Home Cultura Em tom de fábula, “Barbie” entrega ao público mais do que se...

Em tom de fábula, “Barbie” entrega ao público mais do que se poderia esperar

Tempo de Leitura: 3 minutos

Barbie

por Aguinaldo Gabarrão (*)

O filme Barbie lidera as bilheterias nos cinemas brasileiros desde sua estreia, há três semanas atrás. O que explica esse sucesso? Difícil cravar os fatores determinantes, mas ele atende a demanda de um público – que não são de criancinhas –, ávido, talvez, por uma abordagem mais descontraída que dê suporte a temas que estão há um bom tempo na pauta das discussões: diversidade e empoderamento feminino.

E é justamente no mundo cor de rosa da Barbieland, atolado de estereótipos contrários a movimentos de afirmação femininos, que o roteiro criativo trata desses assuntos com bom humor.

A diretora Greta Gerwig respeitou a lógica interna das personagens que vivem naquela dimensão de fantasias. Assim, qualquer ação praticada pelas personagens, desde tomar banho até namorar, está de acordo com o brincar da criança com a sua boneca.

E boas sacadas, desde a paródia ao filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, para reforçar a veneração quase hipnótica das meninas à Barbie, assim como as similaridades e discrepâncias entre o mundo da fantasia e aquele entendido como o real, trazem embates de ideias mais interessantes do que os tons coloridos que invadem propositadamente a tela.

Barbie

O defeito é ser normal

No mundo das Barbies, todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e curtem intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Margot Robbie) começa a questionar sobre o sentido de sua existência. Forçada a viver no mundo real e acompanhada do seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), ela tem dificuldades para se ajustar, e precisará enfrentar vários momentos difíceis na sua jornada de descobertas.

O roteiro de Gerwig e Noah Baumbach utiliza alguns elementos da fábula, o que torna a história leve, simples, com personagens sem grandes complexidades. E o formato funciona durante todo o filme.

E quando ela chega ao mundo real e entra em contato com os executivos da Mattel – empresa dona da marca Barbie –, outro embate curioso é criado: o chefão e seus executivos são tão ou mais padronizados do que o próprio mundo da Barbieland, vendido pela empresa de brinquedos.

Em Barbie os conflitos são tratados com humor e sátira, mas nas entrelinhas, a brincadeira fica mais séria, quando se percebe que padrões impositivos de estética e vida idealizada, tão ao gosto de parte da sociedade, são, na verdade, os maiores defeitos.


Trailer – Clique na imagem abaixo para assistir:


Serviço

Gênero: Fantasia – Comédia / País: EUA e Canadá / Classificação: 12 anos / Duração:  1 hora e 54 minutos / Ano de Produção: 2022

Direção: Greta Gerwig / Roteiro: Greta Gerwig e Noah Baumbach / Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Emma Mackey, Simu Liu, Dua Lipa, America Ferrera, Kate McKinnon, Issa Rae, Rhea Perlman e Will Ferrell / Figurinos: Jacqueline Durran / Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto / Trilha Sonora: Alexandre Desplat, Mark Roson, Andrew Wyatt / Produção: Margot Robbie, Tom Ackerley, David Heyman, Robbie Brenner / Produção Executiva: Julia Pistor, Josey McNamara, Ynon Kreiz Produtora: Mattel, LuckyChap Entertainment, Heyday Films, Mattel Films, NB/GG Pictures / Distribuidora: Warner Bros.


Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 

 

d