Home Destaque Mercado da Saudade: pastel e farofa fazem sucesso e bons negócios fora...

Mercado da Saudade: pastel e farofa fazem sucesso e bons negócios fora do Brasil

mercado da saudade
Tempo de Leitura: 5 minutos

mercado da saudade

da Redação DiárioZonaNorte

Ah… a saudade… Cantada em prosa e verso, ela também é uma poderosa ferramenta de negócios. Estamos falando da economia da nostalgia (nostalgia economy em inglês) ou ainda, mercado da saudade – termo que descreve a procura por parte de imigrantes no exterior de produtos do seu país de origem.

Brasileiros no exterior

O mercado da saudade é atrativo e antes da pandemia, movimentou 50 milhões de dólares. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, cerca de 3,9 milhões de brasileiros estão distribuídos entre América do Norte (2 milhões), Europa (1,3 milhão) e América do Sul (600 mil).

Durante a ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas (A&B), que acontece entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi – Zona Norte de São Paulo, o DiárioZonaNorte conheceu duas empresas participantes do evento,  que aproveitaram a saudade dos brasileiros por comida de casa – longe de casa, para internacionalizar suas operações e expandir seus negócios para fora da comunidade brasileira.

Pastel

Quem não é doido por um pastel? Massa levemente dourada, crocante na medida certa, recheio com gostinho de vó? Foi com massa de pastel que a Santa Terezinha Massas deu início em 2018 ao seu processo de internacionalização, exportando o produto para os EUA e Canadá, países com uma comunidade brasileira robusta.

mercado da saudade
Gabriela Zamgloci, gerente comercial da Santa Terezinha Massas

De acordo com Gabriela Zamgloci, gerente comercial da Santa Terezinha Massas, “ o processo foi cuidadosamente planejado“, já que é preciso atender a legislação de cada país. As embalagens estão no idioma inglês, como forma de ampliar o público consumidor da localidade.

Embalagem em inglês, atende a legislação dos países importadores e amplia a base de consumidores. O detalhe da ilustração do caldo de cana com pastel evoca lembranças afetivas

A Santa Terezinha Massas é uma empresa familiar 100% brasileira, que nasceu da vocação empreendedora de Nicodemo Zamgloci, que começou fornecendo massas para mini pizzas em cantinas escolares, como uma forma de ter uma renda extra. Em 1984, constitui a Santa Terezinha Massas. O nome, foi inspirado no bairro onde a empresa foi instalada – Jardim Santa Terezinha, na Zona Leste de São Paulo.

O início da empresa: massas pré-assadas de minipizza
Ampliação do Negócio

Para atender os mercados interno e externo, a empresa produz mensalmente 90 toneladas de massa de pastel, 70 toneladas de massa de lasanha, 50 toneladas de massa de pizza e 22 toneladas de massas recheadas, utilizando um processo 60% artesanal –  realizado por 46 funcionários, que trabalham em dois turnos. Para acompanhar o crescimento da demanda, a empresa está em fase de construção de uma fábrica com cinco mil metros  na cidade de Elias Fausto, no interior de São Paulo.

Gabriela Zamgloci e Rosemeire Lisboa

Para produzir as massas, a empresa utiliza farinha de trigo de mais alta qualidade. “Se mudamos o fornecedor de farinha, o meu pasteleiro (público profissional que a empresa atende com a marca “O Pasteleiro“) reclama. Não abrimos mão da qualidade“, diz Rosemeire Lisboa – gestora comercial da empresa.

De Santa Rita do Passa Quatro para o Mundo

Farofa faz milagres… quando bem feita, transforma o prosaico feijãozinho nosso de cada dia ou ainda, agrega valor ao churrasco do final de semana.  É comida de afeto, que abraça a alma e com gostinho de infância.  A farofa é uma das primeiras lembranças dos imigrantes brasileiros, quando o assunto é saudade da comida de casa.

Atenta ao mercado da saudade, a D’Goiás Alimentos, famosa por suas farofas artesanais, escolheu há 5 anos atrás os Estados Unidos e o Canadá para internacionalizar a marca.

Comida de verdade: farofas artesanais e sem conservantes, aromatizantes e corantes

Passamos por uma série de adaptações para se adequar às normas sanitárias dos países para qual exportamos. Nossas embalagens são as mesmas do Brasil, acrescidas de um rótulo na língua inglesa – com as informações que cada país exige“, informa André Fagnoni – gerente comercial da D’Goiás.

Vitor Camillo (diretor) e André Fagnoni (gerente comercial)

O mercado da saudade é uma porta de entrada para os mercados internacionais. Os produtos e gastronomia brasileiros já são reconhecidos no exterior, como de alta qualidade e a tendência é ganhar mercado naturalmente. “Nossas farofas caíram no gosto dos estrangeiros. Dias atrás, recebemos um e-mail de uma canadense, encantada com as nossas farofas“, diz Fagnoni.

mercado da saudade
Linha de molhos gourmet

A D’Goiás, empresa originária de Santa Rita do Passa Quatro – no interior do Estado de São Paulo, produz por ano 500 toneladas de farofa. Hoje, a empresa é dona de uma linha com 50 produtos também presentes no mercado exterior, entre molhos, temperos, snacks e pães de alho.

mercado da saudade
Linha de condimentos para churrasco

Durante  a ANUFOOD Brazil, a D’Goias apresentou sua viciante linha  Torresminhos prontos para consumo. Em potes de 120g, em três sabores:  cebola e salsa, alho e limão.

mercado da saudade
Torresminhos prontos para consumo. Crocância e sabor que viciam.
Rodada de Negócios

Durante a ANUFOOD Brazil, o espaço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoveu rodadas de negócios com compradores internacionais, além de servir como vitrine expositora dos produtos nacionais.

Espaço da ApexBrasil com a nova marca “Brasil”

A convite da Agência, estiveram presentes 12 compradores internacionais atuantes nas regiões da América do Sul, América do Norte, Oriente Médio e Europa.

A ApexBrasil também oferece um Programa de Internacionalização de Empresas, para quem quer operar no exterior ou ainda, ampliar sua atuação.  Saiba mais aqui.

d