Home Destaque Hospital São José do Imirim: nada descartado, mas tudo volta ao...

Hospital São José do Imirim: nada descartado, mas tudo volta ao começo

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte  

  • Fechado desde 2007, o hospital foi reinaugurado em dezembro de 2011 pelo então governador Geraldo Alckmin como unidade de apoio aos hospitais da região.
  • Na época formou-se a Comissão Pró-Resgate do Hospital São José, com um abaixo-assinado de 25 mil pessoas; e
  • Em 2014 chegou a funcionar como Hospital do Homem e, na época da pandemia do Covid-19, foi requisitado para atendimentos.

O Hospital São José do Imirim, com toda a sua história de mais de 40 anos na verdadeira Zona Norte (*), volta à cena com uma grande preocupação dos moradores e famílias com alunos nas escolas do local. Tudo leva a crer que pode estar havendo uma quebra de palavra com os destinos na utilização do hospital para a população do bairro do Imirim.

Nos últimos dias, ficaram  indícios que a Prefeitura da Cidade de São Paulo ainda ensaia o envio de dependentes químicos para tratamento no hospital do Imirim. Em nota enviada ao DiárioZonaNorte, no dia 26/07/2023, a Secretaria Municipal da Saúde informa: ´´vai ampliar o número de leitos no Hospital São José, que será um hospital geral e contará com leitos para pacientes com transtornos neurológicos e psiquiátricos´´. Informa, ainda, que a Organização Social da Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM-PAIS) será a responsável pela gestão da unidade.

Após 43 dias do assunto considerado terminado na reunião realizada no Colégio Consolata, houve o imbróglio com novos acontecimentos na Cracolândia, no centro da cidade, que teve desdobramentos com a tentativa do governo estadual transferir o problema para outro local, o bairro do Bom Retiro. Criou-se um novo atrito, com protesto de comerciantes e moradores,  e o governador desistiu da ideia.

Mas, logo em seguida,  em um evento na Zona Noroeste (*),  no mesmo dia 20/07/2023 com entrega de novas viaturas à Defesa Civil, veio uma bomba em entrevista do prefeito da cidade de São Paulo — logo atrás a presença do Secretário  Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco: ´´  Eu vou abrir 60 vagas no Hospital das Irmãs Hospitalares e mais 100 vagas no Hospital São José. E essa cracolândia vai uma hora terminar´´ — (Ver reportagem da Globo no link: https://is.gd/HLznLI ).

Prefeito em evento citando o Hosp.São José (Reprodução Tv Globo/SPTV)

Ao citar o Hospital São José do Imirim, o prefeito reacendeu a preocupação dos moradores e de famílias que mantém seus filhos no Colégio Consolata e demais escolas. Estava dito  claramente que o hospital teria a sua utilização com dependentes químicos. E, a partir daí, o assunto correu o bairro do Imirim, novamente com a preocupação dos moradores.

De seu gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, Eliseu Gabriel (PSB), que é o autor da lei municipal nº 14.492/07 (31/07/2007), que protege os espaços ocupados por estabelecimentos educacionais, foi surpreendido pelo recado do prefeito e ficou preocupado.

O vereador de imediato encaminhou  uma mensagem à Redação do  DiárioZonaNorte: ´´Recebi com muita surpresa essa informação. Espero que o prefeito tenha se enganado com relação ao local – já que estava estabelecido o compromisso com os moradores e com as diretorias das várias escolas instaladas nas proximidades – de que isso não seria feito. Ficou acordado que o São José estaria descartado para essa finalidade. (…)  e que requer atenção especial do poder público em diversas ações para que estudantes, comunidade escolar e o entorno não sejam afetados por eventos ´fora do padrão´ ”.

Vereador Eliseu Gabriel na reunião/Colégio Consolata

Eliseu Gabriel ainda afirmou que ´´estou em contato, mais uma vez, com a Secretaria Municipal de Saúde para requerer informações sobre isso, que esperamos que seja um equívoco´´.  Em reunião com o vereador, o hospital tinha sido descartado dos planos do Secretário Municipal da Saúde , Luis Carlos Zamarco, que resultou o anúncio na reunião realizada no auditório do Colégio Consolata, para mais 250 pessoas presentes e alívio para todo o bairro.

E agora São José?

Na expectativa que o assunto foi colocado novamente na mesa, os moradores agora aguardam um posicionamento oficial da Secretaria Municipal da Saúde e da OSS SPDM, em reunião com os moradores e outros representantes do Imirim, com explicações detalhadas de como será a utilização do Hospital São José. E que este ato aconteça antes da pretensão de uso pelo governo municipal.


(*) Nota da Redação-Esclarecimento: A Prefeitura da Cidade de São Paulo faz o uso equivocado dos pontos cardeais -– que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias, empresas e a população —  classificando os distritos, bairros e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá  / São Domingos e Perus  / Anhanguera  como sendo ZONA NORTE.

O certo é ZONA NOROESTE, pois os distritos e bairros estão mais entre  a Zona Norte e  a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE, que é adotada por este jornal, tem como distritos, bairros e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.


 

d