Home Destaque Com artes têxteis, projeto incentiva mais renda entre mulheres na periferia

Com artes têxteis, projeto incentiva mais renda entre mulheres na periferia

Tempo de Leitura: 3 minutos

periferia

  • Aulas gratuitas e material fornecido pelo projeto
  • Na Zona Norte, o CEU Parque Novo Mundo com aulas de 17/04 a 03/07

Com o objetivo de ensinar artesanato têxtil para mulheres da periferia e fomentar o empreendedorismo, o projeto LINHA MESTRE será realizado em cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs), em São Paulo.  A duração do evento é de três meses, incluindo o CEU Parque Novo Mundo, na Zona Norte,  que receberá o projeto no período de 17 de abril a 03 de julho.

O projeto oferecerá inscrições gratuitas para 150 mulheres e todo o material necessário será fornecido. As participantes terão a oportunidade de aprender um novo ofício e ter aulas sobre empreendedorismo e comércio justo, além de formação de coletivos de mulheres artesãs.

periferia

Mais qualidade de vida

Ao proporcionar geração de renda e fortalecer os coletivos de artesãs criados nas comunidades beneficiadas, o projeto visa o comércio ético e a melhoria da qualidade de vida das participantes. Com o conhecimento adquirido, as mulheres poderão produzir objetos e vestimentas com valor artístico, que poderão ser comercializados na própria comunidade e em outros lugares.

O módulo completo do projeto incluirá cinco oficinas semanais de artesanato têxtil, com duração de três horas cada uma, e mais quatro oficinas semanais de preparação para o empreendedorismo, comércio ético e solidário, com três horas de duração cada.

O Linha Mestra será concluído nos meses de novembro e dezembro, com o lançamento de exposições abertas ao público. E para garantir a continuidade e a autonomia dos grupos formados, o site disponibilizará um webdocumentário sobre o projeto, apresentação das novas artesãs, imagens de seus trabalhos e link para plataforma de e-commerce. Já as exposições acontecerão em todos as unidades dos CEUs participantes, com mostra dos trabalhos realizados e workshops para os visitantes ministrados por grupos de bordadeiras locais.

periferia

A organização do projeto

O projeto é desenvolvido em parceria com o Coletivo Teia de Aranha, responsável pelas oficinas e que possui com mais de 20 anos de atuação em projetos de bordados livres e baseados na literatura brasileira. Já o módulo empreendedorismo, “Costurando a Liberdade”, ficará a cargo de Vera Santana, especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo (USP), que desenvolve há mais de 20 anos projetos culturais de impacto social.

A Mina Cultural, responsável pelo projeto, trabalha na interlocução entre a iniciativa privada e as demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação e criando soluções inovadoras para questões sociais e ambientais para gerar valor compartilhado.

A empresa já viabilizou a realização de mais de 600 de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil. Seu comprometimento é com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.


Serviço:

  • Local: CEU Parque Novo Mundo (Zona Norte)
  • Endereço: Av. Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria
  • Telefone: 11-96893-1442. Inscrições na secretaria
  • Aulas:  2as feiras, das 9h às 12 horas
  • Período: 17 de abril a 03 de julho
  • Inscrições gratuitas : divulgadas no site: linhamestra.minacultural.com.br
  • Redes sociais do projeto: @projeto_LinhaMestra (Instagram e Facebook)

<< Com apoio de informações/fonte: CLARA Comunicação >>

periferia periferia periferia periferia

 

d