Home Cotidiano Disputa de poder no Sindicato: motoristas e cobradores convocam greve para 01/12

Disputa de poder no Sindicato: motoristas e cobradores convocam greve para 01/12

terminais disputa zero
Tempo de Leitura: 2 minutos
disputa
da Redação DiárioZonaNorte

Cobradores e motoristas de ônibus da cidade de São Paulo convocam uma greve nesta 6ª feira (01/12/2023), contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que suspendeu o resultado das eleições do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São PauloSindmotoristas.

A eleição aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, tendo como vencedora a  Chapa 4 – Resgate Raiz encabeçada por Edivaldo Santiago com 14.028 votos e que confirma a greve.

A decisão do TRT atende o Mandado de Segurança Cível nº 103232796.2023.5.02.0000, impetrado pela Chapa 1 – Grupo de Oposição e Luta, alegando risco de fraude e pedindo a adoção de urnas eletrônicas para a realização da eleição. O Sindmotoristas nega que tenha convocado a greve e classifica a greve como uma forma de prejudicar o sistema eleitoral.

Em nota, que transcrevemos na íntegra, o Sindmotoristas informa:

O Sindicato dos Motoristas de São Paulo repudia qualquer possibilidade de greve , em prejuízo aos trabalhadores em transportes e passageiros, para fins eleitoreiros.

De antemão, a entidade, através do presidente Valdevan Noventa, informa que não tem qualquer participação na convocação de uma paralisação do sistema de transporte por ônibus da cidade de São Paulo nesta sexta-feira (1).

O protesto foi convocado pela extinta comissão eleitoral e pelo encabeçador da Chapa 4, Edivaldo Santiago, que se recusam acatar a decisão da Justiça pela suspensão da eleição da entidade, em duas sentenças, por identificar irregularidades no processo.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou nova eleição, com urnas eletrônicas.

Mais uma vez o Sindmotoristas repudia o uso ilícito da imagem desta organização sindical forte, combativa e independente, cujas ações são pautadas pelo respeito ao Estatuto Social do sindicato, aos trabalhadores que, neste caso, estão sendo usados como “massa de manobra“ e à Justiça que está sob pressão covarde desses baderneiros.

Caso a greve ocorra,  será a segunda paralisação em menos de duas semanas, já que no dia 21 de novembro, sindicalistas bloquearam nove terminais de ônibus na cidade. Quatro milhões de pessoas podem ser impactadas.

A data escolhida para a greve é justamente a data em que a Chapa vencedora deveria tomar posse. O TRT fixou uma multa de R$ 50 mil, caso a decisão seja desrespeitada.

Prefeitura vai à Justiça

Prefeitura de São Paulo protocolou no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região um mandado de segurança cível contra o Sindmotoristas na tarde desta 5ª feira (3/11/2023). 

Na ação, a Prefeitura requer a tutela antecipada para que seja garantida a manutenção integral de funcionamento da frota de ônibus no dia 01/12/2023, sob pena de multa de R$ 1 milhão por dia de paralisação. 

A Procuradoria Geral do Município (PGM) e a SPTrans, que gerencia o sistema de ônibus, afirmam que o Poder Público foi surpreendido no início da tarde deste dia 30 com a notícia veiculada na imprensa sobre a greve.

disputa disputa disputa