deste decreto, no item “Das sedes das subprefeituras”, salienta o artigo 15:

“A constituição da Gestão Regional da Cidade em unidades territoriais, deverá ser reconhecida no Plano Diretor, devendo as sedes das Subprefeituras serem instaladas em locais adequados às diretrizes urbanas por ele estabelecidas, seja como centralidades existentes, novos centros ou centros em formação em que se promova a presença do Poder Público.  Parágrafo único – O orçamento municipal deve prover verbas para a instituição de prédios próprios às funções das Subprefeituras, mediante construção, desapropriação ou reforma”.

“Ou seja, nossa subprefeitura está na Marginal Tietê – quase em Barra Funda/Perdizes e o prédio que deveria ser nosso está ocupado por outra Subprefeitura, que está dentro do nosso território e fora da regional dela – um absurdo!”, chama a atenção Rogério Almeida,   outro ativista social do Coletivo Cachoeirinha.


Assista ao vídeo do Coletivo Cachoeirinha com explicações mais detalhadas com os  ativistas sociais:


Expectativas para solução

A expectativa do Coletivo Cachoeirinha é que com este abaixo-assinado e outras manifestações, as autoridades tomem uma ação com o prédio atual, junto ao Largo do Japonês,  passando a contemplar as duas subprefeituras juntas — já que é um terreno e um prédio enorme, com espaços suficientes.

Ou, ainda, que a Subprefeitura da Freguesia do Ó/Brasilândia se desloque e saia de dentro do distrito da Cachoeirinha, fixando-se em seu território na Zona Noroeste. Desta forma, abrindo o espaço do prédio para a Subprefeitura Casa Verde / Cachoeirinha / Limão.

E, como finaliza a ativista social do Coletivo Cachoeirinha e do Conselho Participativo Municipal (CPM), Regina Chrisostomo,Nosso coletivo está aberto ao diálogo com todas  as autoridades. Queremos o melhor para toda a população da região, nada mais justo que isso. Cansamos de procurar o atual Secretário das Subprefeituras e o prefeito Ricardo Nunes, além do Subprefeito e o coordenadores do CPM e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de nossa região. Sempre para sermos ouvidos ou ter uma devolutiva efetiva por parte deles”.


Coletivo Cachoeirinha


 

 

d