Home Cotidiano Após 10 anos, Sistema Cantareira atinge seu maior volume de água e...

Após 10 anos, Sistema Cantareira atinge seu maior volume de água e ultrapassa 70%

Tempo de Leitura: 2 minutos

10

da Redação DiárioZonaNorte

  • Sistema Cantareira entra em estado de normalidade
  • Vazamentos pela tubulação perdem até 40,01% de água tratada

O Sistema Cantareira  – principal reservatório de água da capital – opera  na chamada faixa de “normalidade”,  com 71,9 % de volume útil – o que equivale a 982 milhões de m³.  As informações são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. A última vez em que o Cantareira atingiu este nível foi há dez anos, em 23 de agosto de 2012.

A principal fonte de abastecimento do Sistema Cantareira  é a chuva e, muita chuva na cidade de São Paulo não significa que os sistemas – que ficam localizados distantes da cidade, estejam recebendo a mesma intensidade de chuvas.

10

O Sistema Cantareira

Considerado um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo, o Sistema Cantareira produz 33 mil litros de água por segundo.

Doze municípios (oito paulistas e quatro mineiros) integram esse complexo formado por seis reservatórios – Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Juquery ou Paiva Castro e Águas Claras – interligados por 48 quilômetros de túneis subterrâneos, a Estação Elevatória de Santa Inês e a Estação de Tratamento de Água do Guaraú.

O sistema atende cerca de 8,8 milhões de pessoas, o que representa quase metade dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

São moradores das zonas norte e central da Capital, além de parte das zonas leste e oeste. Também recebem água do Cantareira os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Uma pequena parte da Serra de Itapetinga inserida nos municípios de Mairiporã, Nazaré Paulista Guarulhos, e que está sob “limitação administrativa provisória”, também é parte integrante da área do Sistema Cantareira de abastecimento.

vazamentos 10Perdas no trajeto

Enquanto no Brasil  cerca de 35 milhões de pessoas não tem acesso à água tratada para cozinhar ou lavar as mãos, perdemos no trajeto entre as estações de tratamento até a casa dos brasileiros, cerca de 40,1% da água tratada.

Sim, a cada 100 litros 40 não chegam ao seu destino. Esse número equivale a mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira ou ao volume de 7,8 mil piscinas olímpicas.

Mesmo considerando apenas os 60% deste volume que são de perdas físicas (vazamentos)estamos falando de uma quantidade suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano, equivalente a um pouco mais de 30% da população brasileira em 2020 ou ainda atender 13 milhões de pessoas que moram em favelas.

Além de atender a este enorme contingente de brasileiros, no que se refere ao impacto ambiental, o volume de água que poderia ser economizado da natureza certamente ajudaria a manter mais cheios os rios e reservatórios espalhados pelo país

D

10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10