Home Economia Mais de 35 milhões de brasileiros são invisíveis aos serviços financeiros

Mais de 35 milhões de brasileiros são invisíveis aos serviços financeiros

Tempo de Leitura: 3 minutos

35

  • 8 em cada 10 não são negativados (80,5%)
  • Programa da Serasa vai acelerar empresas que promovam a inclusão financeira

Muitas vezes, pessoas estão sem conta bancária, sem cheque e sem crédito no mercado. Em consequência, esta população adulta do país não possui contas de consumo, financiamentos, empréstimos ou faturas de cartão de crédito registrados em seu CPF, nem mesmos estão no Cadastro Positivo para o score de créditos — que é uma pontuação relevante para se obter a aprovação para empréstimos, cartões de crédito e outros serviços não só financeiros, mas também como telefonia, internet e outros.

Um estudo inédito da Serasa Experian revelou que 35,3 milhões de brasileiros não possuem registros financeiros, o que corresponde a 21,7% da população adulta do país. Essas pessoas, também conhecidas como “Thin Files”, geralmente não usam o crédito regularmente e, portanto, não possuem nenhuma atividade recente em seu histórico.

A maioria delas sem registros financeiros tem entre 21 e 30 anos (19,5%), seguida por brasileiros de 18 a 20 anos (15,3%). A menor parcela de pessoas sem registros financeiros são aqueles entre 61 a 70 anos (8,5%).

35

Embora essas pessoas não tenham dívidas pendentes, o mercado financeiro tem pouca ou nenhuma informação sobre o histórico financeiro delas, o que pode afetar negativamente seu score de crédito. O que pode ocorrer com jovens que ainda não iniciaram sua vida financeira e não possuem encargos.

Os estados de São Paulo (19,4%), Minas Gerais (10%) e Rio de Janeiro (8,3%) lideraram o ranking de estados com o maior número de pessoas sem registros financeiros. Apesar de pouca informação, essas pessoas não estão fora dos serviços financeiros por conta de falta de pagamento de eventuais dívidas. Oito em cada 10, ou mais precisamente 80,5%, das pessoas sem informação de crédito não são negativados.

Em relação à renda dessas pessoas, a maioria ganha entre 0 e 1 salário-mínimo (77,14%) e menos de 1% recebe mais de 4 salários-mínimos. Confira na tabela a seguir as informações completas:

35

 “Nem sempre estar invisível ao crédito significa que a pessoa não é boa pagadora. Muitas vezes, podem não ter registros financeiros por optarem pagar à vista ou por terem suas principais contas em nomes de familiares, por exemplo. O problema é que se essas pessoas poderão ter dificuldade de acessarem o crédito ou mesmo quando conseguem, encontram limites mais baixos e taxas de juros mais elevadas, pois o mercado ainda não conhece seu comportamento financeiro” explica Roger Cruz, Head de Sustentabilidade da Serasa Experian.

Com o objetivo de fomentar a inovação e gerar impacto social, a Serasa Experian lançou o programa “Impulsiona Startups” em parceria com a ACE Cortex para acelerar startups com modelos escaláveis que possam promover a inclusão financeira de consumidores e empreendedores. As inscrições estão abertas até a próxima 5a.feira ( 20 de abril de 2023 ) — no site oficial, clique no link: https://bit.ly/41aEcoI

A metodologia usada

O estudo “Thin Files” foi produzido pela Serasa Experian em março de 2023. Para a produção do levantamento, a empresa considerou “Thin Files” brasileiros cadastrados na base de dados da empresa que estão com o CPF Inscrito no Cadastro Positivo. Mas não possuem nenhuma informação objetiva de pagamento e pessoas que estavam inscritas no Cadastro Positivo, mas que pediram para ser descadastradas (representando menos de 1% do total).

<< Com apoio de informações/fonte: Edelman Ass.Imprensa / Vivane Garcia >>


 

 

d