Home Destaque “Cheese EU” traz ao Brasil queijos únicos produzidos na União Européia

“Cheese EU” traz ao Brasil queijos únicos produzidos na União Européia

Estande da Cheese EU, na Anufood Brazil
Tempo de Leitura: 5 minutos

Cheese EU

da Redação DiárioZonaNorte

Provar os queijos únicos da União Européia é uma experiência gustativa, que sem esforço ou pirotecnia, se torna inesquecível. Estamos falando de três queijos incrivelmente saborosos e nem sempre mencionados, quando o assunto são os queijos provenientes da Europa. São eles  Halloumi Europeu DOP da Ilha de Chipre e também o kashkaval e o queijo branco em salmoura, ambos da  Bulgária.

Estes três queijos são as estrelas da campanha “Cheese EU” – parte do programa “Enjoy it’s from Europe”, apoiada e financiada pela União Européia. A ação tem como objetivo dar visibilidade e estimular a importação e o consumo de queijos europeus de qualidade superior em países como Brasil,  Austrália e  Estados Unidos da América.

Cheese EU
Poster da campanha “Cheese US” para o mercado brasileiro, exibido durante a Anufood Brazil

A campanha “Cheese EU” destaca também a tradição pecuária européia, favorecida pelas condições excepcionais de clima e solo, que resulta em um leite de alta qualidade.  O uso deste leite somado aos mais rígidos protocolos de segurança alimentar impostos pela União Européia aos seus produtores, resulta em queijos de sabor e qualidades excepcionais.

Cheese EU
Delegação da Bulgária, com representantes das empresas Matand Dairy Products e BMK Dairy Products, durante a Anufood Brazil
Brasil

A campanha “Cheese EU” permitiu que produtores cipriotas e búlgaros estivessem no Brasil  por ocasião da 4ª Edição da Anufood – Feira Exclusiva do Setor de Alimentos e Bebidas.

Cheese EU
Representante da Somis Dairy Industry e membro da delegação da Ilha de Chipre

Além da participação dos produtores na feira, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi – Zona Norte da cidade de São Paulo – a “Cheese EU” recebeu convidados, jornalistas, influenciadores e membros da cadeia B2B (Business to Business) para uma degustação destes queijos, na Churrascaria Boizão Grill.

Cheese EU
Fadley Fattah (Gerente de Comércio Exterior), Maria Helena Antoniadis (diretora da A3 Comunicação) e Konstatinos Tsavdaridis (Gerente de Projetos)

Todos foram recepcionados pelos organizadores do evento,  Konstatinos Tsavdaridis (Gerente de Projetos) e Fadley Fattah (Gerente de Comércio Exterior).  Para falar sobre os queijos, Evagoras Fiakkou (gerente geral da Somís Dairy Industry) e representante da Ilha de Chipre; Vladislav Mihailov (sócio gerente do BMK Dairy Industry) e Velizar Velizarov (vice-gerente da Matand Dairy Products) ambos representando a Bulgária.

Konstatinos Tsavdaridis abriu o evento, com o apoio de uma tradutora, detalhando a importância da Campanha “Cheese US” e o apoio da União Européia aos produtores agrícolas, bem como a divulgação das práticas de segurança alimentar adotadas pelos países membros.

Cheese EU
Konstatinos Tsavdaridis

Na sequência, o evento, os produtores apresentaram seus produtos aos convidados.

Halloumi DOP

Fresco ou maduro, o secular queijo Halloumi DOP (Denominação de Origem Protegida) é uma expressão do microclima, tradição e ecossistema de Ilha de Chipre, surpreendendo por seu sabor e textura.

Evagoras Fiakkou – representante da Ilha de Chipre e gerente geral da Somis Laticínios, produtora do queijo Halloumi

Tradicionalmente era produzido por mulheres que viviam nas aldeias da Ilha. A cada poucos dias, após a coleta do leite necessário, ele era fervido em um caldeirão especial, iniciando-se o processo de sua criação. Cada vez que apareciam pedaços de queijo no leite fervendo, eles eram retirados e levados a pressão e selagem.

Halloumi DOP (Denominação de Origem Protegida)

Quando os pedaços de Halloumi ainda estavam úmidos e semi-secos, sal e hortelã seca foram adicionados e, em seguida, o produto era conduzido para secar e maturar em salas de armazenamento especiais com níveis adequados de temperatura e umidade.

Queijo Halloumi grelhado

De alto valor nutricional – com 3% de sal, 25% de gordura e 46% de umidade, o Halloumi é consistente e quando cortado parece uma camada de folhas finas. Torna-se gradualmente celular, incluindo assim,  a gordura quando amadurece e preservando a cor branca. O Halloumi é considerado o único queijo do mundo que pode ser usado na cozinha de várias maneiras, podendo ser fatiado sem derreter e amassar.

Nos dias atuais, ele é produzido em indústrias que seguem os rígidos protocolos de segurança alimentar determinados pela União Européia. Durável, pode ser preservado por até dois meses a uma temperatura de 4 graus Celsius e congelado, pode ser mantido por até um ano em graus abaixo de zero (-14).

Vladislav Mihailov (sócio gerente do BMK Dairy Industry)
Kashkaval

Kaskaval, também chamado de “O Queijo Cheddar dos Bálcãs”, é um queijo amarelo amplamente produzido na Bulgária. É um queijo semi-duro com excelentes qualidades gustativas e é adequado para consumo direto, com vegetais ou pode ser usado como parte de muitas receitas culinárias de alta qualidade.

Queijo Kashkaval curado

Quando elaborado com leite de vaca é chamado de  Kashkaval Vitosham,  sua variação com leite de ovelha é  o  Kashkaval Balkan e quando feito com um blend de leite de vaca e ovelha é chamado de Kashkaval Preslav. O queijo Kashkaval curado contém 70% de leite de ovelha e 30% de leite de vaca e é saborosíssimo, indo muito bem como aperitivo, em sanduíches, pizzas ou ainda, ralado acompanhando massas.

Queijos búlgaros Kashkaval e Sirene
Queijo branco de salmoura 

O queijo branco de salmoura (Sirene) é um dos mais famosos queijos  da tradição europeia, elaborado principalmente com leite de vaca. Como o nome já entrega, ele é preservado em salmoura com sal por no mínimo 15 dias se o leite for pasteurizado ou dois meses se o leite for cru (não for pasteurizado), o que lhe confere seu sabor rico e salgado característico.

queijo branco de salmoura (Sirene)

O Sirene não tem casca e sua textura é lisa, macia e ligeiramente quebradiça ao corte. Este queijo búlgaro tem a forma de blocos retangulares ou cúbicos (devido a forma que é utilizada em seu preparo) e pesam de 250 a 1.000 g ou mais.

O queijo Sirene é uma ótima fonte de proteínas, com baixo teor de gordura. Fica muito saboroso como petisco (podendo ser escoltados com tomates cerejas – onde o sal do queijo contrasta com o dulçor dos tomatinhos), em sanduíches (sua textura fica espetacular com presunto Royale, tomates, orégano e azeite), em saladas com folhas verdes, nozes e mel.

Serviço:

Para mais informações, acesse:

O DiárioZonaNorte participou da degustação promovida pela Campanha “Cheese EU” a convite da A3 Comunicação, da jornalista  Maria Helena Antoniadis>

d