Home Destaque Enel-SP troca medidores de energia elétrica na Zona Norte e monitora à...

Enel-SP troca medidores de energia elétrica na Zona Norte e monitora à distância

Relógio antigo e o novo Smart Meter
Tempo de Leitura: 6 minutos

medidores

da Redação DiárioZonaNorte

  • Smart meter é o medidor inteligente que consiste em dispositivo eletrônico que registra informações – como consumo de energia elétrica, níveis de tensão, corrente e fator de potência – e comunica as informações ao consumidor e aos fornecedores de eletricidade;
  • Enel planeja expandir a instalação de medidores inteligentes em toda a sua área de concessão nos próximos anos, mas no momento a implementação ocorre parcialmente, como parte de um projeto-piloto;
  • Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) informou a este jornal que o projeto de medição inteligente está sendo implantado na Região Metropolitana e, gradativamente, toda a área de concessão será abrangida pela nova tecnologia; e
  • A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP informou também que está implantando a mesma operação com os medidores inteligentes em vários bairros da Zona Norte.

Tudo está em constante evolução tecnológica. Os caminhos que levam as dezenas de leituristas aos antigos relógios de energia elétrica estão também com os dias contados. Aos poucos, as residências e o comércio da verdadeira Zona Norte (*) serão atingidos pela leitura à distância.

Os antigos relógios ou medidores de energia elétrica — anteriormente operados pela  antiga concessionária Eletropaulo e há 24 anos pela Enel São Paulo — estão sendo substituídos com os modernos medidores inteligentes desenvolvidos e produzidos no Brasil,  que são os ´´smart meter´´. Esse aparelhos dispensam o trabalho mensal do leiturista em conferência direta em cerca de 49 mil logradouros em 96 bairros cadastrados da cidade, segundo dados oficiais. 

medidores
O antigo ´´relógio da luz´´

É o que já acontece, desde o final do ano passado, quando foi implantado o projeto piloto na Zona Noroeste (*), atingindo as regiões dos distritos de Perus e Pirituba. Em março, a concessionária de energia elétrica na cidade, a Enel São Paulo, deu início a instalação  aos novos medidores instalados em bairros da Zona Norte (*), como Jardim São Paulo. , e que deverá abranger gradativamente todos os demais bairros da região.

Essa operação será gradativa no restante da Zona Norte, compreendendo as regiões de Casa Verde / Cachoeirinha/ Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros . Segundo a concessionária, o planejamento parcial de instalação dos equipamentos segue uma lógica técnica do projeto-piloto. Por isso, não é possível afirmar quando exatamente outros bairros começarão a receber a nova tecnologia.

Até o momento, considerando questões técnicas e operacionais,  foram instalados cerca de 400 mil medidores para clientes residenciais nas regiões prioritárias e selecionadas pela Enel SP para  instalação dos equipamentos ´´smart meters´´.   Não há uma data definida para a instalação em 100% das unidades consumidoras das regiões da cidade,  o que deve ocorrer até o próximo ano.

medidores
Mapa da região do Jardim São Paulo
O que acontece no Jardim São Paulo

Na região do Jardim São Paulo — que acaba de completar 85 anos –, várias residências já tiveram os antigos relógios substituídos pelos ´´smart meters´´, desde o mês passado. Segundo vários moradores de ruas próximas à Estação do Metrô Ayrton Senna/Jardim São Paulo, a concessionária realiza uma comunicação com antecedência sobre a troca.  No dia da substituição, o processo leva menos de 15 minutos e não cria problemas mais sérios no fornecimento de energia elétrica.

De um modo geral, esses moradores  das ruas Atalanta , Durval Clemente , Frei Melchior, Gaspar Soares,  e outras próximas, estão de acordo com a troca, sem críticas. Alguns relataram ao DiárioZonaNorte, que nada altera na rotina e no consumo de energia elétrica. ´´Até pode nos ajudar no controle para economizar energia na casa´´, observa Maria Adelaide Souza Lima, da Rua Conceição da Barra.

