Home Destaque Em Guarulhos, mostra Nonni di São Paulo celebra jornada dos Italianos...

Em Guarulhos, mostra Nonni di São Paulo celebra jornada dos Italianos no Brasil

Tempo de Leitura: 5 minutos

Nonni

da Redação DiárioZonaNorte
  • O Brasil é o país com o maior número de descendentes fora da Itália: 25 milhões os brasileiros que são ítalo-descendentes;
  • No estado de São Paulo são cerca de 13 milhões; no Rio Grande do Sul,  3 milhões,; e no Paraná, a3,7 milhões;
  • Na Itália,  atualmente são 162 mil brasileiros que vivem lá;
  • O Dia Nacional do Imigrante italiano é comemorado em 21 de fevereiro.

Durante o período entre 1880 e 1915, um movimento massivo de 13 milhões de italianos deixou sua terra natal, representando a maior emigração registrada na história mundial. Esta onda migratória histórica desempenhou um papel fundamental na formação da sociedade brasileira, deixando um legado marcante até os dias atuais.

A saga da emigração italiana para o Brasil é uma narrativa permeada por coragem, sacrifícios e esperança. Os italianos enfrentaram inúmeros desafios ao deixar sua terra natal, mas sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e a preservação de sua rica cultura são testemunhos duradouros dessa jornada.

Nonni

Com a curadoria de Oliviero  Pluviano – um legítimo italiano  genovês abrasileirado -, e no intuito de celebrar essa herança cultural, o salão de exposições do Centro Municipal de Educação Adamastor, em Guarulhos, será palco da mostra “Nonni di São Paulo”, que apresentará histórias de avôs e avós entre 70 e 90 anos.

Com entrada gratuita, o evento de abertura na próxima 2a. feira (04/12/2023), às 15 horas,  com uma roda de conversa coordenada pelo curador da mostra. A exposição poderá ser frequentada até 22 de fevereiro de 2024.

Nonni

A mostra reúne mais de 70 depoimentos coletados por Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico da imigração italiana no país. Com fotos, perfis e painéis, a mostra traz um pouco da história da cidade de Guarulhos, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan.

A exposição apresenta ainda a trajetória da Lisena Montanaro, uma das Mães de São Vito que embarcou para o Brasil em 1955, dois dias depois de completar 18 anos, e também Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953, respectivamente.

Dentre outras personalidades, o jornalista Mino Carta, responsável pela criação do revolucionário Jornal da Tarde, do Grupo Estadão, e tempos depois do Jornal da República. Ele também deixou sua marca nas revistas Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e Carta Capital.

Nonni

O tempo passa 

A primeira exposição “Nonni di São Paulo” foi realizada em 2020, no Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na capital, com 50 depoimentos cuidadosamente selecionados. Desde então a mostra tem circulado pelo interior do Estado e a cada cidade que visita o curador realiza pesquisa e adiciona histórias de vida mostrando a presença dos italianos.

Não importa se nasceram na Itália ou se são descendentes. É irrelevante se falam italiano ou o dialeto de alguma região italiana ou, ainda, somente o português. O que é importante é que tenham uma bonita história para contar, uma narrativa que faça sonhar, que se assemelhe a uma fábula fantástica: a realidade, bem se sabe, é repleta de surpresas e sonhos tanto quanto a fantasia”, comenta Pluviano, que entrevista imigrantes italianos entre 70 e 90 anos desde 2013.

Realizada com o apoio do Consulado-Geral da Itália em São Paulo e com o patrocínio da Bauducco, a exposição “Nonni di São Paulo” tem o apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos e do programa Mais Futuro, que por meio da Secretaria Municipal de Cultura objetiva a circulação de programação artística de qualidade nos espaços públicos da cidade.

Nonni

Oliviero Pluviano, o causador de tudo 

Quem merece um grande perfil ou uma exposição é o  jornalista  e filósofo “italiano”  Oliviero Pluviano  –  que, nas horas vagas, mostra o seu talento de pianista — junto aos seus 71 anos de idade e mais os 30 agregados de amor ao Brasil.

Ele é  bem conhecido pelos rios da Amazônia e da população ribeirinha.  O seu barco-gaiola Gaia  (na mitologia grega, o  planeta Terra e “nosso mundo”)  há mais de dez anos navega  para levar  ajuda humanitária, cultura e  incluindo alegria para as crianças.

Com  seu jeito simples e coração de ouro,  Pluviano distribui utensílios, alimentos e material útil, além de coleções de livros e produtos do patrocinador Bauducco, que fornece  a distribuição de  seus produtos, inclusive panetones.

Os risos na alegria da criançada ribeirinha é uma felicidade para Pluviano, que acompanha junto, e fotografando, as exibições dos fantoches em dialeto napolitano do Teatro de Marionetes Pulcinella, no apoio do ator Bruno Leone.

Nonni
Jornalista e filósofo italiano Oliviero Pluviano

O projeto inicial “100 Nonni  – Procurando os Vovôs da Imigração Italiana no Brasil”, desde 2013, visitou vários lugares por todo o Brasil buscando as ricas histórias das comunidades italianas.  Um Doblò Adventure foi cedido pela Fiat para as viagens em várias cidades de estados brasileiros.

Um jornalista italiano, acima de tudo genovês,  Oliviero esteve na BBC de Londres e veio chefiar o escritório da agencia de notícias italiana Agenzia Nazionale Stampa Associata, conhecida pela sigla ANSA. Não parou e viajou pelo mundo, conhecendo mais de 60 países. Um capítulo à parte para muitas histórias, reportagens e fatos em sua vida, que merecem um livro à parte.

Oliviero Pluviano, um italiano com sangue italiano em busca das raízes de seus antepassados, dos imigrantes que vieram trazer o futuro e o progresso para o Brasil, com seus esforços. Um italiano homenageando muitos outros italianos e seus descendentes, e, do outro lado do mapa, levando a alegria ao povo amazônico.


Vídeo com um pouco mais da história de Oliviero Pluviano com a aventura do Gaia Amazônia – clique na imagem:


TERRA NO BRASIL PARA TODOS OS ITALIANOS == Cartaz chamativo para viagem dos imigrantes ao Brasil, saindo do Porto de Genova: VENHA E CONSTRUA SEUS SONHOS COM SUA FAMÍLIA.

  • Uma terra de oportunidades. Uma vida de abundância em um clima tropical. No Brasil, você pode ter seu próprio castelo. O governo dá terra e ferramentas para todos.

Viva l´Italia e tutti gli italiani in Brasile. Grazie, Oliviero.


Serviço:

C.M.E. Adamastor-Guarulhos
  • Curador: Oliviero Pluviano
  • Período: 04/12/2023 a 22/02/2024
  • Visitação: 2a. feira a domingo
  • Horário: 9 às 22 horas
  • Local: Centro Municipal de Educação Adamastor
  • Endereço:Av.Monteiro Lobato, 734 – Macedo/Guarulhos
  • Telefone:  (11) 2472.5420
  • Ingresso: gratuíto
  • Classificação: livre
  • Patrocínio: Bauducco
  • Apoio: Consulado-Geral da Itália em São Paulo
  • Apoio cultural: Prefeitura de Guarulhos e do programa Mais Futuro da Secretaria Municipal de Cultura, de Guarulhos

<<Com apoio de informações/fonte: Imprensa – Prefeitura de Guarulhos / Secretaria da Cultura- Carla Maio >>

Nonni nonni nonni