Já com o controle do ´´smart meter´´, que é feito à distância, os moradores lamentam a dispensa dos leituristas de uma empresa terceirizada pela Enel SP. Diariamente, esse pessoal percorria quilômetros para a leitura dos antigos relógios, tendo as dificuldades de locais de difícil acesso – ou até às más condições do tempo. Com o novo método de leitura à distância, empresas farão o remanejamento para outras tarefas ou dispensá-los, o que já está ocorrendo.

´´Não acho legal, pois tem gente que depende deste serviço no dia-a-dia. Mas tudo está mudando com novas tecnologias e fico pensando só nisto, no pessoal que deixa de fazer este serviço, mais desemprego. Mas, enfim, a gente tem que se adaptar, queira ou não. É conviver com o agora!´´, disse  o morador Alberto Netto, há muitos anos do Jardim São Paulo e que está conformado com a situação, pois já viu as mudanças em um grande banco, onde trabalhou. 

Alberto Netto, morador do Jardim São Paulo
As vantagens

Segundo a Enel SP, os novos medidores inteligentes de energia elétrica está promovendo a modernização dos equipamentos.  Essa mudança representa um passo significativo para a entrada dos consumidores na nova era da energia, onde a tecnologia se torna aliada do consumidor no monitoramento e controle de seu consumo diário.

Os consumidores agora têm a possibilidade de acompanhar o consumo diário de forma digital, utilizando um aplicativo de telefone ou acessando o site da concessionária.  Essa inovação proporciona mais vantagens e controle participativo às pessoas, mudando a relação das famílias com o consumo de energia, além de estimular o uso consciente e das despesas.

Uma das grandes vantagens desses medidores é a capacidade de receber alertas e avisos personalizados, de acordo com as metas de consumo estabelecidas pelo cliente. Dessa forma, o consumidor pode compreender e planejar melhor o uso da energia elétrica, permitindo que economize significativamente em sua conta de luz.

O futuro é agora

Além dos benefícios para o cliente, a distribuidora também colhe vantagens com a adoção dos medidores inteligentes. Agora, é possível acessar informações detalhadas e em tempo real sobre o consumo diário de cada unidade consumidora.

Segundo a empresa, a tecnologia foi desenvolvida com produção brasileira, apesar que há 20 anos a Enel atua no mercado de medição inteligente. Isto acontece em todo o mundo — com destaque na Itália, Espanha, Romênia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru –,  e a empresa já instalou cerca de 45 milhões de medidores inteligentes.

Com esse acesso remoto, a Enel SP pode prestar um serviço mais eficiente aos seus clientes, como a leitura do consumo à distância, sem a necessidade de deslocamento de um profissional, ou a identificação de eventuais interrupções no fornecimento de energia, sem que o consumidor precise entrar em contato com a empresa.

A empresa terá maior controle nas instalações e até detectando irregularidades ou fraudes — como instalações clandestinas, ou chamados ´´gatos´´ — protegendo tanto a distribuidoras quanto os consumidores.

Outro aspecto importante é a postura com a sustentabilidade. Todos os equipamentos antigos passam por um descarte sustentável, garantindo a reciclagem adequada dos resíduos e materiais retirados da rede de distribuição. Dessa forma, a empresa reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade socioambiental.


Enel São Paulo

  • Site corporativo/serviços: clique aqui
  • Central de Relacionamento: 0800 72 72 120
  • Central de emergência: 0800 72 72 196
  • Deficiente auditivos: 0800 77 28 626
  • Loja na Zona Nortepresencial: R. Voluntários da Pátria, 1068

  • (*) Nota da Redação-Esclarecimento: A Prefeitura da Cidade de São Paulo faz o uso equivocado dos pontos cardeais -– que acaba influenciando as emissoras de rádio e tv, mais as outras mídias, empresas e a população —  classificando os distritos, bairros e as subprefeituras da Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá  / São Domingos e Perus  / Anhanguera  como sendo ZONA NORTE.
  • O certo é ZONA NOROESTE, pois os distritos e bairros estão mais entre  a Zona Norte e  a Zona Oeste — puxando pelo ponto colateral. A verdadeira ZONA NORTE, que é adotada por este jornal, tem como distritos, bairros e subprefeituras: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi / Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.

  • << Com apoio de informações: Approach Comunicação / João Godoy >>

 

d